Questões de Medicina

Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um homem com 58 anos de idade submeteu-se a tratamento para seborréia em diversas áreas do rosto durante vários anos. O filho e a sobrinha possuíam patologia semelhante. Ao exame clínico, o homem apresentava o nariz espesso, com protuberâncias violáceas, eritema na pele e telangiectasias, principalmente em sua metade inferior. O diagnóstico clínico foi o de rinofima.

 

Com relação ao quadro clínico acima, julgue os itens que se seguem.

O tratamento da rinofima não é só estético, pois, no caso em questão, pode haver comprometimento funcional do nariz pelo aumento exagerado da lesão, ocasionando obstrução do fluxo aéreo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um paciente de 61 anos de idade, tabagista e etilista inveterado há vários anos, procurou médico, com queixas de emagrecimento, diarréia e dor abdominal. Relatou ser portador de diabetes controlada com hipoglicemiante oral.

A respeito desse caso clínico, julgue os seguintes itens.

Esse paciente pode ser portador de pancreatite crônica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da avaliação e conduta no derrame para-pneumônico, julgue os itens subseqüentes.

O derrame associado à artrite reumatóide cursa classicamente com glicose e pH baixos, sendo, inclusive, em níveis inferiores aos encontrados nos derrames parapneumônicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Dado que há melhor controle loco-regional dos carcinomas espinocelulares das vias areodigestivas superiores, a ocorrência de múltiplos tumores primários apresenta impacto na sobrevida dos pacientes. Com relação ao exposto, julgue os seguintes itens.

A continuidade de hábitos como tabagismo e etilismo após o tratamento é um importante fator de risco.

  • C. Certo
  • E. Errado

Dois pacientes desenvolvem endocardite infecciosa em válvula prostética. O primeiro foi operado há 20 dias e o segundo há 15 meses. Os agentes etiológicos mais prováveis são, respectivamente,

  • A.

    estreptococo e fungo.

  • B.

    fungo e enterococo.

  • C.

    bacilo gram-negativo e Staphylococcus aureus.

  • D.

    Staphylococcus epidermidis e estreptococo.

  • E.

    Staphylococcus aureus e Staphylococcus epidermidis.

A ação do profissional de saúde depende do material que está sendo usado como veículo de transmissão de infecção, tanto para pacientes como na manipulação de artigos sem os devidos cuidados. Acerca dos métodos de proteção antiinfecciosa, julgue os seguintes itens.

Cloro, iodóforos, álcool e fenóis não devem ser utilizados para artigos que entrarão em contato com a pele íntegra ou para a desinfecção de superfícies, devido a sua ineficácia nessas circunstâncias.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos transtornos dissociativos, é correto afirmar:

  • A.

    A fuga dissociativa é rara e, como a amnésia dissociativa, ocorre com maior freqüência durante guerras, após catástrofes naturais e como resultado de crises pessoais com conflitos internos intensos. Segundo o DSM-IV-TR, existe uma taxa de prevalência de 1% na população geral.

  • B.

    Embora as mulheres tenham maior probabilidade de desenvolver o transtorno dissociativo de identidade do que os homens, as crianças afetadas são, em sua maioria, meninos; a predominância feminina se desenvolve apenas na adolescência.

  • C.

    A amnésia é o sintoma dissociativo mais comum e ocorre em quase todos os transtornos dissociativos. É considerada o subtipo mais recorrente do transtorno. Acredita-se que essa condição ocorra com maior freqüência em adultos mais velhos do que em adultos mais jovens.

  • D.

    Como experiência ocasional na vida de muitas pessoas, a despersonalização é um fenômeno incomum, porém não necessariamente patológico. Estudos indicam que sua forma transitória pode ocorrer em até 5% de uma dada população, com maior freqüência em mulheres do que em homens.

  • E.

    O transtorno dissociativo de identidade não se desenvolve em crianças com menos de 5 anos de idade. Contudo, a partir dessa idade, os sintomas podem aparecer e se assemelhar a um transe e ser acompanhados de sintomas de transtornos depressivos, períodos amnésticos, vozes alucinatórias, comportamento suicida ou autolesivo.

Julgue os itens a seguir, relativos aos distúrbios neurológicos encontrados na infância.

I Segundo Volpe, no período neonatal a convulsão sutil se manifesta como movimentos oculares, orais-bucais-linguais e movimentos estereotipados de membros (pedalar, nadar, boxear).

II O quadro clínico de uma escolar com história de cefaléia recorrente, de localização unilateral, pulsátil, acompanhada de náuseas, vômitos e fotofobia, com crises que duram em média 48 horas quando tratadas e que melhoram com repouso, é compatível com o diagnóstico de um processo expansivo intracraniano.

III Considere o seguinte quadro clínico: um lactente de quatro meses passa a apresentar movimentos de flexão de membros superiores e inferiores, em salvas, várias vezes ao dia, sem perda da consciência; a mãe informou que o nascimento ocorreu com dificuldades, que a criança necessitou de ajuda para respirar e permaneceu durante uma semana na unidade de cuidados intensivos neonatais; também percebeu que a criança não vinha se desenvolvendo bem, que tinha alguma dificuldade para amamentar e não conseguia elevar o pescoço quando em decúbito ventral; um eletroencefalograma mostrou um padrão hipsiarrítmico. Nessa situação, o diagnóstico é de espasmos infantis (síndrome de West), e o prognóstico é reservado quanto ao desenvolvimento neurológico.

IV Considere o seguinte quadro clínico: um lactente com 10 meses, após uma crise de choro, perdeu a respiração e ficou cianótico, hipotônico e inconsciente; a mãe tentou reanimar a criança fazendo ventilação boca a boca; ao final de 30-60 segundos, a criança voltou a respirar normalmente, e ficou corada; a mãe ficou preocupada porque tal episódio se repetiu em mais duas ocasiões e a criança não aparentava anormalidades.

Nessa situação clínica, o diagnóstico é de crise de ausência e causa de morte súbita na infância. Estão certos apena

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    III e IV.

Um lactente de dois meses de vida foi admitido com vômitos repetidos e desidratação. Os pais negaram febre e outros sintomas, mas informaram que a criança vinha apresentando vômitos pós-alimentares há 1 mês, que foram confundidos com regurgitação. No exame físico, o médico observou sinais de desidratação leve e palpou pequena tumoração epigástrica no exame do abdome.

A respeito desse quadro clínico, julgue os itens seguintes.

Ultra-sonografia do abdome é um exame de baixa sensibilidade e baixa especificidade para o caso em questão e, portanto, não deve ser solicitado no esclarecimento diagnóstico, preferindo-se a utilização do exame contrastado do esôfago, do estômago e do duodeno (EED).

  • C. Certo
  • E. Errado

Um homem de 59 anos, obeso, tabagista, em uso de glimepirida 4 mg e metformina 1.700 mg ao dia, procura o pronto-socorro porque há 2 horas, após uma discussão com familiares, apresentou forte aperto na região precordial, com irradiação para o braço esquerdo, que durou cerca de 30 minutos, cessando espontaneamente com repouso. Agora está bem, apenas com um pouco de desconforto retroesternal, e só veio por insistência da esposa. Apresenta pulso = 50 bat/min e PA = 164 × 94 mmHg com restante do exame físico normal. O ECG mostra:

A melhor conduta, dentre as abaixo, é administrar

  • A.

    um anti-hipertensivo, preferencialmente inibidor da ECA, orientar quanto aos fatores de risco e encaminhá- lo para acompanhamento ambulatorial.

  • B.

    nitroglicerina EV, bloqueador de canal de cálcio, ansiolítico, colher enzimas cardíacas e observar na sala de emergência.

  • C.

    ácido acetilsalicílico, inibidor da ECA, trombolítico e encaminhar para unidade de tratamento intensivo.

  • D.

    ácido acetilsalicílico, betabloqueador, inibidor da ECA, clopidogrel, trombolítico, colher enzimas cardíacas seriadas e manter o paciente sob observação na sala de emergência.

  • E.

    ácido acetilsalicílico, betabloqueador, oxigênio e heparina de baixo peso molecular, colher enzimas cardíacas e admitir o paciente numa unidade de tratamento intensivo.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...