Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um senhor de 72 anos com queixa de incontinência urinária realiza exames complementares que identificam atonia esfincteriana. Nenhum dado importante da anamnese foi omitido. Esta incontinência quanto à sua fisiopatologia é classificada como:
Considere:
Metal pesado
I. Cádmio.
II. Cromo hexavalente.
III. Manganês.
IV. Mercúrio inorgânico.
Efeito crônico da exposição
a. Tremor, dermatografismo, alteração de comportamento e transtornos de personalidade, efeitos renais leves antes dos efeitos neurológicos.
b. Voz monótona, lenta, dificuldade para realizar movimentos alternados rápidos, alterações que afetam a marcha, aumento de reflexos tendinosos.
c. Perfuração de septo nasal, irritação de mucosas, necrose tubular renal, aumento da incidência de câncer de pulmão.
d. Lesões renais com proteinúria e anemia, Insuficiência renal, enfisema pulmonar.
Correlacione corretamente o metal pesado com o efeito crônico
Com relação ao tratamento das fraturas do tornozelo, assinale a opção correta.
A falta de redução anatômica do tálus não afeta os resultados da síntese do maléolo lateral.
A ruptura do ligamento do interósseo ocorre nas fraturas por supinação e rotação externa.
A restauração do comprimento da fíbula é importante para manutenção da posição anatômica do tálus.
As lesões osteocondrais do tálus cicatrizam-se sem tratamento cirúrgico.
As fraturas isoladas do maléolo medial, tratadas com aparelho gessado, produzem bons resultados funcionais.
No que se refere às síndromes neurocompressivas do cotovelo, assinale a opção correta.
Os movimentos forçados e/ou repetidos de flexão do antebraço podem ser a causa da síndrome do túnel radial ou do interósseo posterior.
As referidas síndromes não são consideradas no diagnóstico diferencial das epicondilites, uma vez que os sintomas neurológicos sensitivos são característicos e de fácil detecção ao exame clínico.
Na síndrome do túnel radial, observa-se dor de 3 cm a 4 cm distalmente ao epicôndilo lateral que pode ser reproduzida com a extensão do terceiro dedo da mão contra resistência.
Na síndrome do interósseo posterior, predominam os sintomas sensitivos sobre os motores, além de leve comprometimento dos extensores radiais do punho.
A síndrome do interósseo anterior normalmente exige tratamento cirúrgico.
No que se refere à psicofarmacologia, julgue os itens que se seguem.
O bloqueio dos receptores alfa-1 adrenérgicos pode acarretar diversos efeitos colaterais, tais como hipotensão postural, tremores e vertigem.
Os transtornos de humor são doenças comuns associadas a elevado nível de morbidade e comprometimento funcional. Julgue os próximos itens relativos aos aspectos fisiopatológicos e clínicos do transtorno bipolar e da depressão.
Pacientes com distimia crônica apresentam menores taxas de resposta aos tratamentos com medicações antidepressivas do que pacientes com transtorno depressivo maior.
Com relação à classificação diagnóstica em psiquiatria e considerando o DSM-IV-TR e a CID-10, julgue os itens a seguir.
As expressões transtorno mental e condição médica geral ressaltam a dualidade entre a mente e o corpo contida em todo o texto do DSM-IV-TR.
A respeito dos conhecimentos relativos à epidemiologia, julgue os próximos itens. A maior duração da doença; o aumento da sobrevida do paciente, sem a cura da doença; a imigração de casos; a emigração de pessoas sadias e a melhoria dos recursos diagnósticos e do sistema de registro tendem a levar a um aumento da prevalência de determinada doença. Da mesma forma, a menor duração e a maior letalidade da doença fazem-na diminuir.
Recém-nascido a termo, adequado para a idade gestacional, apresenta genitália Prader 3. Com base nessa informação, assinale a opção correta.
Cariótipo XY. Gônadas = testículos disgenéticos, diagnóstico mais provável é a de deficiência da aromatase placentária.
Cariótipo XY. Deficiência da StAR. Diagnóstico mais provável é de hipoplasia de adrenal.
Cariótipo 45X/46XY. Gônada em fita à direita e testículo disgenético à esquerda. Diagnóstico mais provável é de disgenesia gonadal mista.
Cariótipo XX. Gônadas = ovários. Hipertensão arterial. Diagnóstico mais provável é de hiperplasia adrenal congênita por deficiência da CYP 17.
Cariótipo XX. Diagnóstico mais provável é de tumor virilizante materno.
Os sinais e os sintomas do retinoblastoma dependem do seu tamanho e localização, sendo o mais comum a leucocoria, também chamada de reflexo do olho do gato. Outras manifestações incluem estrabismo, hiperemia conjuntival, cegueira e glaucoma. Quando o tumor se torna extraocular, apresenta-se frequentemente como uma massa orbitária com proptose e, quando há metástase para o sistema nervoso central, pode cursar com, EXCETO:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...