Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma mulher de 35 anos de idade e com 36 semanas de gestação, durante consulta de emergência, relatou cefaléia intensa e persistente, dor epigástrica, náuseas e vômitos. No exame clínico, constatou-se edema de membros inferiores, mãos e face, pressão arterial de 172 mmHg × 113 mmHg (sem antecedentes prévios de hipertensão arterial) e cujos exames laboratoriais evidenciaram: proteinúria (+3) no exame sumário de urina (EAS), hemólise microangiopática e trombocitopenia no hemograma, elevação dos níveis séricos de transaminases (TGO e TGP) e de ácido úrico. Considerando as informações clínicas apresentadas, julgue os itens a seguir.
A principal hipótese diagnóstica é eclâmpsia grave.
Com relação às complicações cirúrgicas, julgue os próximos itens.
A causa mais comum de infecção de prótese é a contaminação bacteriana que ocorre durante sua implantação, a partir da pele ou de linfonodos adjacentes, devendo os antibióticos serem administrados imediatamente antes da incisão da pele.
Uma menina, com 6 semanas de vida, apresentou história de aparecimento de um pequeno ponto vermelho na face, que cresceu rapidamente. A criança, atualmente, está com 4 meses de vida e existem duas tumorações na face, sendo uma localizada na pálpebra superior esquerda, com 3 cm de diâmetro, e a segunda, na região pré-auricular esquerda, com 2 cm de diâmetro
Acerca desse caso clínico e dos hemangiomas, julgue os itens que se seguem No caso descrito, o diagnóstico mais provável é o de hemangioma tuberoso, por apresentar tumoração com mais de 2 cm de diâmetroTexto para os itens de 96 a 104
Uma mulher de 48 anos de idade foi admitida na sala de emergência de um hospital, com queixas de que há 6 horas iniciou súbita cefaléia, de forte intensidade e holocraniana, associada a naúseas, vômitos e embaçamento visual. A paciente queixou-se, ainda, de que, há 2 horas, passou a apresentar hemiplegia direita. Relatou, também, ser portadora de hipertensão arterial sistêmica, constatada há oito anos, quando estava grávida. Nos últimos dois anos, necessitou de várias internações por crises hipertensivas. Nesse período, a hipertensão tem sido de difícil controle. Devido a esse quadro, a paciente está em uso ambulatorial, mas irregular, de várias medicações anti-hipertensivas. Na admissão na emergência, o exame físico revelou que a paciente estava sonolenta, torporosa, com perda da marcha, hemiplegia direita, pupilas isocóricas e fotorreagentes. Sua freqüência cardíaca era de 100 bpm, a pressão arterial, de 200 mmHg × 120 mmHg, e seus pulmões estavam limpos. O exame de fundo de olho evidenciou cruzamentos arteriovenulares patológicos e ausência de papiledema bilateralmente. No eletrocardiograma, havia sinais de sobrecarga de câmaras esquerdas. Após aprofundamento da investigação, fez-se o diagnóstico de acidente vascular cerebral por hemorragia intraparenquimatosa.
Com base nas informações apresentadas no texto, julgue os itens a seguir.
Na paciente em questão, o exame do fundo de olho apresenta alterações indicativas da associação entre o acidente vascular hemorrágico e a encefalopatia hipertensiva.
Nas diretrizes gerais para o trabalho em contenção com agentes biológicos, publicadas pelo Ministério da Saúde em 2006, há rígidas normalizações no que concerne à garantia da biossegurança. Especificamente quanto aos métodos de desinfecção e esterilização contidos nessas diretrizes, julgue os itens a seguir.
Mãos enluvadas não devem tocar superfícies "limpas" como teclado, telefone e maçaneta.
No que diz respeito aos Transtornos de Transe e Possessão e segundo os critérios da CID-10, é INCORRETO afirmar:
Apenas transtornos de transe que são involuntários ou indesejados e que se intrometem nas atividades costumeiras, ocorrendo fora ou sendo um prolongamento de situações religiosas ou outras aceitas culturalmente, devem ser incluídos nessa categoria diagnóstica.
A atenção e a consciência podem limitar-se ou concentrar-se em apenas um ou dois aspectos do ambiente imediato, e há muitas vezes um conjunto limitado, mas repetido, de movimentos, posições e expressões vocais.
Há uma perda temporária tanto do senso de identidade pessoal quanto da consciência plena do ambiente, sendo observado rebaixamento do nível de consciência.
Transtornos de transe ocorrendo no curso de psicoses esquizofrênicas ou agudas com alucinações, delírios ou personalidade múltipla não devem ser incluídos nessa categoria diagnóstica.
Essa categoria diagnóstica não deve ser usada se o transtorno de transe for considerado intimamente associado a qualquer tr
Uma paciente de 19 anos de idade, anteriormente hígida, passou a apresentar diarréia com muco, sangue e secreção purulenta. A paciente submeteu-se a uma colonoscopia, que revelou um processo inflamatório contínuo do reto até o ceco, mais intenso no reto e no cólon esquerdo. Havia friabilidade, eritema difuso, apagamento do padrão vascular submucoso, sangramento ao toque do aparelho, múltiplas úlceras e pseudopólipos.
Julgue os itens seguintes, acerca desse caso clínico.
A paciente poderá apresentar manifestações extra-intestinais, como pioderma gangrenoso, alterações oculares e articulares.
Uma criança de 3 anos de idade, proveniente da comunidade, foi atendida com história de febre, mal-estar, coriza hialina e tosse seca há 3 dias. Há 24 horas apresenta tosse cheia, com dificuldade para respirar e vômitos incoercíveis. A mãe informou que a criança apresentava tais sintomas pela primeira vez. No exame físico, estava com febre, fácies de sofrimento agudo, sinais de desidratação de segundo grau e freqüência respiratória de 60 incursões por minuto. O tórax mostrava retrações intercostais e subcostais, submacicez no terço inferior do hemitórax direito e broncofonia.
Julgue os itens seguintes, relativos ao quadro clínico hipotético acima.
A doença respiratória inicial é compatível com um quadro viral. Nessa situação, o agente etiológico mais provável é um coxsackievírus.
Com relação à artrite bacteriana aguda não-gonocócica, são corretas as afirmações abaixo, EXCETO:
na ausência de tratamento adequado pode haver destruição da junta afetada.
o agente etiológico mais freqüente é Staphylococcus epidermidis, seguido por estreptococos A e B.
é, geralmente, de início súbito, com acometimento monoarticular.
em usuários de drogas endovenosas é freqüentemente causada por germes Gram negativos.
é, via de regra, uma infecção que acomete um hospedeiro comprometido.
Acerca das emergências oftalmológicas, relativamente freqüentes em unidades de pronto-socorro, julgue os itens subseqüentes.
A abrasão (desepitelização) corneana causa sensação de corpo estranho, ardência, lacrimejamento, fotofobia e dor local e pode ser confirmada por meio da aplicação de colírio de fluoresceína — que cora a superfície ocular com epitélio normal, deixando a lesão sem coloração.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...