Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A isquemia mesentérica aguda é uma emergência vascular grave, com mortalidade global de 60% a 80%. Com respeito a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
A isquemia mesentérica não-oclusiva tem patogênese pouco compreendida, entretanto essa condição clínica freqüentemente envolve a presença de baixo débito cardíaco associado a vasoconstrição mesentérica difusa.
Rizartrose com comprometimento da articulação escafotrapézio é classificada, segundo Eaton e Littler, como do tipo
I.
II.
III.
IV.
V.
Para a melhoria das condições globais de saúde em um país, faz-se necessária, entre outras metas, a redução da mortalidade materna e perinatal. Considerando os conceitos e as causas de mortalidade materna e perinatal no Brasil, assinale a opção correta.
O Sistema de Agravos Notificáveis (SINAN) abrange as doenças de notificação compulsória e inclui diversas outras doenças, inclusive as que influenciam a taxa de mortalidade materna e(ou) perinatal, tais como infecção por rubéola, sífilis e HIV na gestação.
A maioria das mortes maternas ocorre durante o período puerperal e decorrem, em sua maioria, de fatores de risco não identificados no pré-natal.
A dopplerfluxometria contribui para melhorar o controle dos resultados parinatais e ajuda a reduzir a mortalidade perinatal em gestantes de baixo ou de alto risco.
O termo morte materna refere-se à morte de mulher durante a gravidez, parto ou puerpério, devido a causas obstétricas. A expressão morte materna tardia fica reservada para as mortes causadas por doenças não obstétricas agravadas pelo ciclo gravídicopuerperal.
A crescente preocupação com a seleção de alimentos que proporcionem uma vida mais saudável compreende a escolha, o processamento e a conservação desses alimentos, visando colocá-los ao alcance de todos, em boas condições de consumo. Com relação a esse assunto, julgue os seguintes itens.
O uso de ácidos graxos ômega 3 em cápsulas de óleo de peixe deve ser evitado em crianças e lactentes, por potencial promoção de hipervitaminose A e D, da mesma forma que potencializa efeitos de aspirina e warfarina na coagulação.
Mielite transversa é doença neurológica caracterizada por fraqueza muscular e distúrbios sensitivos de início abrupto que são progressivos e comprometem os membros inferiores. Na maioria dos casos, há história anterior de infecção viral acompanhada de febre e mal-estar. Os vírus comumente citados como agentes desses quadros infecciosos que precedem a mielite transversa são o Epstein-Barr e os vírus do herpes, da influenza, da rubéola, da caxumba e da varicela. Com referência às características da mielite transversa, julgue os próximos itens.
Dor abdominal e parestesias das pernas são sintomas proeminentes nas fases inicias da doença.
Um homem com 35 anos de idade está em programa de hemodiálise crônica há 5 anos. A insuficiência renal foi devida a uma glomerulonefrite diagnosticada por meio de biópsia renal feita há 9 anos, com laudo de glomerulosclerose segmentar e focal (GESF). Atualmente, ele está recebendo 3 sessões semanais de 4 horas de hemodiálise, acesso vascular por fístula arteriovenosa, dialisador de polissulfona. Está em uso de eritropoetina humana recombinante (4.000 ui por semana), hidróxido de ferro (100 mg IV por semana), carbonato de cálcio (3,0 g por dia) e calcitriol (0,50 :g por dia). Os exames realizados esta semana mostraram índices de hemoglobina de 11,5 g/dL, ferritina de 850 0g/mL e saturação de transferrina de 55%. O cálcio sérico total foi de 10 mg/dL, o fósforo, de 7,0 mg/dL e o PTH sérico, de 420 pg/mL. A adequação da diálise aferida pelo índice de remoção da uréia foi de 55%.
Com relação ao quadro clínico apresentado acima, julgue os itens que se seguem.
No caso do paciente em questão, o índice de remoção de uréia está indicando uma boa adequação da diálise.
Julgue os itens subseqüentes, que versam sobre a utilização e conservação de hemocomponentes.
A hemólise não-imune de concentrado de hemácias pode ocorrer por fatores mecânicos (circulação extracorpórea), químicos (exposição a soluções hipotônicas) e biológicos (contaminação).
As anemias hemolíticas resultam de mecanismos hereditários ou adquiridos e são caracterizadas por redução da vida média das hemácias. Com relação a esse grupo de patologias, julgue os itens a seguir.
A doença falciforme resulta da substituição do ácido glutâmico por valina na posição 6 da cadeia de betaglobina.
Em portadores de mieloma múltiplo a causa mais comum de insuficiência renal é:
Amiloidose.
Hipercalcemia.
Idiopática.
Hiperuricemia.
Infiltração por células neoplásicas.
Uma paciente 25 anos de idade é atendida na emergência. Apresenta queixa de dispnéia, desconforto precordial e palpitações há 60 minutos. Ao exame físico, apresenta-se em REG, emagrecida, corada, hidratada, taquipneica e acianótica. FC= 180 BPM, FR= 35 IRM, PA = 110 mmHg/50 mmHg, T axilar = 38 ºC. Apresenta, ainda, discretos creptos em bases pulmonares, ritmo cardíaco regular 2T, com SS ++/4 em FM e FA, e sem alterações abdominais ou edema de MMII. Refere, dois episódios semelhantes nos últimos 3 meses, transitórios e com resolução espontânea. ECG traçado no momento revela taquicardia paroxística supraventricular, prontamente revertida com administração endovenosa de verapamil.
O diagnóstico mais provável para essa paciente é de
hipertireoidismo.
feocromocitoma.
hipoglicemia.
neuropatia autonômica diabética.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...