Questões de Medicina

Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O que torna os antipsicóticos de segunda-geração, também chamados de atípicos, com menor potencial para efeitos de liberação extrapiramidal é:

  • A.

    maior predominância da afinidade serotoninérgica sobre a dopaminérgica (expressa na razão 5HT2/D2) e a dissociação rápida (ocupação/desocupação) de receptores D2.

  • B.

    maior associação entre um efeito agonista dopaminérgico, associado a efeito noradrenérgico seletivo.

  • C.

    rápida ação no processo de metabolização dopaminérgica em locais de alta concentração de dopamina.

  • D.

    efeito agonista parcial sobre receptores serotoninérgico em córtex pré-frontal e estriado.

  • E.

    efeito seletivo sobre receptores D4 e D5 nas vias tuberoinfundibular, reduzindo o aumento de prolactina.

Das alternativas abaixo apena uma não está relacionada com o envio de correspondência oficial assinale-a:

  • A.

    numerar as correspondências;

  • B.

    verificar se todas as correspondências estão assinadas;

  • C.

    imprimir apenas uma via do documento, mas antes de enviá-la anote em uma agenda para quem foi endereçada e a data;

  • D.

    confirmar se o destinatário do envelope coincide com o da carta;

  • E.

    os documentos devem ser dobrados corretamente e colocados no envelope juntamente com os anexos, quando for o caso.

O termo “pneumonia atípica” tem sido utilizado em formas incomuns de pneumonia que apresentam sintomas diferentes daqueles clássicos da pneumonia pneumocócica.

Das pneumonias agudas adquiridas na comunidade “atípicas“, os patógenos epidemiologicamente mais importantes são:

  • A.

    Haemophilus influenzae e Enterobacterias.

  • B.

    Listeria monocytogenes e Staphylococcus aureus.

  • C.

    Clamydia trachomatis e Streptococcus pneumoniae.

  • D.

    Mycolasma pneumoniae e Clamydia pneumoniae.

  • E.

    Staphylococcus aureus e Streptococcus pneumoniae.

Na sequência abaixo, assinale a que CONTÉM as estruturas anatômicas da "pata de ganso" no joelho.

  • A.

    Resultado da fusão das inserções de músculos das faces anterior, posterior e medial da coxa: são eles o sartório, o semitendíneo e o grácil.

  • B.

    Também denominada "bursa anserina", recebe a inserção dos músculos bíceps da coxa, semimembranáceo e grácil, na face posterior da tíbia proximal.

  • C.

    Formada na face superolateral da tíbia, recebe as inserções dos músculos semitendíneo, semimembranáceo e grácil.

  • D.

    Formada pela inserção dos músculos semitendíneo, semimembranáceo e grácil, na face medial da porção superior da tíbia.

  • E.

    É o resultado da "perfuração" do músculo semitendíneo através do músculo semimembranáceo, na face interna da tíbia proximal.

Em relação à rotina terapêutica dos tumores de supraglote, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    A indicação é de radioterapia exclusiva para os T1 e T2, por manutenção da fala, menor morbidade e possibilidade de resgate da recaída com cirurgia.

  • B.

    Se indicada cirurgia, esta deve ser a laringectomia supraglótica.

  • C.

    A laringectomia total deve ser reservada para pacientes com impossibilidade de tolerar a supraglótica, que pode levar a doenças respiratórias potenciais.

  • D.

    A radioterapia pré-operatória fica reservada para margens exíguas, comprometidas, infiltração neurovascular, permeação linfática e linfonodos comprometidos.

  • E.

    Nos T3 e T4, laringectomia total ou near-total ou faringolaringectomia com radioterapia pósoperatória é a associação mais indicada, sempre acompanhada de esvaziamentos cervicais bilaterais.

nale a alternativa que completa corretamente o texto a seguir:

Em biomicroscopia do cristalino, as chamadas suturas estão situadas__________________________________.

  • A.

    na cortical.

  • B.

    no núcleo infantil.

  • C.

    no núcleo fetal.

  • D.

    no núcleo adulto.

  • E.

    na íris.

Em relação aos efeitos colaterais associados às medicações anticolinérgicas, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Boca seca.

( )’ Xeroftalmia.

( ) Diarreia.

( ) Borramento visual.

( ) Alucinações.

  • A.

    V/ F/ V/ F/ F

  • B.

    F/ V/ V/ V/ F

  • C.

    V/ F/ F/ V/ F

  • D.

    V/ V/ F/ V/ V

  • E.

    F/ F/ V/ V/ V

Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a afirmação abaixo. Sobre o uso de corticoide nas meningites bacterianas, objetivando reduzir a incidência de sequelas auditivas e neurológicas, recomenda-se:

  • A.

    limitar seu uso aos pacientes graves.

  • B.

    iniciá-lo após a negativação da bacterioscopia no LCR.

  • C.

    administrá-lo antes da antibioticoterapia.

  • D.

    usá-lo apenas nos pacientes com edema cerebral.

  • E.

    mantê-lo durante toda a antibioticoterapia.

SC é um homem diabético, hipertenso e tabagista. Ele tem 58 anos de idade, é torcedor fanático e sofre há décadas com seu time de futebol favorito. Seus familiares o definem bem …pessoa ótima, mas tudo descontrolado dotô. É pedreiro bem qualificado e dormiu bem na noite anterior; entretanto, ao despertar na manhã seguinte, sua esposa percebeu dificuldade para falar e ausência de força no lado direito da sua face e no seu braço direito também. Ao exame, sua pressão arterial era de 170×100 mmHg e o seu pulso regular, com 88 bpm. Os movimentos da boca estavam reduzidos à direita (ao mastigar, ele deixa a saliva e pedaços de alimentos caírem pelo canto direito da boca), mas ele consegue franzir a testa simetricamente. Durante o exame percebe-se extrema dificuldade para falar (e mesmo assim o que ele fala não é compreensível, pois ele só consegue resmungar algumas sílabas); além disso, parece não compreender o que lhe é falado, não obedecendo a comandos verbais simples, como levantar a mão esquerda. Sua visão e audição são normais. Embora ele consiga caminhar, percebe-se certa dificuldade por redução de força na perna direita. Sendo sua condição altamente sugestiva de trombose na artéria cerebral média esquerda, identifique qual o tipo de distúrbio de linguagem que este senhor apresenta.

  • A.

    Dislalia

  • B.

    Dislexia

  • C.

    Disartria

  • D.

    Disfasia de expressão (ou motora ou de Broca)

  • E.

    Disfasia de compreensão (ou sensitiva ou de Wernicke)

Tendo em vista que as mulheres com doença renal terminal apresentam, em terapia hemodialítica, índices de fertilidade reduzidos e que a melhora do tratamento no decorrer dos últimos anos e o uso de análogos da eritropoetina para correção de anemia levaram a uma maior probabilidade de gravidez entre essa população, julgue os itens que se seguem.

O ajuste do peso seco deve ser feito semanalmente, a partir do segundo trimestre, na taxa aproximada de 0,5 kg por semana, para evitar hipervolemia e hipertensão.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...