Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com referência a litíase renal, assinale a opção correta.
Cálculos compostos por ácido úrico são menos frequentes que cálculos compostos por oxalato de cálcio.
O exame de raio X simples de abdome é inespecífico e não é de grande utilidade nas emergências, pois só é capaz de identificar calcificações maiores que 8 a 10 mm, e desde que não haja sobreposição de gases, resíduos e estruturas ósseas.
Aproximadamente 80% dos cálculos presentes em pacientes com urolitíase são compostos principalmente de fosfato de cálcio.
A formação de cálculos de cálcio é significativamente aumentada na presença de hipercitratúria.
Em relação ao pH urinário, sabe-se que uma urina ácida favorece a formação de cálculos de ácido úrico, enquanto uma urina mais alcalina favorece os cálculos de oxalato de cálcio. Os cálculos de fosfato de cálcio independem do pH urinário.
A respeito do transtorno factício, julgue os itens seguintes.
Alucinações, depressão e mania são os sintomas mais frequentes da síndrome de Munchausen, um tipo de transtorno factício.
Acerca da doença de Dupuytren, assinale a opção correta.
Causa deformidade em extensão dos dedos da mão.
A compressão ocorre por contração fibrosa da sinóvia.
A mesma patologia presente nos pés é conhecida como doença de Ledderhose.
O primeiro, segundo e terceiro quirodáctilos são os mais comprometidos.
Pode ser causada por problemas ocupacionais, trauma ou problemas hormonais.
Medicina - Cirurgia Buco-Maxilo Facial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A apneia obstrutiva do sono é caracterizada por episódios repetitivos de diminuição ou parada do fluxo de ar. Com base nessa informação, assinale a opção correta.
A sonolência diurna é o principal sintoma da síndrome da apneia obstrutiva do sono, sendo outros sintomas raramente percebidos.
A apneia obstrutiva do sono e a apneia central são fenômenos com origens distintas.
Os eventos obstrutivos ocorrem especialmente nos estágios mais superficiais do sono.
Apneia e hipopneia são denominações distintas para eventos obstrutivos iguais.
Sedativos, narcóticos e o hábito de consumir álcool antes de dormir não colaboram para fenômenos obstrutivos durante o sono, uma vez que estes fenômenos são hereditários.
As novas recomendações no atendimento de uma parada cardiorrespiratória apresentaram algumas mudanças com relação às compressões torácicas e na sequência de aten dimento da vítima. Está correto o que se afirma em:
As compressões torácicas devem ser de até 100/min e a sequência de atendimento deverá ser abrir vias aéreas, oferecer ventilação e posteriormente compressões torácicas.
As compressões torácicas devem ser de até 100/min e a sequência de atendimento deverá ser compressões torácicas, ventilar e abrir vias aéreas.
As compressões torácicas devem ser de, no mínimo, 100/min e a sequência de atendimento deverá ser abrir vias aéreas, oferecer ventilação e, posteriormente, compressões torácicas.
As compressões torácicas devem ser de, no mínimo, 100/min e a sequência de atendimento deverá ser compressões torácicas, abrir vias aéreas e ventilar.
Antes de iniciar a ressuscitação cardiopulmonar deve- se dar um soco no precórdio e, em seguida, iniciar compressões torácicas de, no mínimo, 100/min e a sequência de atendimento deverá ser compressões torácicas, abrir vias aéreas e ventilar.
Com relação aos mecanismos de hipersensibilidade de Gell e Coombs, assinale a opção correta.
A doença do soro é um exemplo clássico de reação de hipersensibilidade do tipo IV.
A púrpura trombocitopênica autoimune é uma reação de hipersensibilidade do tipo III.
A rinite alérgica é uma reação de hipersensibilidade do tipo II.
A glomerulonefrite pós-estreptocócica é uma reação de hipersensibilidade do tipo IV.
A doença de Graves é uma reação de hipersensibilidade do tipo II.
O desenvolvimento humano é um processo complexo, devendo ser diferenciado da maturação, pois, enquanto esta se refere ao ponto de vista puramente biológico, o primeiro articula aspectos neurológicos com processos psicológicos. Nesse sentido, verifica-se que
Na síndrome de Wiskott-Aldrich, é característica a presença de:
Lactente de 3 meses de idade apresenta quadro convulsivo que evolui para estado de mal epiléptico, que persiste após tratamento com diazepam, fenobarbital, carbamazepina e lamotrigina. EEG contínuo revela padrão de surto-supressão. Uma medicação é então acrescentada ao esquema terapêutico; as convulsões cessam e o EEG normaliza. Essa medicação muito provavelmente foi:
Indique a característica que NÃO pode ser considerada como típica nos casos de síndrome de Münchausen.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...