Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
É necessário erradicar o H. Pylori na seguinte condição.
Dispepsia funcional.
Duodenite folicular de grau leve.
Gastrite enantemática de grau leve.
Linfoma malt de baixo grau.
Pólipo hiperplásico do tipo viloso sem displasia.
A dosagem da HbA1C, importante ferramenta no acompanhamento de pacientes diabéticos, pode sofrer algumas interferências em determinadas situações clínicas. São elas, com EXCEÇÃO de:
anemias hemolíticas, persistência de Hemoglobina F, anemias ferroprivas;
hipervitaminose C;
hipervitaminose E;
hiperbilerrubinemia e hipertrigliceridemia;
hemocromatose.
Julgue os itens a seguir, relacionados a patologias dermatológicas.
Os principais agentes químicos causadores de dermatose ocupacional são metais, ácidos e álcalis, hidrocarbonetos aromáticos, óleos lubrificantes e de corte e arsênico.
Considerando os preceitos das normas regulamentadoras em segurança e medicina do trabalho, julgue os próximos itens.
O equipamento conjugado de proteção individual é composto por dispositivos que foram associados pelo fabricante para proteção do indivíduo contra um ou mais riscos ocupacionais que possam ocorrer simultaneamente e que sejam suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.
Um homem com 55 anos de idade procurou o serviço médico da empresa em que trabalha como gerente de contas para se submeter a uma consulta médica de rotina. Ele apresentou-se sem queixas clínicas, mas informou que era tabagista, consumindo vinte maços por ano, e que seu pai falecera devido a complicações decorrentes de câncer de próstata. Segundo ele, esse fato tem-lhe gerado muitas preocupações e arrependimento por ter sempre faltado às avaliações periódicas devido a falta de tempo para afastar-se de suas atribuições no trabalho. O exame físico não revelou alterações.
Tendo como referência o caso apresentado acima, julgue os itens a seguir, acerca dos exames que devem ser feitos para investigar a existência de câncer.
Deve-se associar o toque retal ao pedido de dosagem sérica do antígeno prostático específico, visando à detecção precoce do câncer de próstata.
Texto IV, para responder às questões de 48 a 50. O coordenador do único centro de saúde em uma região carente, após realizar análise situacional, identifica quatro grupos populacionais a serem assistidos pelas equipes de saúde da família do centro de saúde:
1 Adolescentes que concluíram o ensino básico, mas estão sem acesso à escola secundária ou técnica e passam a maior parte do tempo sem realizar atividades educacionais ou esportivas.
2 Idosos com hipertensão e diabetes, alguns com sequelas de AVC, sem controle ou acesso aos serviços de saúde.
3 Adultos jovens empregados em regiões distantes com nível relativo de estresse familiar e financeiro.
4 Crianças sem acompanhamento familiar adequado, porém reunidas em tempo integral em uma creche bem instalada, dirigida por religiosos e apoiada pela prefeitura local.
Com base na metodologia da Classificação de Risco e nas informações do texto, assinale a alternativa correta.
A metodologia da Classificação de Risco aplica-se nessa situação, já que orientará o atendimento a todos os pacientes, mas priorizará a assistência aos grupos de pacientes mais vulneráveis.
A metodologia da Classificação de Risco fará a triagem dos grupos de risco e somente orientará o atendimento ao grupo de maior vulnerabilidade.
O grupo 4 é aquele de maior risco, pois sempre devem ser priorizadas as crianças.
O grupo 1 é o de menor risco, pois os adolescentes são pessoas saudáveis.
É impossível classificar o risco em populações adstritas a determinados territórios e sob responsabilidade de centros de saúde.
Um paciente de 23 anos de idade, sexo feminino, tentou suicídio ingerindo vários comprimidos de substância desconhecida. Um parente informou que a paciente teve uma crise convulsiva antes de chegar ao hospital. Ao exame, apresentava-se muito sonolenta e respondia aos estímulos verbais e movimentava-se espontaneamente. Havia midríase bilateral, e os reflexos profundos testados estavam preservados. A pele estava levemente avermelhada e seca, e a temperatura axilar era de 38 oC. A frequência cardíaca era de 116 bpm, a frequência respiratória era de 18 irpm, e a pressão arterial aferida era de 90 mmHg × 60 mmHg. Não havia anormalidades na ausculta pulmonar. No exame do abdômen, verificou-se redução importante dos ruídos hidroaéreos, e a bexiga era palpável na região suprapúbica. Nessa situação, assinale a alternativa que apresenta a substância responsável pelos sinais e sintomas descritos.
nicotina
anfetaminas
teofilina
anti-histamínicos
opioides
Um trabalhador, cuja atividade principal é o processamento eletrônico de dados em terminais de vídeo, apresentou quadro clínico inicial de tendinite em punhos, que foi identificado como LER/DORT. Foi encaminhado pelo médico assistente à Previdência Social, devido à necessidade de afastamento de 30 dias. Não foi emitida CAT pelo empregador. É correto afirmar que
A internação psiquiátrica é um ato médico que somente poderá ser realizada mediante laudo médico circunstanciado. Considerando que, no Brasil, estão previstos legalmente três tipos de internação psiquiátrica, julgue os seguintes itens.
A internação compulsória se fundamenta na existência de uma patologia mental e é involuntária, sendo que o início dela se dá por ordem do juiz competente, e o término, por ato médico assinado por uma junta médica, nos hospitais de custódia e tratamento psiquiátrico.
A pericardiocentese está contraindicada na seguinte situação:
em paciente com discrasia sanguínea que pode levar a uma complicação hemorrágica significativa.
na prevenção do tamponamento cardíaco.
no diagnóstico de pericardite infecciosa.
no diagnóstico diferencial com processos oncológicos.
quando houver comprometimento do estado hemodinâmico do paciente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...