Questões de Medicina

Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O método diagnóstico de escolha na avaliação de pacientes com suspeita de síndrome de compressão medular aguda neoplásica é a

  • A.

    mielografia.

  • B.

    tomografia computadorizada.

  • C.

    cintilografia óssea.

  • D.

    ressonância magnética nuclear.

  • E.

    radiografia simples da coluna.

Considere que determinada empresa metalúrgica com cem empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), produtora de ferro-gusa e localizada no interior do estado da Bahia, tenha apresentado, em outubro de 2009, os seguintes afastamentos relacionados às questões de saúde.

Dos empregados acima listados, apenas os de n.º 1 e 9 exercem suas atividades em áreas administrativas. Todos os demais atuam diretamente na produção. O empregado n.º 1 teve seu quadro desencadeado por assalto sofrido no fim de semana, fora do ambiente de trabalho.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens de 86 a 101.

Na referida empresa, a média do tempo de afastamento por questões relacionadas à saúde, no mês de outubro de 2009, foi menor que o dobro da moda.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das trombocitopatias e distúrbios de hemostasia, julgue os itens que se seguem.

A púrpura de Henoch-Schönlein é a vasculite mais comum da infância e cursa caracteristicamente com lesões cutâneas, dor abdominal, hematúria e plaquetopenia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando aspectos de psicologia médica, julgue os itens subsequentes.

Cumprimentar o paciente carinhosamente, chamando-o pelo nome, constatar e responder a aspectos emocionais e ouvir ativamente são exemplos de funções relacionadas com o estabelecimento de uma boa relação médico-paciente durante a consulta médica.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da citologia de amostras do trato respiratório e dos métodos de preparo de amostras, julgue os itens seguintes.

Em esfregaços preparados a partir de amostras de escarro, as células mais comumente encontradas são as epiteliais cilíndricas ciliadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência a distúrbios pré-malignos e malignos dos ovários, julgue os itens subsequentes.

Pacientes na menacma com massa anexial móvel, cística em sua maior parte, unilateral e com contornos regulares podem ser acompanhadas por um período de dois a três meses.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à avaliação da resposta cronotrópica durante teste de esforço, julgue os itens a seguir.

Conforme as II D-TE-SBC, a queda da FC com a progressão do esforço apresenta alta correlação com doença isquêmica, sendo critério absoluto para interrupção do esforço.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil foi criado legalmente pela Constituição Federal de 1988 e regulamentado pelas Leis n.º 8080/1990 e n.º 8142/1990. Com referência a esse sistema, julgue os itens subsequentes.

I É diretriz do SUS o atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais.

II É permitida a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos.

III Não está entre as competências do SUS a participação na formulação da política e na execução das ações de saneamento básico.

IV Não está no campo de atuação do SUS a participação no controle e na fiscalização da produção, transporte, guarda e utilização de substâncias e produtos radioativos.

V É vedada a participação de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde, salvo em situações previstas em lei.

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e III.

  • B.

    I e V.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II e IV.

  • E.

    IV e V.

Com relação a esse caso clínico hipotético, assinale a opção correta.

  • A.

    Essa paciente pode também ser portadora da síndrome de hipoventilação da obesidade, a qual é mais frequente em pacientes com IMC abaixo de 60 kg/m2.

  • B.

    Devido ao IMC, caso a opção cirúrgica seja derivação gástrica em Y de Roux, a alça jejunal do Y de Roux deverá ter entre 80 cm e 100 cm.

  • C.

    Devido ao diabete, a hidratação venosa dessa paciente deverá ser com solução de frutose.

  • D.

    A reposição de sódio nessa paciente deverá ser de 1 mEq/kg/dia a 2 mEq/kg/dia.

  • E.

    A profilaxia para trombose venosa profunda nessa paciente deverá incluir o uso de heparina de baixo peso molecular, deambulação precoce e meias compressivas.

As bases neurocientíficas e o avanço psicofarmacológico vêm tornando a psiquiatria e as doenças mentais menos vítimas de preconceitos, em paralelo com o aumento da eficácia dos tratamentos. Acerca da psicofarmacologia, julgue os itens seguintes.

Uma nova geração de medicamentos psicotrópicos utiliza a propriedade de agonista parcial, ou seja, o medicamento pode ter efeito global agonista ou antagonista, dependendo da quantidade relativa da substância agonista verdadeira.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...