Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Tem maior especificidade para o diagnóstico de osteoartrite a presença de
acometimento articular simétrico, principalmente de grandes articulações.
aumento de VHS com fator reumatóide negativo.
monoartrite de punho ou tornozelo.
alargamento nodular das articulações interfalangeanas distais.
acometimento de pelo menos 3 articulações em áreas diferentes do corpo.
Acerca de medicina do trabalho, julgue os próximos itens.
A doença do trabalho é aquela produzida ou desencadeada pelo exercício peculiar a determinada atividade.
Maria, uma paciente com de 62 anos de idade, há três anos apresenta quadro de tristeza, relacionada pela família à aposentadoria, quando passou a ficar apática e desestimulada. Há um ano, porém, passou a ficar esquecida e ainda mais retraída, evitando eventos sociais e viagens. Queixando-se sempre de cansaço, indisposição, cefaleia pior pela manhã e insônia. Os familiares começaram a se preocupar ainda mais quando começou a apresentar picos hipertensivos e acordar de madrugada passando mal. Negaram insônia, referindo que a paciente dorme e ronca a noite toda e, ainda, cochila várias vezes durante o dia.
Considerando a situação clínica relatada acima, julgue os itens a seguir.
A utilização da escala Epworth, na qual o paciente atribui notas de 1 a 3 sobre suas chances de cochilar em oito situações diferentes, é um dos parâmetros a serem utilizados na avaliação da sonolência diurna.
Uma mulher com 40 anos de idade foi internada com quadro de pancreatite aguda. Não tinha história prévia de etilismo. No exame físico: ictérica +/4+, pressão arterial de 80 mmHg × 50 mmHg, frequência cardíaca de 110 bpm e saturação de oxigênio = 89% (ar ambiente); o abdome estava tenso, doloroso e com descompressão brusca dolorosa, ruídos hidraéreos reduzidos. Nos exames laboratoriais, observa-se elevação da amilase e lípase, além de aumento das bilirrubinas, à custa de bilirrubina direta e ALT 180 IU/L, ultrassonografia de abdome mostrando cálculos biliares. Foi solicitada CT de abdome.
Acerca desse quadro clínico, julgue os itens subsequentes.
Caso a paciente apresente hipocalcemia nas primeiras 24 h de evolução, a reposição de cálcio deverá ser feita de forma mais lenta e parcimoniosa para evitar lesão do tecido pancreático associada à deposição de cálcio.
Julgue os itens a seguir, que tratam de indicadores de saúde.
O coeficiente de mortalidade proporcional de menores de um ano correlaciona o número de óbitos de crianças no primeiro ano de vida em um período ao número de crianças nascidas vivas nesse mesmo período.
Nas últimas décadas, a acupuntura passou a ser reconhecida como um método eficiente para o controle da dor, graças ao avanço no conhecimento dos mecanismos neurofisiológicos envolvidos na gênese do fenômeno doloroso e da antinocicepção. Considerando esses mecanismos neurofisiológicos, julgue os itens de 94 a 98.
Estudos experimentais em animais comprovaram que a expressão da proteína c-fos, no corno posterior da medula espinhal, provocada por estímulo nocivo, é suprimida por acupuntura de alta ou baixa frequência.
Um doador de 45 anos de idade passou a apresentar, de forma súbita, nos momentos finais do procedimento de doação sanguínea, intensa dor retroesternal em aperto com irradiação para o ombro e o membro superior esquerdos e para a face lateral esquerda do pescoço, associada a náuseas e a um episódio de vômito e sudorese fria profusa. A triagem clínica prévia evidenciou que o doador era assintomático, sedentário, tinha hábito tabágico e sobrepeso. Antes do procedimento de doação, sua pressão arterial era de 135 mmHg × 85 mmHg e a frequência cardíaca de 85 bpm. O procedimento de doação foi imediatamente suspenso e o exame clínico realizado nesse momento mostrou: paciente muito ansioso, com fáscies de dor, sudorético, pressão arterial = 145 mmHg × 95 mmHg, frequência cardíaca de 120 bpm, ritmo cardíaco regular e taquicárdico em 3 tempos, às custas de quarta bulha, sem sopros, pulsos periféricos palpáveis e simétricos. Pulmões limpos, sem ruídos adventícios. Abdome livre com ruídos hidroaéreos presentes. Como a dor torácica persistiu por 20 minutos apesar da suspensão do procedimento de doação, do repouso e do uso de um comprimido sublingual de nitrato, o doador foi encaminhado à sala de emergência, onde foi realizado eletrocardiograma que mostrou: taquicardia sinusal, presença de onda Q profunda e alargada, supradesnivelamento do segmento ST com concavidade para baixo (de 4 mm) e ondas T opostas à maior deflexão do QRS nas derivações D2, D3 e aVF. Foi colhido material para exames laboratoriais para avaliação.
Considerando essas informações, julgue os itens de 96 a 103.
Pelos seus reconhecidos benefícios, o uso de medicamento trombolítico está recomendado nessa emergência clínica.
No que se refere à região fascial e da ritidoplastia, julgue os itens subsequentes.
O tipo mais comum do platisma é o tipo 2, onde as fibras se cruzam ao nível da cartilagem tireoide, comportando-se como um único músculo na região supra-hioidea.
Medicina - Cirurgia de Cabeça e Pescoço - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considere que um paciente com 60 anos de idade, com história de dor na face à esquerda, apresente obstrução nasal e dor em região do segundo molar superior ipsilateral, epistaxe esporádica, trismo e epífora constante. Acerca dessa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.
Trata-se de tumor de boca, com grande extensão lateral, que atingiu o masseter.
Um paciente com 70 anos de idade apresenta há 2 semanas quadro clínico caracterizado por mal-estar geral acompanhado de anorexia, náuseas e vômitos. Após uma semana, o paciente apresentou cefaleia e febre remitente de 39 ºC que não cedia com o uso de antipiréticos. Os familiares notaram o surgimento de confusão mental cerca de 24 horas antes da internação do paciente. Por duas ocasiões, procurou assistência médica, tendo recebido tratamento para virose. Quando da internação, o exame físico mostrou paciente prostrado e sonolento, que respondia a estímulos verbais, embora de maneira lentificada. Observou-se a presença dos sinais de Kerning e Brudzinski. O exame do liquor mostrou líquido límpido, hipertenso, com celularidade de 500/mm3 e predomínio linfocitário, taxa de proteínas de 300 mg% e a de glicose de 30 mg%. Não se identificou a presença de bactérias e fungos no citado material biológico. Foram solicitados alguns exames complementares prospectivos, tendo sido encontrados micronódulos difusos de distribuição aleatória na radiografia de tórax. Procedeu-se ao exame de PPD, que se revelou negativo.
Com base nesse quadro clínico, julgue os itens a seguir.
O sinal de Brudzinski é obtido quando se observa a flexão involuntária da perna sobre a coxa e desta sobre a bacia ao se tentar antefletir a cabeça.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...