Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Texto IV, para responder às questões de 48 a 50. O coordenador do único centro de saúde em uma região carente, após realizar análise situacional, identifica quatro grupos populacionais a serem assistidos pelas equipes de saúde da família do centro de saúde:
1 Adolescentes que concluíram o ensino básico, mas estão sem acesso à escola secundária ou técnica e passam a maior parte do tempo sem realizar atividades educacionais ou esportivas.
2 Idosos com hipertensão e diabetes, alguns com sequelas de AVC, sem controle ou acesso aos serviços de saúde.
3 Adultos jovens empregados em regiões distantes com nível relativo de estresse familiar e financeiro.
4 Crianças sem acompanhamento familiar adequado, porém reunidas em tempo integral em uma creche bem instalada, dirigida por religiosos e apoiada pela prefeitura local.
Acerca dos quatros grupos populacionais identificados no texto, assinale a alternativa correta.
No caso de o centro de saúde ter métodos anticoncepcionais à disposição da população, estes só devem ser indicados para jovens maiores de dezoito anos de idade.
Em relação às jovens adultas grávidas, o pré-natal deve ser acompanhado pelo médico de família, que garantirá a realização dos exames complementares; especialmente, quatro ultrassons durante o período gravídico.
No caso de um surto leve de diarreia aguda na creche comunitária, a melhor conduta é a hidratação oral, com o soro distribuído pelo centro de saúde, na dose conforme o peso das crianças, mas com uma dose de soro para repor as perdas anteriores e doses de soro a cada nova dejeção líquida. Ademais, está indicada antibioticoterapia profilática.
O grupo de pacientes idosos diabéticos e hipertensos deve ser considerado o de maior risco. A melhor conduta nesses casos é manter a pressão arterial em 120 mmHg por 80 mmHg, e níveis de HbA1c menores do que 7,0. O médico de família deve solicitar a presença da equipe do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) para realização de seções de fisioterapia, com a finalidade de dar atendimento aos pacientes com sequela de AVC.
As vacinas contra vírus da hepatite B e contra o vírus papiloma humano (HPV) fazem parte da agenda de vacinações obrigatórias para os adolescentes.
Considerando o tratamento de pacientes com quadro de anafilaxia, assinale a alternativa correta.
O tratamento com glucagon endovenoso é útil em caso de uso recente de betabloqueadores pelo paciente.
O uso de atropina endovenosa reduz a incidência de arritmias decorrentes do uso de adrenalina.
Os corticoides são comprovadamente eficazes no tratamento do choque na fase aguda da anafilaxia.
O uso de anti-histamínicos por via endovenosa comprovadamente reduz a obstrução das vias aéreas.
A via de administração subcutânea de adrenalina é a de escolha nos casos de gravidade de leve a moderada.
Em O médico do trabalho é responsável pela proteção e promoção da saúde dos trabalhadores; assim sendo, ao detectar um caso suspeito de sorologia positiva para HIV, deve prontamente afastar o trabalhador de suas atividades, com o objetivo de proteger o próprio trabalhador e a coletividade.
A internação psiquiátrica é um ato médico que somente poderá ser realizada mediante laudo médico circunstanciado. Considerando que, no Brasil, estão previstos legalmente três tipos de internação psiquiátrica, julgue os seguintes itens.
Na internação psiquiátrica involuntária, a comunicação formal ao Ministério Público estadual pelo responsável técnico do estabelecimento onde ocorreu a internação é uma disposição legal cogente.
Nas intoxicações agudas por nafazolina em lactentes, as alterações abaixo são encontradas, EXCETO:
calafrios.
cianose labial.
irritabilidade.
sonolência.
rigidez de nuca.
Considere um menino de oito anos de idade, diabético tipo 1 há quatro anos em uso de insulina NPH de manhã e no almoço e correção com insulina ultrarrápida. Apresenta febre há três dias e amigdalite purulenta. Assinale a alternativa que apresenta a conduta correta nesse caso.
O uso de xaropes está contraindicado.
A internação do paciente deve ser providenciada, para melhor controle da glicemia.
A dose da insulina NPH deve ser aumentada em 10%.
A dieta deve ser diminuída para melhor controle da glicemia.
O uso de paracetamol está contraindicado.
Considerando o processo saúde e doença, certas doenças comuns podem ser modificadas quanto ao aumento da frequência ou na precocidade de seu surgimento em trabalhadores. Exemplifica essa possibilidade a maior prevalência de:
Hipertensão arterial em motoristas de ônibus em grandes cidades.
Hipertensão arterial em profissionais liberais.
Diabetes mellitus em bancários.
Obesidade em trabalhadores rurais.
Julgue os itens subsecutivos, a respeito das parasitoses intestinais.
Um dos tratamentos de primeira linha da amebíase é o secnidazol em dose única.
É característica da pancreatite leve:
pontuação menor ou igual a 8, na escala de Baltazar.
apache II menor ou igual a 7.
pontuação menor ou igual a 3, na classificação de Ranson.
hematócrito maior que 43%, em homens.
índice de massa corpórea maior que 30.
A leishmaniose visceral ou calazar é uma doença potencialmente grave e que apresenta ampla distribuição geográfica. Sobre essa patologia analise as alternativas abaixo e marque a INCORRETA.
É uma doença crônica, sistêmica, causada por um protozoário intracelular.
Anemia, leucopenia e hemossedimentação elevada são achados laboratoriais frequentes.
Cão, roedores e canídeos silvestres podem ser reservatórios do calazar.
O antimoniato de N-metilglucamina atua sobre as formas promatigotas e amastigotas e está contra-indicado em gestantes.
O calazar tem sido considerado como infecção oportunista em pacientes imunossuprimidos, pós-transplante e pós-quimioterapia anticâncer.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...