Questões de Medicina

Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação aos divertículos esofagianos, identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as alternativas abaixo.

( ) O divertículo de Zenker tem na sua fisiopatologia a falha de relaxamento do músculo cricofaríngeo.

( ) O divertículo de Zenker é de pulsão e é considerado um divertículo verdadeiro.

( ) O local de formação do divertículo de Zenker é num ponto de fraqueza em potencial da faringe posterior, conhecido como triângulo de Hesser.

( ) Os divertículos epifrênicos são divertículos de tração que se fazem no terço distal do esôfago.

( ) A melhor forma de tratamento cirúrgico do divertículo de Zenker é a simples diverticulectomia junto à sua base.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  • A.

    V – F – V – F – F

  • B.

    V – F – F – F – F

  • C.

    V – V – F – F – V

  • D.

    F – V – F – V – F

  • E.

    V – F – V – F – V

Os tumores de tecidos moles representam uma rotina na clínica odontológica, Com base nessa afirmação, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O fibroma de células gigantes é um tumor epitelial, séssil ou pedunculado associado a sensação de queimação.

  • B.

    Granuloma piogênico, tumor de origem neoplásica, apresenta massa plana, pedunculada, a baixa vascularização propicia a superfície ulcerada associada.

  • C.

    Granuloma periférico de células gigantes, apresenta-se avermelhado e pedunculado, quando o crescimento é exacerbado, perfura a tábua óssea por compressão.

  • D.

    A fibromatose é um tumor de massa firme indolor de crescimento rápido ou insidioso. A destruição do osso adjacente pode ser observada nas radiografias.

  • E.

    Coristomas ósseos e cartilaginosos são nódulos firmes, irregulares. Sua origem são células ósseas ou cartilaginosas, aprisionadas em tecido mole.

Na dupla via de saída do ventrículo direito, com uma CIV subaórtica, na qual a aorta e sua valva semilunar estão mais próximas ou cavalgando o septo trabecular, o desvio anterior do septo de saída causa:

  • A.

    obstrução da veia pulmonar direita.

  • B.

    insuficiência pulmonar.

  • C.

    insuficiência mitral.

  • D.

    estenose aórtica.

  • E.

    estenose subpulmonar.

As evidências sustentam a indicação da transfusão de concentrado de hemácias, em paciente com idade acima de 80 anos, sem coronariopatia, insuficiência cardíaca, doença neurológica ou pulmonar, com níveis de hemoglobina abaixo de:

  • A.

    11 g.dL-1

  • B.

    10 g.dL-1

  • C.

    9 g.dL-1

  • D.

    8 g.dL-1

  • E.

    7 g.dL-1

A comunicação do espaço pleural com o meio externo — mediante uma das técnicas de drenagem pleural aberta — pode ser estabelecida na seguinte situação:

  • A. hemopneumotórax traumático.
  • B. pneumotórax hipertensivo.
  • C. epiema tuberculoso pulmão destruído.
  • D. epiema agudo parapneumônico.
  • E. derrame pleural na insuficiência cardíaca congestiva.

A massa hepática mais comumente mais encontrada em crianças é:

  • A.

    Hemangioma.

  • B.

    Hepatoblastoma.

  • C.

    Metástase.

  • D.

    Doença Policística.

Pode ser difícil avaliar o tamanho do fígado na sonografia porque a forma e a distribuição do volume entre os lobos direito e esquerdo varia muito. Em relação às técnicas ultrassonográficas de exame do fígado, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. ( ) O melhor meio de se examinar o fígado é por meio de um transdutor setorial ou de arranjo curvo, com frequência central variando de 7 a 10 MHz. Tradutores de arranjo linear de freqüência mais alta não são indicados para a aquisição de imagens de anormalidade superficiais, anormalidades difusas do parênquima e da superfície do fígado.

( ) Pode-se obter imagens efetivas do lobo esquerdo em muitos pacientes por uma abordagem subxifoide anterior. O lobo direito deve ser examinado tanto por uma aordagem subcostal como pela intercostal, para obter-se uma detecção e caracterização ótimas das lesões focais.

( ) Os exames intercostais são mais eficazes com o paciente em decúbito dorsal e são realizados de maneira melhor durante a respiração normal, de modo que a base do pulmão direito e as sombras a ela associadas não obscureçam os aspectos superiores do fígado.

( ) É importante angular-se o transdutor inferiormente ao examinar-se por uma abordagem subcostal, de modo que se possa visualizar a abóbada do fígado.

  • A.

    F/ V/ F/ F

  • B.

    V/ F/ F/ V

  • C.

    V/ V/ F/ F

  • D.

    F/ F/ F/ V

  • E.

    F/ V/ V/ F

Sobre o Transtorno de Tourette, assinale a alternativa incorreta:

  • A.

    há hipóteses de que as técnicas comportamentais e farmacoterapia juntas têm efeito sinérgico no tratamento do Transtorno de Tourette.

  • B.

    Haloperidol , trifluoperazina e pimozida reduzem os tiques de forma significativa.

  • C.

    risperidona e olanzapina muitas vezes são escolhidos como agentes de primeira linha devido a sua segurança sobre os efeitos colaterais.

  • D.

    ocorre 10 vezes mais em meninos que em meninas.

Impulso patológico de destruir os objetos que circundam o indivíduo:

  • A.

    Satiríase.

  • B.

    Sitiofobia.

  • C.

    Negativismo ativo.

  • D.

    Frangofilia.

Na abordagem médica, diante de um paciente pediátrico, em ambiente hospitalar, com parada cardiorrespiratória, recomendam-se as seguintes manobras:

I. Iniciar compressões torácicas concomitantes com a ventilação.

II. Acesso venoso ou intraósseo de emergência + adrenalina EV, intraósseo ou pelo tubo a cada 3 - 4 min.

III. Ventilar e oxigenar (O2 a 100%).

IV. Garantir vias aéreas permeáveis, aspirar e, se necessário, entubar.

V. Monitorar e desfibrilar, se houver fibrilação.

Assinale a alternativa que corresponde à sequência CORRETA de manobras:

  • A.

    IV, III, I, II, V

  • B.

    I, II, III, IV, V

  • C.

    IV, I, II, III, V

  • D.

    V, II, IV, III, I

  • E.

    II, IV, III, I, V

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...