Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação às dislipidemias, julgue os próximos itens.
Pacientes com desnutrição e insuficiência renal crônica apresentam níveis de lipoproteínas baixos; nessa situação, o baixo colesterol está associado ao pior prognóstico.
Considere as seguintes afirmações sobre a nefrolitíase:
I. Depois da redução do volume urinário, a hiperuricosúria constitui a anormalidade da urina observada com mais frequência em indivíduos que formam cálculos.
II. A hipercalcemia está associada a um aumento da carga filtrada de cálcio no néfron e, portanto, resulta em hipercalciúria.
III. A hipercalciúria idiopática é um distúrbio familiar que afeta ambos os sexos, em que a hipercalciúria é acompanhada de hipercalcemia.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e II.
I, II e III.
Com relação a glomerulonefrites, assinale a opção correta.
A glomeruloesclerose focal e segmentar geralmente apresenta-se com hipoalbuminemia e edema.
Entre as doenças glomerulares, a glomerulonefrite membranoproliferativa é a que mais evolui para insuficiência renal crônica.
A glomerulonefrite de padrão nefrótico é caracterizada por proteinúria, que é geralmente superior a 3,5 g/dia e lipidúria.
A maioria dos casos de glomerulonefrite membranosa em adultos é de origem pós-infecciosa.
A diferenciação entre as glomerulonefrites e as nefrites tubulointersticiais é feita pela perda proteica, que é comum nas glomerulonefrites, mas que não acontece nas nefrites tubulointersticiais.
A respeito do transtorno factício, julgue os itens seguintes.
Diferentemente do que se verifica no transtorno factício, na síndrome de Briquet, os sintomas são produzidos de forma involuntária.
Assinale a opção correta com relação à anatomia da mão.
O nervo mediano inerva o músculo flexor ulnar do carpo e metade ulnar do músculo flexor profundo dos dedos.
Os músculos extrínsecos estão relaxados e os intrínsecos contraídos na mão em repouso.
Os músculos intrínsecos dão força e precisão ao mecanismo de pinça ou apreensão sendo inervado pelo nervo ulnar.
Os músculos lumbricais são em número de cinco e são músculos bipenados.
A circulação arterial da mão provém das artérias radial e ulnar. A artéria radial é mais calibrosa que a ulnar e divide-se no nível do canal de Guyon.
Medicina - Cirurgia Buco-Maxilo Facial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação ao ronco, assinale a opção correta.
Não existe tratamento para o ronco.
O ronco sempre indica a presença de apneia obstrutiva do sono.
O ronco tem origem patológica e não pode ser reduzido por mudanças no estilo de vida.
Cerca de 25% dos homens adultos roncam e esse percentual aumenta com o aumento da idade.
A uvuloplastia por laser não é normalmente utilizada como recurso para o tratamento do ronco.
O ITB (índice tornozelo-braquial) é método padrão-ouro para rastreamento de doença arterial periférica. Os valores considerados anormais e que estão associados com alta sensibilidade e especificidade em comparação com a angiografia de membros inferiores, na medida realizada com doppler vascular portátil, são:
> 1,0.
< 1,0.
As reações de hipersensibilidade ocorrem quando a resposta imunológica pode levar a dano tecidual e doença. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
A ausência de resposta ao teste de hipersensibilidade retardada a candidina é denominado ignorância.
A anti-IL17 é uma citocina terapêutica usada no tratamento da asma e da artrite reumatoide.
As reações de hipersensibilidade do tipo II são mediadas por anticorpos da classe IgM e IgA contra antígenos presentes na superfície de células ou em tecidos extracelulares.
As reações de hipersensibilidade do tipo III são mediadas por imunocomplexos ligados a antígenos próprios ou estranhos, que depositam nos tecidos levando à ativação do complemento, e este, por sua vez, inicia o recrutamento de neutrófilos ao sítio da inflamação, levando ao dano tecidual.
No teste de hipersensibilidade retardada, nas primeiras quatro horas após a aplicação do antígeno, há acúmulo de eosinófilos, e, de vinte e quatro a quarenta e oito horas depois, evidencia-se infiltrado de linfócitos T e monócitos.
Criança de 5 anos dá entrada no pronto atendimento com quadro de prostração acentuada e dispneia. A mãe relata que a criança apresentou um quadro de coriza, cerca de 4 dias antes e tomou 1 (um) comprimido de ácido acetil salicílico, pois apresentou um episódio de febre, não termometrada. Relata que menos de 24 horas antes da consulta, a criança apresentou apatia acentuada, polidipsia e dispneia. No interrogatório sintomatológico, referiu que a criança se alimenta bem e que está emagrecendo há cerca de 2 meses. Ao exame físico a criança está torporosa, com mucosas secas, olhos encovados, tempo de enchimento capilar maior que 3 (três) segundos, pulso fino e rápido. A conduta inicial foi expansão da volemia com 20 ml/Kg de solução salina, ocorrendo diurese abundante, porém, persistindo sintomas de desidratação grave. Qual a principal hipótese diagnóstica?
Escolar do sexo feminino, 9 anos, eutrófica, permaneceu internada na Unidade de Pronto Atendimento durante 2 dias, com diarreia com raias de sangue, cólicas, tenesmo e febre. Segundo a mãe, durante a internação fez uso de hidratação venosa e antibiótico (não sabe dizer qual). Há 7 dias teve alta hospitalar em uso de sulfametoxazol e trimetoprim. Hoje foi trazida à emergência pela mãe, pois ficou muito pálida e cansada. Além disso, está há aproximadamente 10 horas sem urinar, e na última diurese apresentou urina mais concentrada. Ao exame, apresentou-se prostrada, pálida, hidratada, anictéria, com discreto edema palpebral bilateral. Sinais vitais: Frequência cardíaca = 98 bpm; Frequência respiratória = 25 irpm; Pressão Arterial = 98 x 66 mmHg. Perfusão periférica normal. Discreta dor à palpação abdominal, sem visceromegalias. Ausculta cardiorespiratória normal. Os exames mostraram: Hemoglobina 6,6 mg/dL, Ht 20%, 12.700 leucócitos, 43.000 plaquetas, ureia 58 mg/dL e creatinina 1,7 mg/dL. A tríade característica da doença apresentada pela paciente é:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...