Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Entre as abordagens do conceito de rede de assistência integral da saúde materno-infantil criado pela Rede Cegonha, está o planejamento reprodutivo. A respeito dos vários métodos de planejamento reprodutivo existentes, assinale a opção correta.
A anticoncepção hormonal progestacional isolada está disponível em formulações injetáveis, orais, implantes subdérmicos e sistemas intrauterinos.
O implante subdérmico liberador de etonogestrel tem alta eficácia contraceptiva maior quando comparado ao sistema intrauterino liberador de levonorgestrel.
A desvantagem do uso do adesivo transdérmico são os efeitos de degradação enzimática pelo trato gastrointestinal.
A absorção do hormônio liberado pelo anel vaginal tem a vantagem de ser metabolizado pelo fígado antes de atingir seus órgãos-alvo.
O método de contracepção por via transcervical com implante intratubáreo, realizado por histeroscopia é considerado um método temporário.
Para a elucidação da causa da morte, é necessária a associação de elementos observados tanto nos locais relacionados ao cadáver, especialmente onde for encontrado, quanto na sala de necropsia. Considerando esse tema e os procedimentos a serem adotados pelo médico-legista e as conclusões de suas observações, julgue os itens subsequentes.
Na necropsia médico-legal, indicações, tais quais como morte súbita e morte suspeita são aceitáveis; o aguardo de seis horas após a morte para o início da necropsia é requisito mandatório; e a técnica a ser utilizada na abertura das cavidades torácica e abdominal do cadáver é de livre escolha pelo médico-legista.
Um paciente com quarenta anos de idade procurou assistência em um ambulatório de clínica médica, em razão de apresentar edema facial matinal e, ao final do dia, de membros inferiores, de forma progressiva, havia dois anos. Ultimamente tem notado a eliminação de urina espumosa e aumento da pressão arterial. Realizou, havia cinco anos, tratamento com talidomida, em função do surgimento de lesões nodulares dolorosas. Negou tabagismo, uso de drogas ilícitas e outras comorbidades. O exame físico mostrou PA de 200 mmHg × 120 mmHg, nódulos dolorosos de coloração avermelhada e edema, localizados em membros inferiores. Os exames complementares revelaram anemia normocítica e normocrômica (hemoglobina de 10 g/dL), ureia de 120 mg/dL, creatinina de 2,5 mg/dL e proteinúria de 24 h: 4 g.
Com base nesse quadro clínico, julgue os itens a seguir.
A provável causa para o quadro de edema descrito é síndrome de insuficiência cardíaca direita.
A Síndrome de Abstinência Alcoólica é responsável por um aumento significativo em morbidade e mortalidade associadas ao consumo de álcool e é um dos critérios diagnósticos da síndrome de dependência de álcool. Caracteriza-se por sinais e sintomas decorrentes de uma interrupção total ou parcial de consumo de bebidas alcoólicas em dependentes que apresentam um consumo prévio significativo. Em pacientes com quadro de síndrome de abstinência, com indicação para o uso de haloperidol, deve-se ter cautela devido a
Em relação à perícia civil e à avaliação da capacidade civil, julgue os itens subsecutivos.
A interdição civil enseja a perda dos direitos civis e a nomeação de curador para o interdito.
Considerando que o aumento da permeabilidade vascular no queimado causa grande edema de partes moles, assinale a opção que apresenta corretamente o tempo médio que dura essa fase.
48 hs
72 hs
Enquanto não houver cicatrização total das lesões
12 hs
24 hs
Em relação ao uso de agentes trombolíticos, NÃO é uma contraindicação a sua utilização em pacientes com
hemorragia intracraniana prévia.
acidente vascular cerebral isquêmico nos últimos 3 meses.
pressão arterial sistólica > 170 mmHg à admissão no Pronto Atendimento.
trauma craniano significativo nos últimos 3 meses.
hemorragia interna recente nas últimas 2 semanas.
Assinale a opção que indica a diferença entre vias aéreas de neonatos e de adultos.
Não há diferenças anatômicas entre as vias aéreas de neonatos e de adultos.
Neonatos apresentam cricoide em posição mais cefálica, em torno de C6.
Neonatos apresentam o anel cricoide como ponto mais largo das vias aéreas.
Neonatos apresentam epiglote em forma de U.
Neonatos apresentam epiglote mais flexível que adultos.
Acerca de asma, assinale a opção correta.
Em pacientes idosos, é importante realizar o diagnostico diferencial com DPOC, visto que essas enfermidades podem ter apresentações semelhantes.
A asma controlada é um dos fatores de risco para a ocorrência de complicação pulmonar pós-operatória.
O manejo da asma deve ser diferente em pacientes obesos e não obesos, dado que se observa melhora na função pulmonar com a redução do peso.
Os efeitos do uso de medicamentos para controle da asma na gravidez incluem pré-eclâmpsia, necessidade de partos cesarianos, prematuridade e baixo peso ao nascer, devendo esses medicamentos ser proscritos para todas as gestantes.
Pacientes com asma não controlada têm propensão a desenvolver refluxo gastroesofágico, sendo o tratamento com inibidores de bomba de próton indicado para o controle da asma.
O acamprosato apresenta a seguinte característica farmacológica:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...