Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Quanto a infecções oculares em pacientes com síndrome de imunodeficiência humana (SIDA), assinale a opção correta.
A retinite por toxoplasma é igual à dos imunocompetentes.
Os referidos pacientes não apresentam infecção ocular por Pneumocystis carinii.
As infecções oculares nesses pacientes só ocorrem com contagem de linfócitos CD4 abaixo de 10 células por microlitro.
A retinite por citomegalovírus está geralmente associada à maior gravidade do quadro sistêmico da SIDA.
A respeito do câncer de mama, julgue os seguintes itens.
Segundo o estadiamento da União Internacional contra o Câncer, um tumor de 1,5cm, sem comprometimento de linfonodos e sem metástases, corresponde ao estádio 2.
Considerando a situação apresentada, julgue os itens que se seguem.
A principal hipótese diagnóstica é embolia gordurosa.
Em relação à neuroanatomia, julgue os itens a seguir.
Os nervos cranianos III, IV e VI atravessam a fissura orbitária superior.
As doenças tubulares renais hereditárias podem comprometer diferentes segmentos do túbulo renal, ocasionando diversos distúrbios metabólicos e funcionais. Com respeito a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.
A cistinúria é a mais comum das aminoacidúrias e consiste na perda anômala de cistina e dos aminoácidos dibásicos (arginina, lisina e ornitina) por defeito no seu transporte, sendo de transmissão genética autossômica recessiva.
Julgue os itens a seguir, relativos a infecções em pacientes críticos.
Caso uma mulher de 40 anos de idade, em tratamento quimioterápico para neoplasia de cólon, internada há 3 dias por náuseas e vômitos de difícil controle, neutropênica (neutrófilos = 800), comece a apresentar tosse produtiva, febre e dispnéia progressiva, e esse quadro evoluir rapidamente para insuficiência respiratória aguda com necessidade de intubação traqueal e radiografia de tórax mostrando infiltrado pulmonar difuso, nessa situação, serão indicados broncoscopia com lavado bronquioalveolar e início de antibiótico de amplo espectro até que os resultados das culturas fiquem prontos.
As infecções são causas freqüentes e importantes de morbidade e mortalidade no período neonatal. Cerca de 2% dos fetos são infectados in utero, enquanto 10% dos recém-nascidos apresentam infecção no primeiro mês de vida. Ampla variedade de agentes microbianos infecta o recém-nascido, incluindo-se bactérias, vírus, fungos, protozoários e micoplasmas. Com base nessas informações, julgue os itens subseqüentes.
A pós-maturidade é o fator predisponente mais importante para a infecção neonatal.
Um homem com 42 anos de idade foi levado ao hospital com história de vômitos em borra de café que iniciou há poucas horas. Ele relatou história de ingesta alcoólica de 30 g/dia desde a adolescência. Referiu, ainda, passado com promiscuidade sexual e uso de droga injetável. Negou história de uso de medicações. No exame clínico, apresentava nível de consciência normal, palidez cutânea e mucosa de 2+/4, FC = 90 bpm, PA deitado de 110 mmHg × 80mmHg e sentado de 100 mmHg × 70 mmHg. No exame abdominal, não havia circulação colateral, visceromegalias ou ascite. A respeito do quadro clínico acima e de conhecimentos a ele correlacionados, julgue os itens que se seguem.
O paciente em questão tem hemorragia digestiva alta maciça devido a hipotensão postural.
Uma paciente com 25 anos de idade apresenta quadro de asma e está preocupada porque sempre trata das crises no prontosocorro e, quando recebe alta, nada lhe é receitado. Relatou que os sintomas ocorrem em torno de uma vez por mês e, raramente, à noite. Além disso, nunca houve a necessidade de hospitalizar-se ou faltar ao trabalho. O exame físico não apresentou alterações.
Diante dos fatos expostos nesse quadro clinico, seria correto
instruir a paciente a utilizar adequadamente os dispositivos inalatórios prescritos.
Uma mulher de 52 anos de idade procurou assistência médica, relatando que, há 4 meses, passou a apresentar dispnéia aos grandes esforços, que evoluiu para os médios esforços, tosse seca noturna e, há uma semana ao realizar grande esforço físico, apresentou episódio de queda ao solo com perda súbita e transitória da consciência com duração de 4 minutos. Disse que desde a infância foi informada de que tinha "problema cardíaco congênito" porém sem maior repercussão. Negou hipertensão arterial, hipercolesterolemia, tabagismo e etilismo. O exame clínico mostrou pressão arterial de 95 mmHg × 65 mmHg, freqüência cardíaca de 80 bpm; pulmões com murmúrio vesicular fisiológico e presença de discretos estertores em terço inferior de ambos hemitóraces; ictus cordis visível e palpável no 5.º espaço intercostal esquerdo, na linha hemiclavicular esquerda, com 2 cm de extensão, impulsividade aumentada — cupuliforme —, palpase também frêmito sistólico na base do pescoço; à ausculta, o ritmo cardíaco era regular em 3 tempos (B4), com sopro sistólico rude, ejetivo, de grau 5 (classificação de Levine), mais bem audível no foco aórtico, irradiado para base do pescoço, carótidas e região interescapulovertebral direita, e que reduz de intensidade durante a manobra de preensão manual (hand-grip); pulsos arteriais palpáveis e com amplitude diminuída; abdome livre, sem visceromegalias. Extremidades sem edemas. Eletrocardiograma convencional mostrou ritmo sinusal, sinais de sobrecarga do átrio e do ventrículo esquerdos, alterações difusas e secundárias da repolarização ventricular e a radiografia de tórax mostrou índice cardiotorácico de 0,50; discreta congestão pulmonar no terço inferior de ambos os campos pulmonares, borramento peri-hilar e retificação leve do segundo arco cardíaco.
Considerando os dados disponibilizados no quadro clínico acima descrito, julgue os itens de 142 a 147.
A redução da intensidade do sopro, constatada durante a manobra de hand-grip, decorre de aumento na pré-carga de trabalho cardíaco.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...