Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Medicina - Oncologia (Cancerologia Clínica) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito de enfermagem em onco-hematologia e de emergências oncológicas, julgue os itens a seguir.
O extravasamento por agentes alquilantes ou antibióticos antitumorais é considerado emergência oncológica, pois as drogas pertencentes a esses grupos, ao se fixarem no DNA, produzem lesão celular imediata, e, ao permanecerem ativas nos tecidos, induzem ulceração progressiva.
Sabe-se, atualmente, que diversas patologias sistêmicas estão relacionadas a doenças oftalmológicas, gerando grande morbidade e perda funcional. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.
A doença de Behçet caracteriza-se por acometer homens jovens, que apresentam, entre outros achados clínicos, uveíte anterior aguda e hipópio móvel.
Com relação aos cuidados pré-natais na gravidez, julgue os itens a seguir.
O diagnóstico de infecção fetal aguda pelo parvovírus B19 baseia-se preferencialmente na detecção de IgM contra esse vírus no líquido amniótico, por meio da amniocentese.
Com relação à síndrome hepatorrenal, julgue os itens que se seguem.
Os valores de ureia e creatinina na síndrome hepatorrenal são caracteristicamente mais baixos do que o esperado, mesmo com acentuada baixa na taxa de filtração glomerular.
Acerca de anatomia, embriologia e histologia da mama, julgue os itens a seguir.
A rede venosa de Batson é avalvular e está relacionada ao processo de metástase vertebral.
A respeito de doenças sexualmente transmissíveis (DST), julgue os itens subsecutivos.
AIDS, HIV e sífilis são DSTs de notificação compulsória no Brasil. Para as outras DSTs, não há um sistema de notificação compulsória ao Ministério da Saúde.
Julgue os itens a seguir acerca de hemorragia digestiva alta varicosa.
O mononitrato-5 de isossorbida é recomendado como monoterapia profilática em pacientes cirróticos intolerantes ao $-bloqueador não seletivo oral.
Quanto à doença de refluxo gastroesofágico, julgue os itens que se seguem.
O denso infiltrado de eosinófilos na mucosa esofágica (maior que 20 por campo de grande aumento) e os microabscessos eosinofílicos são os marcadores histológicos de confirmação da esofagite eosinofílica, e seu diagnóstico diferencial principal é a doença de refluxo gastroesofágico.
Uma mulher de 30 anos de idade, portadora de glicemia de jejum elevada (104 mg/dL), hipertrigliceridemia (500 mg/dL), CA: 104 cm e IMC: 36 kg/m², procurou ambulatório de endocrinologia para orientações quanto a sua saúde.
Em relação ao caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
A resistina provavelmente encontra-se elevada nessa paciente, uma vez que está relacionada com o tecido adiposo visceral e com a hipertrigliceridemia.
Considerando as micoses cutâneas, julgue os itens que se seguem.
As reações de Ide, quadros hiperérgicos com tendência a simetria decorrente da disseminação hematogênica de produtos antigênicos de dermatófitos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...