Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens de 85 a 88, acerca da hemorragia digestiva alta não varicosa.
Nos tratamentos endoscópicos de hemorragia digestiva alta não varicosa, o tratamento por injeção e o tratamento por métodos térmicos têm a mesma eficácia.
Considere o caso de um paciente de 52 anos de idade com queixas de dor epigástrica em queimação há seis meses e que apresenta piora nas últimas semanas, tendo sido submetido a endoscopia digestiva alta. Com relação a esse caso, assinale a opção correta.
Caso esse paciente seja etilista, o risco de ele desenvolver adenocarcinoma gástrico será maior.
Se a endoscopia revelar uma lesão ulcerada rodeada por bordas elevadas, ela será considerada lesão de Bormann do tipo III.
A dosagem do marcador tumoral CA 19-9 poderá esclarecer se os sintomas são decorrentes de doença gástrica maligna.
Caso esse paciente seja portador de adenocarcinoma gástrico, a presença do sinal de Virchow representará metástase para linfonodo supraclavicular.
A endoscopia desse paciente pode revelar linite plástica, que representa o comprometimento apenas do fundo gástrico por um adenocarcinoma.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a osteoporose é um problema de saúde pública. A respeito desse tema, julgue os itens subsequentes.
A maioria das fraturas vertebrais por trauma mínimo é assintomática.
A transferência de sangue incompatível pode provocar a hemólise do sangue transfundido, causando queda da pressão arterial, escurecimento da visão, desmaio e até a morte. Vários relatos de incompatibilidade em transfusões são descritos desde o século XV até que, no início do século passado, Landsteiner incubou hemácias de um indivíduo com o soro de outro, provocando reação de aglutinação, e descreveu os principais antígenos dos eritrócitos. A respeito das interações entre antígeno e anticorpo, responsáveis pela aglutinação descrita, julgue os próximos itens.
Toda substância capaz de estimular resposta imunológica é denominada antígeno.
Com relação às emergências médicas, julgue os itens de 72 a 75.
Assistolia, fibrilação ventricular (FV) e atividade elétrica sem pulso são exemplos de mecanismos de parada cardiorrespiratória (PCR), sendo que a FV é a modalidade mais comum de PCR extra-hospitalar em adultos.
Apesar de todo o progresso tecnológico, a semiologia é insubstituível na abordagem dos pacientes neuropediátricos. Quanto a esse tema, julgue os próximos itens.
Os movimentos involuntários costumam aumentar com a emoção, diminuir no repouso e desaparecer no sono. Entre os mais frequentes, há os movimentos coreicos, atetósicos, distônicos, os tremores e os tiques. Os movimentos coreicos caracterizam-se por serem finos, lentos, vermiculares e de extremidades distais.
Em relação às doenças infecciosas e parasitárias, julgue os itens a seguir. O novo subtipo do vírus da influenza A (H1N1) é transmitido de pessoa a pessoa, principalmente por meio da tosse, espirro ou secreções respiratórias de pessoas infectadas. Os sintomas podem-se iniciar no período de 3 a 7 dias, e a transmissão ocorre principalmente em locais fechados.
Com respeito às doenças hematológicas, julgue os itens que se seguem.
Usualmente, a deficiência de vitamina B12 leva ao aparecimento de vários achados no sangue periférico. Esses achados incluem anemia macrocítica (com elevado volume corpuscular médio) e neutrófilos hipersegmentados.
Uma paciente de 32 anos de idade procurou um médico ginecologista por ter palpado nódulo na mama direita. Ao exame das mamas, foi percebido nódulo endurecido, fixo aos planos adjacentes, com cerca de 3 cm de diâmetro. Foi realizada, então, mamografia, que revelou presença de lesão espiculada, com limites imprecisos, retração do parênquima adjacente e microcalcificações pleomórficas agrupadas. O exame ultrassonográfico evidenciou a lesão representada na forma gráfica na figura abaixo.
A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens de 75 a 80.
A sombra acústica posterior produzida por essa lesão é determinada pelas microcalcificações presentes no seu interior.
Julgue os itens de 85 a 88, acerca da hemorragia digestiva alta não varicosa.
Nos pacientes críticos com quadro de hemorragia digestiva alta, que evolua com hematêmese continuada e choque hipovolêmico, a endoscopia digestiva alta é o primeiro procedimento a ser realizado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...