Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente de 40 anos de idade apresenta grande lesão acetobranca circunferencial ao orifício cervical externo. O exame citopatológico cervical mostra numerosas células de núcleos esféricos hipercromáticos e grandes, com escasso citoplasma cianofílico. Em menor número, há células de tamanhos diversos, ora fusiformes ora arredondadas com prolongamentos citoplasmáticos alongados, de características nucleares semelhantes. Há também algumas células pequenas de citoplasma intensamente orangiofílico com núcleos picnóticos. O fundo contém abundante material proteináceo amorfo, numerosos neutrófilos, e fragmentos nucleares.
Assinale a opção que contém o melhor diagnóstico para a situação hipotética apresentada.
lesão intraepitelial escamosa de alto grau
carcinoma escamoso invasor, queratinizante
células atípicas de significado indeterminado (em células escamosas)
carcinoma neuroendócrino do colo uterino
Com relação à imunobiologia, julgue os próximos itens.
A efetividade é a capacidade de atingir determinado objetivo em condições reais. Por exemplo, proteção contra a doença que uma vacina é capaz de conferir, em condições de uso, geralmente observada após liberação do imunobiológico.
Nos infartos com elevação de ST, o tempo entre a admissão e a administração de fibrinolítico e o tempo entre a admissão e a passagem de balão NÃO deve exceder, respectivamente, em minutos,
30 e 90.
30 e 120.
45 e 60.
45 e 90.
90 e 120.
Julgue os itens a seguir, que tratam de aspectos ligados à perícia em auditoria.
Segundo parecer do CFM, não é atribuição do médico auditor executar perícia para autorização prévia de procedimentos.
Considerando o quadro clínico de um paciente de 70 anos de idade, com sintomas do trato urinário inferior e sem tratamentos prévios, julgue os itens subseqüentes.
A ressecção transuretral da próstata é o tratamento cirúrgico padrão quando comparado a outros procedimentos minimamente invasivos.
A estrutura físico-funcional de um hospital abrange suas vias de acesso, circulação, sinalização e fluxo. Em relação a isso, o Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar define padrões de níveis crescentes de exigências que vão de 1 a 3. Acerca dessas exigências, julgue os itens que se seguem.
Um hospital de padrão nível 3, de acordo com o referido manual, deve possuir sistema de aferição de satisfação de pacientes internados e incluir os ambulatoriais.
Procedimentos simples podem reduzir substancialmente a exposição de pacientes e do público em geral à radiação. Relativamente a essas condutas de radioproteção, julgue os itens de 59 a 63.
Durante os procedimentos radiológicos, somente um paciente deve permanecer na sala por vez.
Com relação aos aspectos neuropsiquiátricos da Infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (AIDS), assinale a afirmativa INCORRETA.
Cerca de 70% dos pacientes infectados pelo HIV satisfazem os critérios diagnósticos para os transtornos depressivos.
São fatores de risco para o suicídio na população infectada com HIV: notificação recente de soropositividade para o HIV, apoio social e financeiro inadequado, presença de demência ou delirium.
O transtorno de ajustamento com ansiedade ou humor deprimido ocorre em cerca de 5 a 20% dos pacientes infectados pelo HIV, e sua incidência é mais alta do que o habitual em algumas populações especiais, como recrutas do exército e detentos em prisões.
Os transtornos de ansiedade mais comuns em pacientes com infecção por HIV são transtorno de ansiedade generalizada, transtorno de estresse póstraumático e transtorno obsessivo-compulsivo.
O desenvolvimento da demência, em geral, é um sinal de mau prognóstico, e 50 a 75% dos pacientes com demência morrem em 6 meses.
A tríade clássica para cogitar o diagnóstico da hidrocefalia de pressão normal é
demência, transtorno da marcha e incontinência urinária.
oftalmoplegia, ataxia e delirium.
perda de memória de fixação, ataxia e nistagmo.
demência, disartria e agnosia.
desorientação espacial, crises convulsivas e nistagmo.
A prescrição de oxigenoterapia domiciliar é hoje considerada medida essencial para se obter maior sobrevida dos portadores de DPOC. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.
O emprego de oxigênio não deve ser feito em portadores de DPOC retentores de CO2.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...