Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A Classificação Internacional de Doenças (CID -10) refere que o diagnóstico de esquizofrenia não deve ser formulado se há sintomas depressivos ou maníacos acentuados. No entanto, há uma rubrica denominada Depressão Pós- Esquizofrênica (F20.4), o que parece a princípio contraditório. A explicação mais plausível para essa categoria é que:
Nos últimos anos tem havido um aumento significativo no número de transplantes renais realizados em Brasília, decorrente, sobretudo, do empenho dos profissionais de saúde envolvidos no sistema. Com relação aos transplantes renais, julgue os itens subsecutivos.
A estenose da anastomose arterial é a complicação vascular menos comum. O grau de estenose é considerado significativo se o comprometimento for superior a 70% do lúmen da artéria.
Assinale a opção que apresenta o ponto anatômico a partir do qual uma hemorragia gastrointestinal é considerada baixa.
ceco
piloro gastroduodenal
ângulo duodeno-jejunal
junção jejuno-ileal
válvula íleo-cecal
Com relação à infecção pelo vírus da influenza, julgue os itens a seguir.
No curso evolutivo da influenza, a instalação rápida de febre alta, cefaleia, rubor facial e de orofaringe, diarreia, rash cutâneo escarlatiniforme e hipotensão não responsiva à administração de fluidos intravenosos apontam para o diagnóstico de choque tóxico provocado pelo vírus que causa a doença.
Uma criança de três anos de idade foi levada ao pediatra para consulta de rotina de crescimento e desenvolvimento, com história de palidez e astenia, dificuldade de ganho de peso, diarreia e alguns episódios infecciosos. A mãe é vegetariana havia cinco anos. O hemograma realizado mostrou hemoglobina abaixo do normal, macrocitose, policromasia, anisocitose, presença de anel de Cabot no eritrócito, discreta leucopenia e plaquetopenia. A ferritina e o ferro sérico estavam dentro da normalidade.
Assinale a opção que indica a hipótese diagnóstica mais provável nesse caso.doença mieloproliferativa com infiltração medular
anemia megaloblástica
anemia ferropriva
anemia sideroblástica
síndrome talassêmica
Acerca das crises da anemia falciforme, julgue os próximos itens.
A causa mais frequente de crises aplásicas é infecção viral.
As parasitoses intestinais, infestações do aparelho digestório que se manifestam em situações de precárias condições de habitação e de saneamento básico, têm elevada prevalência na infância, devendo ser consideradas pelo pediatra, por resultarem em desnutrição, anemia e retardo do crescimento e do desenvolvimento infantil. Em relação a essas infestações, assinale a opção correta.
Na presença de bolo de Ascaris lumbricoides com semiobstrução intestinal, deve-se, primeiramente, administrar levamizole, com a finalidade de matar os vermes e, após esse procedimento, administrar óleo mineral, a fim de desfazer a obstrução pela eliminação dos vermes mortos.
Tratamento periódico indiscriminado da população pediátrica, a cada seis meses, diminui a prevalência da infestação por Ascaris lumbricoides.
Giardia lamblia é um protozoário que parasita estritamente o cólon descendente e o sigmoide.
Criptosporydium sp é um protozoário que causa diarreia em indivíduos imunossuprimidos.
Amebíase, estrongiloidíase e esquistosomíase devem ser tratadas com albendazol.
Assinale a opção correta no que se refere à catarata hipermadura ou Morganiana.
A catarata hipermadura pode originar o glaucoma facoanafilático, em que as proteínas do córtex do cristalino obstruem a malha trabecular, causando aumento da pressão intraocular.
O núcleo é muito móvel devido ao inadequado suporte cortical e frequentemente mais mole, sendo, portanto, mais fácil de emulsificar.
A liquefação do córtex torna a capsulorrexe um procedimento mais fácil e diminui a chance de complicação.
Pacientes com catarata hipermadura apresentam zônulas mais frágeis, o que predispõe ao maior risco de rotura de cápsula posterior e perda vítrea.
Esse tipo de catarata pode causar glaucoma facolítico, em que a reação autoimune às proteínas do cristalino implica aumento da pressão intraocular.
A terapia imunossupressiva possibilitou maior sucesso no transplante renal. Com relação às estratégias imunossupressoras, julgue os itens subsequentes.
Na presença de neoplasias deve-se indicar a redução da imunossupressão ou substituição do inibidor de calcineurina por inibidor da mThor.
Há oito anos, uma paciente de quarenta e três anos de idade foi submetida, sem acompanhamento regular, à gastroplastia. Nos últimos seis meses, ela tem apresentado palidez cutaneomucosa, astenia e parestesia progressiva em membros inferiores. Nos exames laboratoriais, evidenciou-se a presença de anemia macrocítica, hipersegmentação neutrofílica, leucopenia discreta com diferencial normal e plaquetopenia leve (90.000).
Considerando as informações do quadro clínico descrito acima, assinale a opção que indica o diagnóstico mais provável da paciente.aplasia de medula óssea
síndrome mielodisplásica
deficiência de vitamina B12
deficiência de folato
hipotireoidismo
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...