Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O nervo ciático emerge da pelve entre os músculos
glúteo mínimo e piriforme.
piriforme e gêmeo superior.
gêmeo superior e obturador interno.
obturador interno e gêmeo inferior.
gêmeo inferior e quadrado femoral.
A oftalmopatia tireoidiana
só ocorre em mulheres.
não ocorre em jovens
é uma doença ligada a fatores socioeconômicos.
pode ocorrer sem sinais clínicos de doença tireoidiana.
A respeito do câncer de mama, julgue os seguintes itens.
O tipo histológico mais freqüente é o carcinoma lobular.
As doenças císticas renais podem ser congênitas ou adquiridas e ocorrer na infância ou na idade avançada. Os cistos podem ser assintomáticos, porém podem causar sintomas como dor ou sangramentos; podem, ainda, ser causa de hipertensão arterial, de infecções urinárias e de uremia crônica. A partir dessas informações, julgue os itens que se seguem.
O rim medular em esponja ocorre por dilatação dos ductos coletores medulares, formando cistos que, em geral, são oligossintomáticos, mas podem ser acompanhados de hematúria, infecção do trato urinário, calculose renal, e evoluem, habitualmente, para insuficiência renal crônica em pacientes com idade entre 40 e 50.
Julgue os itens a seguir, relativos a infecções em pacientes críticos.
Se um paciente imunocompetente, internado em UTI com sonda vesical de demora, apresentar bacteriúria, porém sem sintomas associados, e, na urocultura, houver crescimento de Pseudomonas aeruginosa sensível a cefepime, a melhor conduta consistirá em iniciar, imediatamente, o tratamento com antibiótico.
As infecções são causas freqüentes e importantes de morbidade e mortalidade no período neonatal. Cerca de 2% dos fetos são infectados in utero, enquanto 10% dos recém-nascidos apresentam infecção no primeiro mês de vida. Ampla variedade de agentes microbianos infecta o recém-nascido, incluindo-se bactérias, vírus, fungos, protozoários e micoplasmas. Com base nessas informações, julgue os itens subseqüentes.
A corioamnionite resulta da invasão microbiana do líquido amniótico e não guarda relação com a ruptura da membrana corioamniótica.
Uma paciente com 25 anos de idade apresenta quadro de asma e está preocupada porque sempre trata das crises no prontosocorro e, quando recebe alta, nada lhe é receitado. Relatou que os sintomas ocorrem em torno de uma vez por mês e, raramente, à noite. Além disso, nunca houve a necessidade de hospitalizar-se ou faltar ao trabalho. O exame físico não apresentou alterações.
Diante dos fatos expostos nesse quadro clinico, seria correto
prescrever o uso de beta 2 agonista de curta duração quando surgirem os sintomas.
Uma mulher de 52 anos de idade procurou assistência médica, relatando que, há 4 meses, passou a apresentar dispnéia aos grandes esforços, que evoluiu para os médios esforços, tosse seca noturna e, há uma semana ao realizar grande esforço físico, apresentou episódio de queda ao solo com perda súbita e transitória da consciência com duração de 4 minutos. Disse que desde a infância foi informada de que tinha "problema cardíaco congênito" porém sem maior repercussão. Negou hipertensão arterial, hipercolesterolemia, tabagismo e etilismo. O exame clínico mostrou pressão arterial de 95 mmHg × 65 mmHg, freqüência cardíaca de 80 bpm; pulmões com murmúrio vesicular fisiológico e presença de discretos estertores em terço inferior de ambos hemitóraces; ictus cordis visível e palpável no 5.º espaço intercostal esquerdo, na linha hemiclavicular esquerda, com 2 cm de extensão, impulsividade aumentada — cupuliforme —, palpase também frêmito sistólico na base do pescoço; à ausculta, o ritmo cardíaco era regular em 3 tempos (B4), com sopro sistólico rude, ejetivo, de grau 5 (classificação de Levine), mais bem audível no foco aórtico, irradiado para base do pescoço, carótidas e região interescapulovertebral direita, e que reduz de intensidade durante a manobra de preensão manual (hand-grip); pulsos arteriais palpáveis e com amplitude diminuída; abdome livre, sem visceromegalias. Extremidades sem edemas. Eletrocardiograma convencional mostrou ritmo sinusal, sinais de sobrecarga do átrio e do ventrículo esquerdos, alterações difusas e secundárias da repolarização ventricular e a radiografia de tórax mostrou índice cardiotorácico de 0,50; discreta congestão pulmonar no terço inferior de ambos os campos pulmonares, borramento peri-hilar e retificação leve do segundo arco cardíaco.
Considerando os dados disponibilizados no quadro clínico acima descrito, julgue os itens de 142 a 147.
Devem ser consideradas no diagnóstico etiológico do vício valvar da paciente em questão a válvula aórtica bicúspide, a doença reumática crônica e a lesão degenerativa da válvula aórtica, embora a primeira seja mais provável.
Num paciente com enfisema pulmonar é freqüente encontrarmos
aumento do fluxo expiratório forçado de primeiro segundo.
volume residual diminuído.
capacidade pulmonar total aumentada.
aumento da trama vaso-brônquica na radiografia de tórax.
expectoração copiosa e purulenta.
Considerando que um paciente de 45 anos de idade, submetido a operação eletiva abdominal de grande porte, esteja no primeiro dia pós-operatório, julgue os itens a seguir.
No período pós-operatório, esse paciente pode apresentar atelectasia, cujo tratamento consiste, inicialmente, de analgesia e movimentos inspiratórios profundos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...