Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente apresentou, havia três semanas, episódio de pancreatite aguda. Ao consultar um médico, ele informou que se alimentava normalmente e não apresentava sinais clínicos de infecção. A tomografia computadorizada de abdome evidenciou uma coleção peripancreática de 5 cm de diâmetro. Nesse quadro clínico, o tratamento mais adequado consiste em
drenagem percutânea da coleção, guiada por tomogragia computadorizada de abdome.
drenagem cirúrgica externa da coleção.
drenagem cirúrgica interna da coleção.
observação clínica sem intervenção.
dieta oral zero e NPT (nutrição parenteral total).
Em relação à hipertensão arterial pulmonar, assinale a opção correta.
A hipertensão arterial pulmonar relacionada à cardiopatia congênita com shunt sistêmico-pulmonar é multifatorial e apresenta relação inversa com o diâmetro do defeito cardíaco, sendo explicada pela hipo-oxigenação arterial.
A hipertensão arterial pulmonar relacionada à colagenose apresenta baixa mortalidade se comparada a outras etiologias.
O uso de anorexígenos, como a fenfluramina, apresenta baixo risco para o desenvolvimento de hipertensão arterial pulmonar.
A hipertensão porta desencadeia hipertensão arterial pulmonar por reduzir a presença de substâncias como a serotonina na circulação pulmonar.
Inibição dos canais de potássio com vasoconstrição e efeito indireto de macrófagos e linfócitos são as condições para a ocorrência de hipertensão arterial pulmonar causada por HIV.
O enfisema pulmonar, na avaliação por imagem, define-se por
Para o estabelecimento do nexo causal entre os transtornos de saúde e as atividades do trabalhador, além do exame clínico (físico e mental) e os exames complementares, quando necessários, deverá o médico considerar, EXCETO:
No corpo humano, o movimento das articulações é realizado por meio de contrações musculares cuja realização envolve o deslizamento das proteínas denominadas
feixe muscular e fascículo muscular.
perimísio e epimísio.
fascículo muscular e grupo muscular.
actina e miosina.
endomísio e perimísio.
Casos de pneumonia em pacientes internados em asilos ou submetidos a tratamentos quimioterápicos ou dialíticos são cada vez mais frequentes. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes. Taquipneia pode ser a primeira manifestação clínica da pneumonia adquirida em asilos.
Em relação às fobias,
o medo presente nas fobias é egossintônico.
caso ocorra uma crise de pânico quando o indivíduo é exposto ao objeto da fobia, o diagnóstico passa a ser de transtorno de pânico.
chama-se ailurofobia o medo de sujeira e germes.
tanto na fobia social quanto na fobia específica, as mulheres são mais afetadas do que os homens.
quanto ao tratamento não medicamentoso, o mais bem estudado é a psicoterapia orientada para o insight.
Sobre a gestão de doenças ocupacionais em uma empresa, é correto afirmar:
o programa de prevenção de doenças ocupacionais elaborado deverá ser homologado, junto à Delegacia Regional do Trabalho, por engenheiro com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, devidamente registrado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia − CREA.
o programa de prevenção de doenças ocupacionais elaborado deverá ser homologado pelas Delegacias Regionais do Trabalho, através de ofício homologado pela CIPA da empresa em questão, e será colocado à disposição da fiscalização da Secretaria do Instituto Nacional de Seguridade Social sempre que exigido.
a responsabilidade pela elaboração do programa de prevenção de riscos ambientais e de doenças ocupacionais será, exclusivamente, das Delegacias Regionais do Trabalho, através de controle mensal oficializado pela CIPA da empresa em questão, ou pelo SESMT encarregado da gestão da segurança e saúde do trabalho local.
a responsabilidade pela elaboração do programa de prevenção de riscos ambientais e de doenças ocupacionais será, exclusivamente, de engenheiro com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, devidamente registrado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia − CREA.
é de competência exclusiva da Delegacia Regional do Trabalho elaborar e monitorar o programa de prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, e solicitar ao engenheiro de segurança do trabalho responsável pelo SESMT da empresa os relatórios mensais de CAT e PPP.
Assinale a opção que indica o fator de risco mais importante para pneumonia hospitalar.
idade maior que quarenta anos
infecção pelo HIV
uso de antibiótico intra-hospitalar
doença pulmonar obstrutiva crônica
ventilação mecânica
Texto para as questões 38 e 39
Um paciente com três anos de idade, previamente hígido, eutrófico e assintomático, compareceu à consulta de rotina com pediatra geral, que identificou massa em região de flanco direito do abdome que não ultrapassava a linha média. A mãe relatou que notara urina do menino avermelhada nos últimos dias. O paciente foi encaminhado para centro especializado para investigação diagnóstica.Para esse caso clínico, considerados os aspectos epidemiológicos e clínicos apresentados, a primeira suspeita diagnóstica neoplásica a ser investigada consiste em
linfoma não-Hodgkin tipo Burkitt.
neuroblastoma.
tumor de Wilms.
leucemia linfoide aguda.
meduloblastoma.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...