Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma paciente de 19 anos de idade, anteriormente hígida, passou a apresentar diarréia com muco, sangue e secreção purulenta. A paciente submeteu-se a uma colonoscopia, que revelou um processo inflamatório contínuo do reto até o ceco, mais intenso no reto e no cólon esquerdo. Havia friabilidade, eritema difuso, apagamento do padrão vascular submucoso, sangramento ao toque do aparelho, múltiplas úlceras e pseudopólipos.
Julgue os itens seguintes, acerca desse caso clínico.
O tratamento cirúrgico de urgência está indicado para evitar a perfuração ou um megacólon tóxico.
Uma criança com seis meses de vida foi levada, pela primeira vez, a uma unidade básica de saúde. A mãe informou ao pediatra que ela nasceu com 40 semanas gestacionais, após uma gestação sem intercorrências. Ao nascer, pesou 3.300 g, mediu 50 cm, e o perímetro cefálico era de 34 cm. O "cartão da criança" registra que recebeu a primeira dose da vacina contra hepatite B nas primeiras 24 horas de vida. Na história alimentar, a mãe informou que a amamentou exclusivamente ao seio materno por 15 dias e que, após esse período, a dieta foi complementada com leite de vaca diluído em água, amido derivado de arroz e açúcar. O desmame ocorreu com 30 dias de vida. Revendo-se a história pregressa, observou-se que a criança foi acometida por diarréia, febre e vômitos, seguidos de fezes líquidas e explosivas, com intensa hiperemia perianal durante sete dias, além de doença respiratória febril, necessitando usar antibiótico. No exame físico, pesava 5.500 g, media 63 cm de comprimento, e o perímetro cefálico media 42 cm. Estava apática, não se mantinha sentada, mesmo com apoio, pouco interagia com a mãe, tinha palidez palmar e o abdome era globoso.
Com relação a esse quadro clínico, julgue os seguintes itens.
Essa criança deve ser classificada como eutrófica, segundo o critério de Gomez.
Um paciente de 38 anos de idade, lavrador, buscou atendimento médico com quadro clínico caracterizado por disfagia, trismo e riso sardônico, rigidez de nuca, contratura muscular da região dorsal (opistótono) e rigidez muscular progressiva, atingindo os músculos retoabdominais (abdome em tábua) e o diafragma, que evoluíram para contraturas generalizadas desencadeadas por estímulos diversos, luminosos e sonoros, por exemplo. Apresentava lesão traumática no primeiro pododáctilo direito, com tecido necrosado, que ocorreu há 12 dias.
Com referência a esse quadro clínico, julgue os itens que se seguem.
O desbridamento do foco de infecção e o uso de antimicrobiano, como, por exemplo, a amicacina por via intramuscular, por 7 a 10 dias, visa erradicar o agente etiológico provavelmente envolvido nessa doença.
Quanto ao aparelho lacrimal, julgue os itens subseqüentes.
O filme lacrimal não interfere com o funcionamento do epitélio da córnea.
Acerca da vigilância sanitária no setor de produção e(ou) processamento de alimentos em hospitais, julgue os itens a seguir.
Independentemente da situação, o uso de praguicidas é terminantemente proibido em áreas de processamento de alimentos.
Julgue os itens a seguir, referentes às doenças inflamatórias do sistema nervoso central (SNC).
As lesões do SNC são de natureza desmielinizante na neuromielite óptica (doença de Devic) e de natureza necrotizante com cavitações na esclerose múltipla. Esta última característica é que explica a formação das lesões hipoatenuantes vistas na RM de crânio (
Julgue os itens a seguir, acerca de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.
Na caracterização da exposição aos fatores de risco para LER/DORT, é importante avaliar, a região anatômica exposta aos fatores de risco ou intensidade desses fatores, a organização temporal da atividade, entre outros.
Uma paciente com 28 anos de idade percebeu um nódulo na região cervical durante a escovação do cabelo. Não apresentava quadro clínico sugestivo de disfunção tireoidiana. No exame físico, evidenciou-se nódulo na base do lobo direito da tireóide, com 2 cm de diâmetro, sem adenomegalias cervicais. A respeito desse caso clínico e de aspectos a ele relacionados, julgue os próximos itens.
A complicação metabólica mais comum após tireoidectomia total é a hipocalcemia.
Em relação a cetoacidose diabética, julgue os itens que se seguem.
Febre e leucocitose com desvio à esquerda podem estar presentes nos quadros clínicos de cetoacidose diabética, mesmo na ausência de infecção bacteriana aguda ativa.
Com base nessas informações, julgue os próximos itens.
As alterações radiológicas descritas são precocemente constatadas em quase todos os pacientes com essa condição emergencial.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...