Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Homem de 35 anos, apresentando febre de 40ºC há 3 dias, acompanhado de artralgia, mialgia e cefaléia retroribitária, com dor abdominal e vômitos. Ao exame físico, nota-se extremidade frias, hipotensão postural e hepatomegalia dolorosa. Ao ver o hemograma, você constata hematócrito aumentado em 20% do valor normal. Qual a sua principal suspeita diagnóstica e o encaminhamento do caso:
Dengue clássica; hidratação oral, antitérmicos e observação domiciliar.
Dengue hemorrágica; hidratação endovenosa e observação hospitalar.
Síndrome do choque por dengue; hidratação endovenosa, seriar o hematócrito e observação hospitalar.
Dengue clássica; hidratação endovenosa, antitérmicos e observação hospitalar.
Assinale a alternativa correta sobre endocardite infecciosa.
Indica-se profilaxia antimicrobiana para pacientes submetidos à cirurgia odontológica nas seguintes situações: presença de válvula prostética cardíaca, doença cardíaca congênita cianótica, episódio prévio de endocardite infecciosa, receptor de transplante cardíaco com valvulopatia.
Moxifloxacina é o antibiótico de escolha para profilaxia antes de procedimentos cirúrgicos odontológicos, mantendo este fármaco durante 7 dias.
Antes da endoscopia digestiva alta ou colonoscopia, recomenda-se a profilaxia antimicrobiana nos grupos de alto risco com ciprofloxacina durante 48 horas após o procedimento.
São exemplos de procedimentos odontológicos que necessitam de profilaxia antimicrobiana para a prevenção de endocardite: ajuste de aparelho ortodôntico e radiografia de dente.
Não existe risco de endocardite infecciosa nos pacientes com infecção do trato urinário por Enterococcus spp submetidos à cistoscopia com biópsia.
Para corrigir a deficiência dos fatores de coagulação, restabelecendo a hemostasia, a dose de ataque de plasma fresco congelado é:
5 a 10 mL/kg de peso, EV em infusão rápidas 20 a 30 minutos.
10 a 15 mL/kg de peso, EV em infusão rápidas de 30 a 60 minutos.
15 a 30 mL/kg de peso, EV em infusão rápidas de 20 a 30 minutos.
30 a 50 mL/kg de peso, EV em infusão rápidas de 15 a 30 minutos
50 a 70 mL/kg de peso, EV em infusão rápidas 30 a 60 minutos.
Medicina - Médico Legista/Necrotomista - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação ao afogamento, julgue os próximos itens.
A morte por afogamento pode dar-se por asfixia propriamente (afogado azul), por inibição ou choque vagal (afogado branco). Nesse último, também denominado afogamento-inibição, a parada cardíaca é explicada pela estimulação vagal, procedente dos filetes nasorrespiratórios, glóticos e carotídeos.
A raiva é uma virose quase sempre letal ao homem. A transmissão da doença acontece quando o vírus, presente na saliva do animal infectado, penetra no organismo, através da pele ou mucosas. Isso pode acontecer por meio de mordidas, arranhões, lambidas ou pelo contato com a mucosa dos animais contaminados. A respeito desta doença, analise as assertivas abaixo.
I. Deve-se vacinar animais domésticos e capturar os animais de rua, pois estes podem portar a doença. II. O soro antirrábico é utilizado no tratamento pós-exposição à doença. III. Deve-se aplicar a vacina antirrábica em animais sadios a partir do terceiro mês de vida, ou em filhotes de mães vacinadas a partir dos seis meses. A dose tem que ser repetida anualmente. É correto o que se afirma emI, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
Quanto às manifestações clínicas da Anemia Falciforme, marque a alternativa INCORRETA:
A Crise de Sequestro Esplênico Agudo (SEA) é a segunda causa mais comum de morte em crianças menores de 5 anos de idade. A etiologia é desconhecida, contudo, infecções virais parecem preceder à maioria dos episódios.
A Síndrome Torácica Aguda se manifesta com dor torácica, tosse, dispneia, hipoxemia, prostração e alteração radiológica recente do tórax. Por ser uma manifestação corriqueira e de baixo grau de gravidade deve receber tratamento domiciliar.
O priapismo pode ocorrer na doença falciforme em todas as faixas etárias, sendo mais frequente após os 10 anos de idade.
As infecções nesses pacientes são frequentes e, geralmente, graves. Constituem causa importante de mortalidade (principalmente em crianças) e, por isso, merecem atenção especial. Os patógenos mais frequentes são as bactérias encapsuladas, sendo o pneumococo responsável por mais de 70% das infecções.
Texto para as questões 59 e 60
Um paciente de sessenta e sete anos de idade foi atendido em emergência hospitalar apresentando diminuição da força dos membros superior e inferior esquerdo, cefaleia intensa, vômitos e redução do nível de consciência, sintomas que se manifestavam havia duas horas. Segundo familiares, o paciente foi diagnosticado como portador de hipertensão arterial, mas realizava o tratamento irregularmente. Ao exame físico, apresentou-se torporoso, com pressão arterial de 212 mmHg × 124 mmHg e com frequência cardíaca de 78 bpm, apresentando, ainda, hemiparesia esquerda completa proporcionada, com redução da força muscular. Não foram observadas alterações significativas nos demais resultados dos exames físico e neurológico. O paciente apresentou saturação de oxigênio à oximetria de pulso de 94% e glicemia capilar de 114. O resultado da tomografia de crânio revelou imagem hiperatenuante na região parietal à direita.Considere que o paciente do caso em apreço, logo após ter realizado tomografia computadorizada, tenha sofrido crise convulsiva generalizada, controlada inicialmente com a administração de diazepan endovenoso. Nessa situação, a fim de evitar a ocorrência de novos episódios de convulsão, a conduta terapêutica mais indicada é a administração de
pentobarbital intravenoso.
midazolan intravenoso.
propofol intravenoso.
fenitoína intravenosa.
fenobarbital intravenoso.
Com referência à propedêutica das afecções cirúrgicas do tórax, julgue os itens que se seguem.
O dreno estará funcionante se, após sua implantação na cavidade pleural e manutenção do sistema de drenagem, a coluna líquida apresentar oscilação variável conforme os movimentos respiratórios do paciente.
Um rapaz de 18 anos vai a uma consulta médica antes de competir em jogos universitários. Sua mãe afirma que um primo morreu subitamente durante um jogo de basquete, e ela lembra que havia problemas com seu coração. O rapaz não tem sintomas. Seus sinais vitais são FC 64 bpm, PA 120/75mmHg, FR 12/min.
Apresenta um sopro sistólico de ejeção ++/6 ao longo da borda esternal esquerda, que diminui em intensidade quando o paciente se agacha e aumenta quando se levanta rapidamente. O ECG apresenta sinais de hipertrofia ventricular esquerda, e a radiografia de tórax revela aumento da relação cardiotorácica.
Qual a melhor recomendação médica?
Não participar de esportes competitivos;
Esportes competitivos sem problemas;
Esportes competitivos e tratamento com betabloqueador;
Esportes competitivos sem contato físico;
Esportes competitivos e vigorosos.
Paciente de 30 anos apresenta há 6 meses fraqueza, poliúria e dispneia e, ao exame físico, PA de 170 × 110 mmHg, pulso de 110 bpm, estase jugular e crepitação em bases pulmonares. Laboratorialmente verifica-se potássio de 2,8 mEq/L, enquanto hemograma, glicemia e creatinina são normais. Para confirmar a principal hipótese etiológica deve-se
dosar T4 livre e TSH.
dosar norepinefrina sérica.
realizar arteriografia renal.
dosar renina e aldosterona.
realizar ecodopplercardiograma.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...