Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Transmissão indireta é o mecanismo que bioagentes patogênicos, montados ou não no substrato com qual são eliminados, necessitam de um veículo ou hospedeiro intermediário, para percorrerem toda ou parte da distância que separa o indivíduo infectado do suscetível, onde deverão desenvolver-se ou multiplicar-se, estabelecendo a infecção. A patologia que ocorre pelo mecanismo de transmissão indireta é
Com referência à restauração capilar, é correto afirmar que
os grandes enxertos com unidades foliculares de um a três fios, são procedimentos relativamente rápidos e de fácil execução, no entanto, apresentam resultados estéticos não tão naturais quanto aos enxertos por punch.
o ciclo e o crescimento capilar são divididos em três fases: anágena, catágena e telógena. Na catágena, fase de crescimento capilar, encontra-se cerca de 50% do cabelo de um indivíduo normal.
a finasterida, desenvolvida originalmente para tratamento de hiperplasia de próstata, contribui para o crescimento capilar mesmo em pacientes em fase avançada de calvície.
o uso do minoxidil diminui o fluxo sanguíneo capilar e estabiliza a queda capilar.
os retalhos de couro cabeludo para tratamento de calvície produzem uma linha artificial de implantação capilar na região frontal.
Apesar de inúmeros avanços diagnósticos e terapêuticos alcançados, a cardiopatia congênita continua sendo a causa mais importante de óbito em crianças portadoras de malformações congênitas. A causa da maioria dessas doenças é desconhecida. Acredita-se na intervenção de agentes patológicos de natureza multifatorial que resultam da predisposição genética e dos fatores desencadeantes do meio ambiente. Pequena porcentagem relacionase a anomalias cromossômicas, envolvendo especialmente os cromossomas 13, 18 e 21. Considerando essas informações e os múltiplos aspectos a elas relacionados, assinale a opção correta.
O risco de doença cardíaca congênita em população normal (0,8%) não aumenta na segunda gestação após o nascimento de primeiro filho com cardiopatia congênita.
A insuficiência cardíaca com derrame pleural e pericárdico não ocorre no feto.
A cardiomiopatia hipertrófica resulta da deleção do braço curto do cromossoma-5.
A base genética das arritmias hereditárias, especialmente as síndromes do espaço Q-T longo, relaciona-se com alterações dos canais de cálcio.
Transposição de grandes artérias é anomalia congênita mais frequente em crianças de cor branca.
Assinale a opção que apresenta condição característica de indicação absoluta de ventilação monopulmonar.
ressecção de massa mediastinal
lobectomia superior
lobectomia inferior
correção de fístula broncopleural
operação para aneurisma de aorta torácica
É característica constante da Síndrome de Dependência de Substâncias:
O fármaco que pode provocar intoxicação, cuja indicação de antídoto é N-acetilcisteína, denomina-se
A Síndrome de Wernick é decorrente da deficiência de vitamina B1, em indivíduos desnutridos, alcoolistas crônicos, entre outros. Sua tríade sintomatológica corresponde a:
A infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) pode acarretar patologias urológicas aos pacientes. Acerca dessa correlação, julgue os itens que se seguem.
O risco de desenvolvimento de tumores testiculares é igual nos pacientes infectados pelo HIV em relação à população masculina com sorologia negativa.
Acerca da doença de Crohn, assinale a opção correta.
A colectomia com anastomose bolsa ileal-anal é a opção de escolha na doença que acomete o reto.
A colite tóxica somente deverá ser considerada caso haja perfuração intestinal.
De maneira geral, as perfurações ocorrem imediatamente após uma área de estenose.
A distribuição etária dessa doença é bimodal, com um pico entre quinze e trinta anos de idade e outro entre sessenta e oitenta anos de idade.
A referida doença, mesmo em estágio avançado, não causa retardo de crescimento em adolescentes.
Em cada um dos itens de 113 a 115 é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Um homem de cinquenta anos de idade procurou atendimento emergencial com queixa de dor no quadrante inferior esquerdo do abdome. Ao ser submetido à tomografia abdominal computadorizada, foi revelada imagem ovalada de 3 cm de diâmetro no quadrante inferior esquerdo, paracólica, com atenuação da gordura periapendicular e espessamento do revestimento peritoneal, compatível com apendagite epiploica aguda. Nessa situação, o tratamento clínico é o mais indicado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...