Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito do exame de densitometria óssea por absorção de dupla energia de raios X (DXA), importante no diagnóstico da osteoporose, assinale a opção correta.
Os exames subsequentes devem ser realizados no mesmo aparelho em intervalos nunca inferiores a 1 ano.
Os melhores sítios para monitoramento do tratamento são coluna lombar, fêmur total e rádio distal.
Doenças osteodegenerativas e fraturas podem falsamente reduzir a densidade mineral óssea e devem ser consideradas para uma correta interpretação do exame.
Cada serviço deve ter seu erro de precisão calculado para encontrar a variação mínima significativa de cada sítio esquelético, que é importante nos exames comparativos para confirmar se houve perda, estabilização ou ganho de massa óssea no período.
Variações extremas de tamanho ósseo não induzem distorções no resultado final do exame, devido ao fato de se medir uma densidade volumétrica e não de área.
Medicina - Clínica Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Assinale a alternativa correta em relação ao tratamento ideal dessa paciente.
Iniciar amiodarona intravenosa com 300 mg de dose de ataque e manter 900 mg/dia como dose de manutenção até reversão da arritmia.
Realizar cardioversão elétrica sincronizada imediata com 50 Joules.
Administrar adenosina 6 mg intravenosa. Em caso de não reversão da arritmia, repetir o bolus com 12 mg.
Iniciar anticoagulação oral com varfarina e prescrever atenolol 50 mg, mantendo seguimento ambulatorial.
Administrar enoxaparina 1 mg/kg 12/12 horas, realizar ecocardiograma transesofágico e, na ausência de trombos intracavitários, realizar cardioversão elétrica sincronizada.
Os transtornos causados pelo uso de substâncias psicoativas constituem graves problemas de saúde pública. Em relação ao diagnóstico e tratamento desses transtornos, julgue os itens subsecutivos.
A interrupção abrupta, após o uso prolongado de benzodiazepínicos, pode levar à abstinência e(ou) à reagudização dos sintomas ansiosos. Diferentemente do que ocorre na reagudização, na síndrome de abstinência há melhora progressiva dos sintomas, que podem incluir, entre outros, alterações perceptuais, despersonalização e desrealização.
Medicina - Cirurgia de Cabeça e Pescoço - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Texto para as questões 79 e 80
Um paciente apresentou queixas de muita dor e aumento do pescoço lateral havia cinco dias. Ao chegar à emergência, o clínico solicitou uma tomografia computadorizada, sendo realizada sem contraste. Evidenciou-se um grande edema e infiltratração no espaço parafaríngeo. Assim sendo, o parecer do cirurgião de cabeça e pescoço foi solicitado.Considere que o cirurgião de cabeça e pescoço, ao examinar o paciente, tenha observado grande tumefação do músculo esternocleidomastoídeo do lado referido pelo paciente, com calor, dor e rubor. Assim sendo, assinale a conduta mais correta que deve ser tomada de imediato para o diagnóstico e estadiamento desse caso.
Não se deve realizar nenhuma conduta e retornar o paciente para o clínico.
Deve-se observar o paciente por 24h para tomar uma conduta.
Deve-se somente tratar com antibioticoterapia.
Deve-se repetir a tomografia computadorizada com contraste, pois esta tem sinal patognomônico para o diagnóstico e estadiamento.
Deve-se realizar ultrassom cervical.
Em relação às doenças cerebrovasculares, nota-se que:
O leite materno reduz a probabilidade de constipação intestinal pela fermentação da lactose e pela presença de ibras próprias e exclusivas conhecidas como:
Na abordagem clássica para acessar as fraturas do rádio distal pelo acesso anterior, efetuando uma incisão longitudinal ao eixo do antebraço os pontos principais de referência são:
Sobre a osteoporose é correto airmar que:
Um homem de 42 anos, sem comorbidades prévias conhecidas, comparece ao consultório referindo emagrecimento de 10 kg em 2 meses, associado à febre vespertina e sudorese noturna. Relata cansaço progressivo desde o início do quadro, mas nega tosse, alterações urinárias ou gastrintestinais, assim como qualquer lesão cutânea. Nega também uso de drogas ilícitas ou relações sexuais sem preservativos. Ao exame: lúcido, orientado, levemente taquipneico sem esforço em ar ambiente, hipocorado 2+/4+, acianóti-co, anictérico, desidratado. Temperatura axilar: 38ºC, frequência cardíaca: 110 bpm, pressão arterial: 120x60 mmHg; Ausência de linfonodomegalias palpáveis; murmúrio universalmente audível sem ruídos adventícios; ritmo cardíaco regular, em 2 tempos, bulhas normofonéticas, sopro sistólico 3+/6+ em foco mitral, com irradiação axilar; abdome lácido, peristáltico, indolor à palpação, espaço de Traube submaciço. Membros inferiores sem edema. Presença de nódulos inlamatórios dolorosos nas polpas digitais de ambas as mãos e hemorragias subungueais. Considerando a hipótese diagnóstica mais provável, assinale a opção correta.
Em relação à dor lombar, uma das patologias que mais incapacitam os indivíduos em idade economicamente ativa, assinale a opção correta.
Para paciente com dor lombar unilateral irradiada para o flanco ipsilateral, sintomas urinários, febre e dor a punho-percussão lombar, a principal hipótese diagnóstica é discite infecciosa ou séptica.
A maioria dos episódios de lombalgia é limitada e tem origem muscular (lombalgia mecânica ou idiopática).
As dores na coluna sempre estão relacionadas ao reumatismo inflamatório.
As artroses da coluna vertebral atingem apenas as pessoas em idade avançada.
A maioria dos pacientes com dor lombar por hérnia de disco apresentam sintomas de compressão medular e dor que evolui com disfunção esfincteriana e paraparesia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...