Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens a seguir, acerca de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.
Um quadro clínico compatível só poderá ser diagnosticado como LER/DORT se houver exposição comprovada a situações de risco por período superior a dois anos.
Uma paciente com 28 anos de idade percebeu um nódulo na região cervical durante a escovação do cabelo. Não apresentava quadro clínico sugestivo de disfunção tireoidiana. No exame físico, evidenciou-se nódulo na base do lobo direito da tireóide, com 2 cm de diâmetro, sem adenomegalias cervicais. A respeito desse caso clínico e de aspectos a ele relacionados, julgue os próximos itens.
Os sinais de Trousseau e Chvostek são manifestações clínicas precoces de hipocalcemia.
Paciente do sexo masculino, 22 anos de idade, há três meses apresenta fraqueza, inapetência, náuseas e perda de peso. Ao exame físico, evidencia-se pele de tonalidade escurecida e hipotensão postural.
Em relação a esse quadro clínico, julgue os próximos itens.
O paciente provavelmente apresenta hipernatremia e hipopotassemia.
Em relação à artrite gotosa, julgue os itens que se subseguem.
A fase aguda dessa moléstia geralmente é caracterizada por uma monoartrite, acometendo freqüentemente a articulação metatarsofalangiana do primeiro pododáctilo (hálux) — chamada podagra.
Acerca de hemorragias ginecológicas, julgue os itens subseqüentes.
Endométrio atrófico, hiperplasia endometrial e câncer de colo de útero são exemplos de etiologias envolvidas no sangramento ginecológico que ocorre após 6 meses (ou mais) da cessação do fluxo menstrual.
Com relação às complicações cirúrgicas, julgue os próximos itens.
Se um paciente submetido a endarterectomia carotídea direita sem intercorrências apresentar quadro de AVC com deficit neurológico à esquerda e não dispuser de ecografia, deve-se indicar uma nova operação imediatamente.
Uma senhora com 46 anos de idade, hipertensa, tabagista e obesa, submeteu-se a reconstrução imediata de mama direita com retalho musculocutâneo do reto abdominal (TRAM) ipsilateral, previamente autonomizado. A paciente encontra-se em seu primeiro dia pós-operatório e apresenta-se ansiosa e dispnéica
Julgue os seguintes itens, relativos ao quadro clínico acima e à reconstrução mamária. Uma medida para aumentar o suprimento sanguíneo do retalho de TRAM quando este é pediculado é a realização de autonomização ou a sobrecarga com a anastomose dos vasos epigástricos inferiores anastomosados aos vasos toracodorsaisTexto para os itens de 96 a 104
Uma mulher de 48 anos de idade foi admitida na sala de emergência de um hospital, com queixas de que há 6 horas iniciou súbita cefaléia, de forte intensidade e holocraniana, associada a naúseas, vômitos e embaçamento visual. A paciente queixou-se, ainda, de que, há 2 horas, passou a apresentar hemiplegia direita. Relatou, também, ser portadora de hipertensão arterial sistêmica, constatada há oito anos, quando estava grávida. Nos últimos dois anos, necessitou de várias internações por crises hipertensivas. Nesse período, a hipertensão tem sido de difícil controle. Devido a esse quadro, a paciente está em uso ambulatorial, mas irregular, de várias medicações anti-hipertensivas. Na admissão na emergência, o exame físico revelou que a paciente estava sonolenta, torporosa, com perda da marcha, hemiplegia direita, pupilas isocóricas e fotorreagentes. Sua freqüência cardíaca era de 100 bpm, a pressão arterial, de 200 mmHg × 120 mmHg, e seus pulmões estavam limpos. O exame de fundo de olho evidenciou cruzamentos arteriovenulares patológicos e ausência de papiledema bilateralmente. No eletrocardiograma, havia sinais de sobrecarga de câmaras esquerdas. Após aprofundamento da investigação, fez-se o diagnóstico de acidente vascular cerebral por hemorragia intraparenquimatosa.
Com base nas informações apresentadas no texto, julgue os itens a seguir.
A situação clínica apresentada classifica-se como uma urgência hipertensiva.
A Portaria n.º 675 do Ministério da Saúde, de 30/3/2006, também chamada de Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde, define seis princípios básicos. Com relação a esses princípios, julgue os itens subseqüentes.
Quando o tema é biossegurança, o cidadão não pode ter deveres, cabendo ao Estado proteger os plenos direitos dos cidadãos.
O único fator, dentre os abaixo, que NÃO está associado com a diminuição do limiar convulsivo e/ou aumento da duração da convulsão é:
ECT não unilateral D'Elia.
sexo feminino.
idade jovem.
antagonista opióide.
reserpina.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...