Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa que contém um marcador de formação óssea.
C-telopeptideo (CTX).
N-telopeptideo (NTX).
Osteocalcina.
Cálcio sérico total.
Cálcio iônico.
A respeito da avaliação por imagem do abdome agudo, julgue os itens a seguir.
A ultrassonografia é um exame apropriado para confirmar colelitíase.
São causas de disfunção sexual não causados por transtorno ou doença orgânica:
transexualismo, dispaurenia e priapismo.
sadomasoquismo, vaginismo e feitichismo.
priaspismo, ejaculação precoce e dispaurenia.
disfunção orgasmática, vaginismo e priapismo.
perda do desejo sexual, ejaculação precoce e disfunção orgasmática.
No que concerne ao TOC, é correto concluir:
Pela CID-10, para que se estabeleça o diagnóstico de TOC é obrigatória a presença tanto de sintomas obsessivos (pensamentos e ruminações) quanto de sintomas compulsivos (rituais).
Por tratar-se de uma doença grave, de difícil controle e com altas taxas de recorrência, atualmente preconiza- se que tratamento farmacológico seja mantido ininterruptamente já no primeiro episódio.
A olanzapina pode induzir o surgimento de sintomas obsessivos-compulsivos e por isso é contra-indicada sua associação com os IRSS no tratamento do TOC.
Atualmente é bem estabelecida a relação entre infecção por estafilococos na infância e o desenvolvimento de alguns quadros de TOC precoces.
Em casos refratários à terapia medicamentosa e psicoterápica, o tratamento cirúrgico através da cingulotomia e capsulotomia anterior pode ser uma opção.
O tratamento psicofarmacológico na infância e adolescência apresenta restrições e cuidados no seu uso devido ao perfil de segurança e tolerabilidade que, em alguns casos, não está adequadamente estabelecido. Sendo assim, é correto afirmar:
A risperidona, olanzapina, quetiapina e aripiprazol estão aprovados para uso no tratamento da esquizofrenia e da mania/hipomania no transtorno afetivo bipolar.
Os antidepressivos são amplamente utilizados em diferentes condições psicopatológicas como depressão, ansiedade e no controle da impulsividade, não havendo muitos cuidados a serem observados.
O carbonato de lítio, a carbamazepina e o divalproato de sódio estão aprovados como estabilizadores de humor em adolescentes a partir dos 13 anos, à semelhança do que ocorre com adultos.
O metilfenidato é utilizado em crianças e adolescentes com o diagnóstico de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade a partir dos 10 anos de idade.
O uso de psicofármacos em crianças e adolescentes deve ser evitado pelo baixo nível de evidência científica e poucas publicações relacionadas ao tema.
São tipos de arquivamento:
Direto e indireto
Ativo e morto
Alfabético e padronizado
Vertical e horizontal
Todos são tipos de arquivamento
Na suspeita de pneumonia, a radiografia de tórax deve ser realizada, sempre que esse recurso tiver diagnóstico.
Em relação aos achados radiológicos, assinale a alternativa que contém aqueles que são mais sugestivos de infecção bacteriana.
Atelectasia subsegmentar.
Hiperinsuflação pulmonar.
Infiltrado bem delimitado lobar ou segmentar e derrame pleural.
Infiltrado de limites imprecisos e distribuição difusa intersticial.
Infiltrado de limites imprecisos e distribuição difusa peribrônquica.
Nas sequências apresentadas abaixo, assinale a alternativa que CORRESPONDE ao "fascículo lateral", na composição anatômica do plexo braquial.
União das divisões anteriores dos troncos superior, posterior e médio, originando os nervos axilar, radial e contribuindo para o nervo mediano.
União das divisões anteriores dos troncos superior e médio, originando diretamente os nervos musculocutâneo, radial e ulnar.
União das divisões anteriores dos troncos superior e médio, originando o nervo musculocutâneo e contribuições para os nervos mediano e ulnar.
União das divisões anteriores dos troncos superior e médio, originando o nervo musculocutâneo e contribuições para os nervos mediano e ulnar.
União das divisões anteriores dos troncos superior e médio, originando o nervo musculocutâneo e contribuições para os nervos mediano e ulnar.
J. L., sexo masculino, refere dor de garganta e mudança do timbre da voz. Ao exame clínico apresenta nódulos cervicais palpáveis. Na biópsia é diagnosticado tumor T2 de glote. Assinale a alternativa que apresenta o estadiamento correto desse caso.
Tumor invade a cartilagem tireóide e tecidos perilaríngeos.
Tumor invade espaço pré-vertebral, engloba carótida ou invade estruturas mediastinais.
Tumor estende-se à supraglote e/ou à subglote com ou sem diminuição da mobilidade das cordas vocais.
Tumor estende-se às cordas vocais sem alteração de sua mobilidade.
Tumor invade mais de um subsítio da supraglote ou da glote com mobilidade normal das cordas vocais.
O uso prolongado de quais substâncias pode levar ao depósito, na córnea, de cristais em forma de verticilo?
Cálcio e Corticoides;
Cloroquina e Amiodarona;
Cloroquina e Amiodarona;
Amiloides e Cálcio;
Corticoides e Cloroquina.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...