Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que tange aos transtornos da alimentação, é correto afirmar:
Segundo o DSM-IV-TR, um dos critérios diagnósticos para bulimia nervosa é a ocorrência da crise bulímica e dos comportamentos compensatórios inadequados, em média, pelo menos três vezes por semana, por 6 meses.
Segundo a CID-10, um dos critérios diagnósticos para anorexia nervosa é a perda de peso, ou em crianças, a ausência de ganho de peso, levando a um peso corporal pelo menos 10% abaixo do normal ou do peso esperado para a idade e a altura.
A anorexia nervosa é associada à depressão em 80% dos casos, à fobia social em 15% e ao transtorno obsessivocompulsivo em menos de 10% dos casos.
A bulimia nervosa é mais prevalente do que a anorexia nervosa. Como a anorexia nervosa, a bulimia é significativamente mais comum entre mulheres, mas seu início tende a acontecer mais cedo na adolescência do que a anorexia nervosa.
De acordo com o DSM-IV-TR, a idade mais comum de início da anorexia nervosa é dos 14 aos 18 anos. Estima-se que ocorra em cerca de 0,5 a 1% das adolescentes. Manifesta-se 10 a 20 vezes mais em mulheres do que em homens.
Um pediatra atendeu uma criança de 12 meses de idade com história de febre alta, vômitos repetidos e irritabilidade nas últimas 24 horas. Ao exame físico, observou-se diminuição da consciência, rigidez de nuca e sinais de Kernig e Brudzinski. O exame do líquido cefalorraquidiano revelou aumento do número de células, com predomínio de polimorfonucleares, hipoglicorraquia quando comparada à glicemia venosa e hiperproteinorraquia. Revendo a história clínica, o médico obteve a informação de que a criança nasceu bem, foi amamentada até os seis meses exclusivamente, foi vacinada com o esquema básico de vacinação do posto de saúde e, a pedido do médico assistente, recebeu 3 doses da vacina antipneumocócica conjugada heptavalente.
Considerando que o diagnóstico do quadro clínico acima relatado seja meningite, assinale a opção que apresenta o agente etiológico mais provável dessa patologia.
vírus
cocos gram-positivos
bacilo álcool-ácido resistente
cocos gram-negativos
Um lactente de dois meses de vida foi admitido com vômitos repetidos e desidratação. Os pais negaram febre e outros sintomas, mas informaram que a criança vinha apresentando vômitos pós-alimentares há 1 mês, que foram confundidos com regurgitação. No exame físico, o médico observou sinais de desidratação leve e palpou pequena tumoração epigástrica no exame do abdome.
A respeito desse quadro clínico, julgue os itens seguintes.
O diagnóstico clínico é de estenose hipertrófica do piloro.
No que diz respeito às convulsões da abstinência alcoólica, é correto afirmar que
podem ser prevenidas com fenitoína profilática.
podem ser tônico-clônicas ou focais.
geralmente ocorrem tardiamente, com mais de 48 horas de abstinência.
geralmente ocorrem como episódio único e não tendem a apresentar recorrências.
não têm capacidade de desencadear status epilepticus.
A isquemia mesentérica aguda é uma emergência vascular grave, com mortalidade global de 60% a 80%. Com respeito a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
Arritmias cardíacas, infarto do miocárdio, cardiomiopatias e aneurismas ventriculares são exemplos de fatores de risco associados à isquemia mesentérica decorrente de embolia arterial.
Os estudos epidemiológicos constituem a base para a condução de problemas clínicos que fazem parte do dia-a-dia do ginecologista. Acerca da epidemiologia, assinale a opção correta.
Em um estudo prospectivo, quando se diz que a exposição de uma população a um fator de risco leva a um risco relativo igual a 1 para determinada doença, significa que a probabilidade de os indivíduos expostos àquele risco desenvolverem aquela doença é 50% maior que a dos indivíduos não expostos.
Quando um trabalho relata que foram detectados 300 novos casos de determinada doença em um ano, esse dado é denominado taxa de prevalência.
A randomização da amostra é necessária para reduzir os vícios de seleção nos estudos de caso-controle, e pode ser dispensada em estudos de prevalência.
O valor preditivo positivo de um teste é definido como o número de resultados positivos verdadeiros entre todos aqueles com resultado positivo.
A crescente preocupação com a seleção de alimentos que proporcionem uma vida mais saudável compreende a escolha, o processamento e a conservação desses alimentos, visando colocá-los ao alcance de todos, em boas condições de consumo. Com relação a esse assunto, julgue os seguintes itens.
A ingestão de ovos crus, hábito freqüente em comunidades interioranas, deve ser evitada, por levar à inibição da absorção e ação de biotina.
A esclerose múltipla (MS) é doença crônica, remitente, caracterizada por lesões múltiplas da substância branca do sistema nervoso central, que são separadas quanto ao tempo de ocorrência e localização. A causa da MS é desconhecida, mas sabe-se que há interação de fatores genéticos, imunológicos e infecciosos na origem da doença. A respeito dessa enfermidade, julgue os itens a seguir.
A progressão da doença tende a ser lenta, com longos períodos de remissão dos sintomas.
Um homem com 35 anos de idade está em programa de hemodiálise crônica há 5 anos. A insuficiência renal foi devida a uma glomerulonefrite diagnosticada por meio de biópsia renal feita há 9 anos, com laudo de glomerulosclerose segmentar e focal (GESF). Atualmente, ele está recebendo 3 sessões semanais de 4 horas de hemodiálise, acesso vascular por fístula arteriovenosa, dialisador de polissulfona. Está em uso de eritropoetina humana recombinante (4.000 ui por semana), hidróxido de ferro (100 mg IV por semana), carbonato de cálcio (3,0 g por dia) e calcitriol (0,50 :g por dia). Os exames realizados esta semana mostraram índices de hemoglobina de 11,5 g/dL, ferritina de 850 0g/mL e saturação de transferrina de 55%. O cálcio sérico total foi de 10 mg/dL, o fósforo, de 7,0 mg/dL e o PTH sérico, de 420 pg/mL. A adequação da diálise aferida pelo índice de remoção da uréia foi de 55%.
Com relação ao quadro clínico apresentado acima, julgue os itens que se seguem.
A doença de base, GESF, pode recidivar no enxerto renal e é uma contra-indicação absoluta para o transplante renal do paciente.
Julgue os itens subseqüentes, que versam sobre a utilização e conservação de hemocomponentes.
A transfusão com concentrado de hemácias lavadas em solução salina está indicada em casos de deficiência congênita de IgA e hemoglobinúria paroxística noturna.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...