Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Maria, uma paciente com de 62 anos de idade, há três anos apresenta quadro de tristeza, relacionada pela família à aposentadoria, quando passou a ficar apática e desestimulada. Há um ano, porém, passou a ficar esquecida e ainda mais retraída, evitando eventos sociais e viagens. Queixando-se sempre de cansaço, indisposição, cefaleia pior pela manhã e insônia. Os familiares começaram a se preocupar ainda mais quando começou a apresentar picos hipertensivos e acordar de madrugada passando mal. Negaram insônia, referindo que a paciente dorme e ronca a noite toda e, ainda, cochila várias vezes durante o dia.
Considerando a situação clínica relatada acima, julgue os itens a seguir.
O declínio cognitivo pode ser um sintoma secundário à síndrome de apneia obstrutiva do sono.
Um homem de 27 anos de idade foi resgatado em via pública, vítima de atropelamento, apresentando traumatismo craniano e torácico. Classificado em Glasgow 5, foi submetido a intubação orotraqueal e ventilação mecânica manual após drenagem torácica de alívio, e removido após cerca de 10 minutos para o hospital geral mais próximo. No hospital, foi admitido na UTI após avaliação cirúrgica com drenagem torácica definitiva (constatado hemopneumotórax à esquerda) e avaliação com TC do crânio, que revelou evidência de contusão com edema circundante, apagamento de cisternas e apagamento dos sulcos. Submetido a terapêutica com ventilação mecânica, hipotermia, sedação e terapia nutricional por sonda enteral, com controle de PIC, o paciente evoluiu desfavoravelmente, piorando a condição neurológica, estando no momento comatoso, classificado em Glasgow 3, com sinais clínicos sugestivos de morte encefálica.
Com relação à situação clínica acima descrita, julgue os itens seguintes.
Devido ao aumento comprovado da mortalidade por complicações infecciosas, a drenagem de tórax em via pública estava contraindicada no caso descrito no texto, mesmo considerando-se a remoção em curto percurso como o descrito acima.
Julgue os itens a seguir, que tratam de indicadores de saúde.
A taxa de incidência de acidentes de trabalho em determinado ano é calculada dividindo-se o número de novos casos de acidentes de trabalho registrados nesse ano pelo número médio anual de vínculos de trabalho e multiplicando-se esse resultado por 1.000.
Nas últimas décadas, a acupuntura passou a ser reconhecida como um método eficiente para o controle da dor, graças ao avanço no conhecimento dos mecanismos neurofisiológicos envolvidos na gênese do fenômeno doloroso e da antinocicepção. Considerando esses mecanismos neurofisiológicos, julgue os itens de 94 a 98.
A eletroacupuntura pode bloquear a aferência dolorosa por pelo menos dois mecanismos: inibição da atividade de neurônios transmissores de dor em nível medular, segundo mecanismo de comporta; e inibição da aferência nociceptiva por meio da ativação de sistemas supressores de dor segmentares e suprassegmentares.
A hepatite B é uma condição que causa inaptidão para doação de sangue. Acerca dessa moléstia infecciosa, julgue os itens seguintes.
Seis meses após a fase aguda, a detecção de HBsAg indica recuperação da infecção, não-infectividade e imunidade para o vírus da hepatite B.
No que se refere à região fascial e da ritidoplastia, julgue os itens subsequentes.
Em um lifting facial clássico, a dissecção da área temporal deve ser realizada acima da fáscia temporal.
Medicina - Cirurgia de Cabeça e Pescoço - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considere que um paciente com 60 anos de idade, com história de dor na face à esquerda, apresente obstrução nasal e dor em região do segundo molar superior ipsilateral, epistaxe esporádica, trismo e epífora constante. Acerca dessa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.
O lacrimejamento constante pode ser devido à extensão nasal anterior do tumor.
Um paciente com 70 anos de idade apresenta há 2 semanas quadro clínico caracterizado por mal-estar geral acompanhado de anorexia, náuseas e vômitos. Após uma semana, o paciente apresentou cefaleia e febre remitente de 39 ºC que não cedia com o uso de antipiréticos. Os familiares notaram o surgimento de confusão mental cerca de 24 horas antes da internação do paciente. Por duas ocasiões, procurou assistência médica, tendo recebido tratamento para virose. Quando da internação, o exame físico mostrou paciente prostrado e sonolento, que respondia a estímulos verbais, embora de maneira lentificada. Observou-se a presença dos sinais de Kerning e Brudzinski. O exame do liquor mostrou líquido límpido, hipertenso, com celularidade de 500/mm3 e predomínio linfocitário, taxa de proteínas de 300 mg% e a de glicose de 30 mg%. Não se identificou a presença de bactérias e fungos no citado material biológico. Foram solicitados alguns exames complementares prospectivos, tendo sido encontrados micronódulos difusos de distribuição aleatória na radiografia de tórax. Procedeu-se ao exame de PPD, que se revelou negativo.
Com base nesse quadro clínico, julgue os itens a seguir.
A prescrição de corticosteroides em situações clínicas como a descrita tem como justificativa diminuir o edema e o processo inflamatório cerebral.Acerca da carcinogênese, julgue os itens seguintes.
No carcinoma escamoso do colo uterino, o genoma do vírus do papiloma humano (HPV) encontra-se na forma epissomal.
Quanto à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, julgue os itens seguintes. Em alguns grupos de trabalhadores acompanhados radiologicamente ao longo do tempo, o radiograma pode ser normal em até 20% dos casos de asbestose inicial.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...