Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Medicina - Cirurgia Oncoginecológica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens seguintes com relação à doença trofoblástica gestacional.
O tumor trofoblástico placentário consiste predominantemente de células sinciciotrofoblásticas e citotrofoblásticas, cursa com nível elevado de gonadotrofina coriônica humana e responde muito bem ao tratamento quimioterápico.
Considerando a função do TE na avaliação pós-revascularização miocárdica, julgue os itens de 81 a 85.
Pacientes no primeiro mês após revascularização completa das artérias epicárdicas, mesmo sem reestenose, podem permanecer com TE positivo, possivelmente por doença microvascular. Isso é mais observado em pacientes diabéticos ou hipertensos com hipertrofia ventricular esquerda.
O exame de imagem de uma paciente apresentou linfadenomegalia hilar e nódulo pulmonar de 2 cm, cuja biópsia revelou tratar-se de processo inflamatório granulomatoso.
Com relação ao caso clínico acima e aos processos inflamatórios granulomatosos que acometem o pulmão, julgue os itens a seguir.
Provavelmente, o quadro clínico em questão não é um caso de sarcoidose, já que essa doença não acomete os linfonodos do hilo pulmonar.
Constata-se que a população brasileira está envelhecendo, com aumento da esperança de vida e maior proporção de óbitos por doenças cardiovasculares e neoplasias malignas. Com referência a esse tema, assinale a opção correta.
O indicador de Swaroop-Uemura está em franco declínio no Brasil.
A mortalidade proporcional, segundo o gênero, é maior entre as mulheres em todos os grupos etários.
A relação entre o número de pessoas com 60 anos ou mais e o número daquelas com menos de 15 anos tem apresentado valores decrescentes em todas as grandes regiões geográficas do Brasil.
Dois indicadores revelam o envelhecimento da população brasileira: o aumento da proporção de idosos, 60 anos ou mais, e o aumento da proporção dos menores de 5 anos.
A razão de dependência é um indicador demográfico que relaciona os indivíduos menores de 15 anos, mais os de 60 anos ou mais, com os indivíduos de idade entre 15 e 59 anos.
Assinale abaixo a opção incorreta a respeito do pós-operatório da paciente em questão.
Devido à combinação de diabete e obesidade, a profilaxia com antibióticos deverá ser continuada pelo prazo de 48 a 72 horas.
Não há consenso sobre o tempo de uso de heparina profilática no pós-operatório.
A erosão da parede gástrica é a principal complicação relacionada ao uso da banda gástrica ajustável.
Essa paciente deverá receber no mínimo 100 gramas de glicose nos pós-operatório enquanto estiver em jejum.
Essa paciente, provavelmente, apresentará melhora da diabete e da hipertensão no pós-operatório tardio.
As bases neurocientíficas e o avanço psicofarmacológico vêm tornando a psiquiatria e as doenças mentais menos vítimas de preconceitos, em paralelo com o aumento da eficácia dos tratamentos. Acerca da psicofarmacologia, julgue os itens seguintes.
Com o desenvolvimento de novas drogas para o tratamento do transtorno bipolar do humor, o uso do lítio tornou-se ultrapassado, devido aos riscos de intoxicação causada por essa substância.
Um homem de 50 anos, trabalhador da zona rural, procura atendimento com queixa de palpitações e dispneia a pequenos esforços. O exame físico é compatível com insuficiência cardíaca. O seu ECG mostra:
O diagnóstico mais provável é
infarto do miocárdio anterior prévio.
infarto do miocárdio lateral prévio.
síndrome de Wolff-Parkinson-White.
insuficiência coronária crônica.
doença de Chagas.
Medicina - Oncologia (Cancerologia Clínica) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
41Uma mulher de 36 anos de idade, branca, casada, comerciária, apresentou, há 30 dias, náuseas, vômitos, febre e mialgia, com duração de aproximadamente quatro dias, tendo melhorado com o uso de medicações sintomáticas. Há uma semana, passou a apresentar edema facial e de membros inferiores acompanhado de cefaleia. Buscou auxílio médico, tendo sido constatada hipertensão arterial sistêmica com níveis de 160 mmHg × 110 mmHg, quando lhe foram prescritos furosemida e captopril; em seguida, a paciente foi encaminhada para o nefrologista, devido à presença de anormalidades no exame de urina e à redução da função renal. Na consulta nefrológica, a paciente negou tabagismo, etilismo e antecedentes pessoais e familiares de nefropatias, hipertensão arterial e diabetes. Durante o exame físico, foram observados edema frio, depressível e indolor, localizado nos membros inferiores, e pressão arterial aferida de 170 mmHg × 100 mmHg. Nos exames complementares, foram constatados: 1) hemoglobina de 11,0 g/L e hematócrito de 34%; 2) VHS de 55 mm; 3) sumário de urina com proteinúria (+++), 40 eritrócitos por campo com hemácias dismórficas e presença de cilindros de gordura birrefringentes; 4) urocultura negativa; 5) proteinúria de 24 horas de 5,3 g; 6) colesterol total de 360 mg/dL; 7) exames sorológicos FAN (fator antinúcleo), anti-DNA, anti-Sm, anti-Jo-1, anti-La, anti- RNP, anticoagulante lúpico e anticardiolipina, Anca, sorologia para vírus da hepatite B, vírus da hepatite C e HIV, todos negativos; 8) fator C3 do complemento de 70 mg/dL (discretamente reduzido) e fator C4 menor do que 6 mg/dL (redução acentuada); 9) fator reumatoide aumentado em 350 UI/mL; 10) pesquisa de crioglobulinas no soro foi positiva em uma das amostras; 11) A PCR para vírus C da hepatite foi negativa. Foi então indicada e realizada biópsia renal na paciente, cujo resultado mostrou presença de trombos intraluminais nos capilares glomerulares vistos à microscopia óptica, d Nesse caso, a glomerulonefrite membranoproliferativa do tipo II deve ser considerada no diagnóstico diferencial, entretanto a presença de fator reumatoide elevado, de crioglobulinemia, o consumo do fator C4 do complemento e a ausência de depósitos de C3 no mesângio e capilares glomerulares à microscopia de imunofluorescência excluem esse diagnóstico.
A neoplasia que mais frequentemente causa a síndrome descrita no texto é o
câncer da cabeça do pâncreas.
carcinoma hepatocelular.
adenocarcinoma gástrico.
câncer de próstata.
carcinoma broncogênico.
Considere que determinada empresa metalúrgica com cem empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), produtora de ferro-gusa e localizada no interior do estado da Bahia, tenha apresentado, em outubro de 2009, os seguintes afastamentos relacionados às questões de saúde.
Dos empregados acima listados, apenas os de n.º 1 e 9 exercem suas atividades em áreas administrativas. Todos os demais atuam diretamente na produção. O empregado n.º 1 teve seu quadro desencadeado por assalto sofrido no fim de semana, fora do ambiente de trabalho.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens de 86 a 101.
Considerando a área de atuação da empresa e os diagnósticos dos empregados afastados em outubro de 2009, é correto afirmar que os funcionários n.º 2, n.º 8 e n.º 11 têm nexo técnico epidemiológico firmado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...