Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para um paciente que apresenta quadro de commotio retinae, o tratamento mais adequado é
corticoterapia tópica.
triancinolona intravítrea.
expectante.
AINH.
corticoterapia sistêmica.
Um paciente, foi atendido pelo SAMU com rebaixamento do nível de consciência após um trauma. Ao exame, foi observado que o paciente não abria os olhos aos estímulos dolorosos, emitia sons incompreensíveis quando estimulados e localizava com o braço direito um estímulo doloroso.
Nesse caso, é correto afirmar que o paciente pontua na escala de Glasgow5 pontos.
9 pontos.
8 pontos.
7 pontos.
10 pontos.
As neuroinfecções são doenças de ocorrência frequente. Dentre os métodos de controle deste tipo de doença podem ser citados a notificação e estudos epidemiológicos. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
A epilepsia não pode ser considerada uma complicação comum da doença priônica.
São sinais sugestivos de infecção localizada no período neonatal
equimoses, petéquias ou hemorragias, secreção purulenta no conduto auditivo externo.
secreção purulenta conjuntival, umbigo eritematoso com secreção purulenta sem estender-se para a pele, pústulas cutâneas pequenas ou localizadas.
recusa alimentar, vômitos repetidos, temperatura corporal abaixo de 36oC ou acima de 37,5ºC.
letargia, inconsciência , flacidez, apneia, batimento de asas do nariz.
gemido, estridor ou sibilância, cianose central, palidez.
Assinale a opção que contém recursos considerados próprios da área de atuação da terapia ocupacional.
exercícios de alongamento e mudança no ambiente de trabalho
treinamento de AVD e exercícios ativos livres
exercícios ativos livres e adaptação de utensílios
exercícios de equilíbrio e exercícios de propriocepção
adaptação de utensílios e treinamento de AVD
Com relação ao caso de uma jovem de vinte e dois anos de idade, que apresenta derrame pleural, julgue os próximos itens.
Na existência de manifestações sistêmicas deverá ser considerada a hipótese de colagenose no diagnóstico diferencial.
Um paciente, de cinquenta e sete anos de idade, foi atendido em unidade hospitalar apresentando disartria, hemiparesia esquerda e crise convulsiva tônico-clônica generalizada. Ao ser indagado, o paciente afirmou ser tabagista inveterado e ter histórico pregresso de hipertensão arterial e intolerância à glicose. O quadro clínico do paciente evoluiu, tendo ele apresentado dificuldade respiratória, diminuição do nível de consciência e crises convulsivas reiteradas. Ao exame físico, o paciente apresentou pressão arterial de 168 mmHg × 98 mmHg; frequência cardíaca de 100 bpm; frequência respiratória de 25 irpm; e saturação de O2 de 92%.
Com base no caso clínico apresentado, julgue os itens que se seguem.
Caso se trate da fase aguda de um acidente vascular encefálico do tipo isquêmico, a autorregulação cerebral do paciente pode ter sido comprometida, não sendo recomendado, por isso, o uso de hipotensores.
A respeito de rastreamento, julgue os itens a seguir.
O Ministério da Saúde reconhece que a vacina contra papilomavírus humano (HPV) protege também contra o câncer de colo de útero. No entanto, devido aos altos custos, essa vacina ainda não entrou no calendário vacinal.
Assinale a opção em que é apresentado o tumor benigno pulmonar mais comum.
lipoma
hemangioma
leiomioma
teratoma
hamartoma
Em aneurismas de aorta, há indicação cirúrgica em casos de
aneurisma de aorta descendente, assintomático.
aneurisma de aorta abdominal, assintomático, quando maior que 4,5 cm de diâmetro, para mulheres.
aneurisma de aorta abdominal, assintomático, quando maior que 4,5 cm de diâmetro, para homens.
expansão do aneurisma aórtico igual ou maior que 0,5 cm ao ano.
aneurisma de aorta ascendente, assintomático.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...