Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Porfirias são um grupo de doenças causadas por deficiência nas atividades de enzimas da via de biossíntese do heme. Assinale a opção que contém o modo de herança genética e seu principal local de expressão do defeito enzimático de cada doença apresentada.
protoporfiria eritropoética herança autossômica recessiva fígado
porfiria aguda intermitente herança autossômica dominante fígado
porfiria hepatoeritropoética herança autossômica dominante fígado e medula óssea
coproporfiria hereditária herança autossômica recessiva fígado
porfiria eritropoética congênita herança autossômica dominante medula óssea
Uma adolescente de treze anos de idade apresenta-se à consulta com queixa de obesidade. Ela relata que engordou muito nos últimos dois anos, apresentando quadro de telarca aos dez anos de idade, pubarca aos dez anos e seis meses e menarca há um ano. A paciente apresenta ciclos irregulares, ficando até três meses sem menstruar. Reporta ainda que ingere grandes quantidades de alimentos em horários irregulares e não pratica atividade física. No exame físico constata-se obesidade com IMC > P95, P/I no percentil 97 e E/I no percentil 75, sem outras alterações.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
Uma dieta hipocalórica seria recomendável para a adolescente.
Um escolar de onze anos de idade, aluno em tempo integral, foi atendido no pronto-socorro, apresentando, havia três semanas, febre e tosse não produtiva, com perda de peso. Durante o atendimento, sua mãe relatou que, na primeira semana de ocorrência dos sintomas, tinha levado o garoto a uma unidade básica de saúde, onde foi indicado o uso de amoxicilina por sete dias; contudo mesmo tendo cumprido a indicação, ela informou que não houve melhora dos sintomas. A radiografia do tórax evidenciou imagens correspondentes a adenomegalias em mediastino e uma condensação parenquimatosa para-hilar direita. No exame físico, não foi observada cicatriz da vacina BCG.
Acerca desse quadro clínico, assinale a opção correta.Se a pesquisa para bacilo álcool-ácido resistente (BAAR) no suco gástrico for negativa, esse resultado não afasta o diagnóstico de tuberculose.
Se nenhum contato domiciliar for sintomático, o diagnóstico de tuberculose está excluído.
Um teste de derivado purificado da proteína (PPD) com resultado de 7 mm de diâmetro afasta o diagnóstico de tuberculose.
Nesse caso, a pneumonia bacteriana por S. pneumoniae é o diagnóstico mais provável.
Inicialmente, deve-se administrar penicilina cristalina por via endovenosa durante dez dias.
A scleromalacia perforans, também chamada de esclerite necrozante anterior sem inflamação, ocorre normalmente em paciente com
doença inflamatória intestinal.
policondrite recidivante.
lúpus eritematoso sistêmico.
arterite temporal.
artrite reumatoide.
A terapia imunossupressiva possibilitou maior sucesso no transplante renal. Com relação às estratégias imunossupressoras, julgue os itens subsequentes.
Na terapia de manutenção, é recomendado o uso de um inibidor de calcineurina, um agente antiproliferativo, adicionado ou não de corticoides.
Em relação à epidemiologia clínica e ao uso de evidências em decisões clínicas, julgue os itens que se seguem.
Como apresenta baixa sensibilidade, o autoexame das mamas não é indicado como uma estratégia de prevenção secundária.
A respeito de instrumentos e lesões corporais, julgue os itens seguintes.
A ferida com bordas regulares e cauda de escoriação é típica de instrumento cortante e não deve corresponder à saída de projétil de arma de fogo.
Uma paciente com vinte e cinco anos de idade, gestante de 28 semanas, previamente assintomática e sem comorbidades prévias, procurou a emergência de um hospital, queixando-se de dor em andar inferior do abdome associada a edema de membros inferiores havia dez dias. O exame físico revelou PA de 160 mmHg × 100 mmHg, crepitações inspiratórias em ambas as regiões infraescapulares e edema de membros inferiores. Os exames complementares revelaram hemoglobina de 12 g/dL; EAS: proteinúria ++; e bioquímica do sangue: ureia de 80 mg/dL e creatinina de 2,5 mg/dL.
Tendo o caso clínico acima como referência, julgue os itens subsecutivos.
O nível sérico de creatinina exibe com mais fidedignidade o grau de comprometimento renal que o nível de ureia.
A doença diarreica ainda persiste como um problema de saúde pública, sendo uma das principais causas de mortalidade infantil nos países subdesenvolvidos, salientando-se que tais óbitos são considerados um indicador de situações de pobreza. Sobre a diarreia aguda em crianças é correto afirmar que
No que concerne a cicatriz queloideana, é correto afirmar que
a propensão à formação de queloides existe independentemente da predisposição genética autossômica dominante do paciente e é mais comum em asiáticos.
o tratamento de escolha para o queloide é a ressecção cirúrgica intralesional isolada com fechamento primário, método que registra baixo índice de recorrência.
os queloides são mais frequentes que as cicatrizes hipertróficas.
a cicatriz queloideana ocorre logo após a cicatrização, mas tende a desaparecer com a maturação cicatricial ao longo do tempo.
o padrão histológico entre a cicatriz hipertrófica e a cicatriz queloideana é muito semelhante.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...