Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A atividade física reflete o estado de saúde e a qualidade de vida de uma sociedade. Talvez isso explique a dificuldade da opinião pública em compreender a morte repentina de jovens atletas durante a prática desportiva. Assinale a causa mais frequente de morte súbita em atletas.
Medicina - Clínica Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
O diagnóstico eletrocardiográfico é compatível com
flutter atrial com bloqueio atrioventricular 2:1.
taquicardia sinusal e alterações difusas da repolarização ventricular.
taquicardia supraventricular por reentrada nodal.
taquicardia ventricular monomórfica.
fibrilação atrial com elevada resposta ventricular.
Os transtornos causados pelo uso de substâncias psicoativas constituem graves problemas de saúde pública. Em relação ao diagnóstico e tratamento desses transtornos, julgue os itens subsecutivos.
A macrocitose, que afeta aproximadamente 90% dos pacientes dependentes de álcool, pode ser induzida pelo consumo de mais de 80 mg de álcool por dia. O aumento do volume corpuscular médio acontece mesmo em pacientes com níveis de folato e vitamina B12 normais e está relacionado à disfunção hepática subclínica.
Medicina - Cirurgia de Cabeça e Pescoço - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Texto para as questões 77 e 78
Uma paciente apresentou fraturas ósseas espontâneas e tumores ósseos.Dada a existência de uma hipótese diagnóstica, assinale a opção em que é apresentado o exame específico a ser realizado na rotina diagnóstica dessa paciente.
cintilografia com SESTA-MIBI
tomografia computadorizada com contraste
tomografia computadorizada sem contraste
ultrassom cervical
pet-CT
No Ataque Isquêmico Transitório (AIT), tem-se que:
Na composição de nutrição parenteral total adequada ao prematuro inclui-se a taurina, um pseudoaminoácido cuja fração ácida não é uma carboxila, e sim um sulfeto. Entre as diversas propriedades deste aminoácido, a proteção quanto à colestase é dada através de:
A etiopatogenia do pé plano adquirido do adulto é resultado, primeiramente, da disfunção dinâmica do tendão do:
Um empresário de 75 anos é avaliado por causa de halitose e sensação de bolo na garganta. Quando questionado, explica que está atrapalhado com isso e começou a evitar situações sociais. Também descobriu que tem alguma diiculdade para deglutir, o que parece ser aliviado pela regurgitação de partículas de alimentos de odor pútrido. Tentou melhora com uso de famotidina, sem, entretanto, alívio. Das alternativas abaixo, assinale o diagnóstico mais provável:
Uma mulher de 64 anos com hipertensão arterial e diabetes mellitus, comparece à emergência referindo dor torácica retroesternal em aperto de início há 90 minutos, associada à dispneia. Ela nega história prévia de dor torácica, mas apresenta claudicação intermitente de membros inferiores de longa data. Relata que a dor começou logo após ser informada do falecimento de seu irmão. Ao exame: lúcida, orientada, taquidispneica em ar ambiente, sudoreica, corada, acianótica, anictérica, afebril. Frequência cardíaca: 110 bpm; pressão arterial: 118x64 mmHg. murmúrio vesicular universalmente audível com crepitação nos 2/3 inferiores bilateralmente. Ritmo cardíaco regular em 3 tempos (B3), bulhas normofonéticas, sem sopros ou turgência jugular patológica a 90º. Pulsos pediosos diminuídos. O restante do exame físico foi normal. Nesse momento foi imediatamente realizado um eletrocardiograma que mostrou supradesnível de 2mm do segmento ST de V1-V6 e 1mm em DI e aVL. Um ecocardiograma transtorácico realizado à beira do leito mostrou uma disfunção sistólica moderada do ventrículo esquerdo, com acinesia antero-apical. Considerando o quadro ante-rior, o diagnóstico mais provável é:
Com relação ao tratamento da fibromialgia, assinale a opção correta.
O pramipexol, medicamento antiparkinsoniano, também pode ser utilizado no tratamento da fibromialgia, especialmente nos pacientes com distúrbio do sono associado à doença.
Os analgésicos não devem ser utilizados, devendo o risco de dependência a esses medicamentos sempre ser considerado.
O uso de corticosteroides e de anti-inflamatórios deve restringir-se aos pacientes com queixas articulares severas.
A moclobemida não é recomendada para o tratamento de fibromialgia.
A amitriptilina não deve ser utilizada, visto que os novos medicamentos causam menos efeitos colaterais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...