Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A maioria dos êmbolos arteriais tem origem cardíaca, a partir da fragmentação de trombos intracavitários. Assinale a alternativa que apresenta a causa mais frequente de trombos intracavitários.
Um paciente com quarenta e nove anos de idade foi submetido a um segundo transplante (retransplante), após protocolo de dessensibilização com plasmaferese e imunoglobulina intravenosa. Seis meses depois do retransplante, ele passou a apresentar piora aguda da função renal, com tubulite intensa na biópsia renal e C4d negativo. O paciente tem PCR muito elevado no sangue e na urina para vírus BK (polioma).
Com referência às opções terapêuticas para o resgate da função renal e tratamento do polioma do paciente objeto do caso clínico acima descrito, julgue os itens subsequentes.
Deve-se diminuir a imunossupressão do paciente e considerar o uso de leflunomide.
Mulher de 50 anos, há 2 anos com sensação recorrente de xeroftalmia, xerostomia e cáries de repetição, período no qual apresentou parotidite em 2 ocasiões. Qual o conjunto de exames mais apropriado para definir o diagnóstico:
Anticorpos anti-SSA e anti-DNA.
Anticorpos anti-RNP e hemograma.
Anticorpos anti-SSA e teste de Rosa-Bengala.
Fator antinuclear e fundoscopia.
Acerca das doenças do sistema digestório na infância e adolescência, julgue os itens subsecutivos.
A dor abdominal crônica funcional tem como características: é periumbilical, tem duração contínua ou quase contínua, frequentemente ocorre em pacientes de quatro a dezoito anos de idade e está associada a fatores estressantes.
Consistem em sintomas objetivos de amigdalite críptica crônica:
criptas dilatadas, febrículas constantes e mau hálito.
otites de repetição, halitose e presença de eliminação de grãos de cáseo.
otites de repetição, rubor edematoso dos pilares anteriores e inflamação frequente da garganta.
amígdalas irregulares e lobuladas, criptas dilatadas e presença de cistos de retenção.
febrículas constantes, manifestações articulares precedidas de inflamações na garganta e cicatrizes na superfície do órgão.
Com relação a deformidades do pé, julgue os itens a seguir.
As liberações cirúrgicas insuficientes são o principal fator de recidiva em tratamentos cirúrgicos do pé torto congênito.
Se as radiografias simples não forem capazes de confirmar ou excluir fratura, a modalidade de exame apropriada para investigação do traumatismo cervical será
Ressonância Magnética.
Artro-tomografia.
Artro-ressonância magnética.
Tomografia Computadorizada.
Tomo-mielografia
Medicina - Oncologia (Cancerologia Clínica) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os itens seguintes, relativos a valores sociais.
Os valores pressupõem, implicitamente, os seguintes princípios: atender a interesses de determinadas entidades sociais; motivar a ação com direção e emoção; funcionar como padrão de julgamento e justificativa da ação.
As lentes esféricas convexas ou convergentes estão indicadas para a correção de:
miopia e presbiopia.
miopia e astigmatismo
hipermetropia e presbiopia.
hipermetropia e astigmatismo.
presbiopia e astigmatismo.
Com relação ao diabete e gravidez, marque a alternativa correta.
O diabete pré-gestacional cursa com melhor prognóstico perinatal que o diabete gestacional.
A insulina é a conduta de primeira escolha no diabete gestacional.
O diabete pré-gestacional cursa com melhor prognóstico perinatal que o diabete gestacional.
Glicemia de jejum na primeira consulta pré-natal entre 92-125 mg/dL diagnostica diabete gestacional.
Pacientes com diabete gestacional cursam com risco mais elevado de apresentar malformações fetais e abortamento do que aquelas com diabete pré-gestacional.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...