Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Texto para os itens de 56 a 61
Uma paciente de 37 anos de idade buscou atendimento de emergência, relatando o aparecimento de manchas avermelhadas na pele do tórax e abdome, associadas a prurido intenso, cerca de 30 minutos após a ingestão de aspirina. No exame físico, apresentou lesões cutâneas eritematoedematosas, circunscritas ao tórax e abdome, agrupadas, numulares, de tamanho variado e associadas a prurido intenso. Sem edema de partes moles e de mucosas.
Com referência ao quadro clínico descrito no texto, julgue os itens que se seguem.
Com base nas melhores evidências científicas, o tratamento de primeira escolha recomendado para a paciente em apreço baseia-se no uso de corticóide por via oral.
Quanto aos glaucomas, julgue os itens seguintes.
Um indivíduo tem mais risco de apresentar glaucoma crônico de ângulo aberto aos 60 anos do que aos 20 anos de idade.
Com base no quadro clínico acima apresentado, julgue os itens de 74 a 85.
As evidências científicas têm demonstrado que, quando se constata nível muito elevado da proteína C reativa sérica, em situações clínicas semelhantes à apresentada, há uma associação a formas mais graves no tipo de urgência médica relatada.
Um paciente com 24 anos de idade deu entrada na emergência de um hospital público com quadro de início súbito há 1 hora de perda de força muscular em dimídio esquerdo. O exame neurológico evidenciou hemiplegia, hemihipoestesia e hemianopsia esquerdas com rebaixamento do nível de consciência. Foi submetido a tomografia computadorizada do crânio. A respeito do caso clínico acima e de temas a ele relacionados, julgue os próximos itens.
O exame com maior sensibilidade para o diagnóstico de embolia de origem cardíaca é o ecocardiograma transtorácico.
Com relação ao uso profilático de antimicrobianos, julgue os itens seguintes.
A rifampicina é indicada na prevenção de doença meningocócica para os contactantes domiciliares e outros contatos íntimos e prolongados, definidos como aqueles que tenham contato maior ou igual a quatro horas durante 5 a 7 dias antes do início da doença.
Uma senhora com 53 anos de idade, com quadro clínico sugestivo de tireotoxicose, apresenta bócio difuso e os seguintes exames complementares. TSH: 4,0 mUI/mL T
captação de 24 horas de 131I: 60%
Com relação a esse quadro clínico, julgue os itens subseqüentes.
A resistência periférica e hipofisária completa aos hormônios tireoidianos é um diagnóstico que deve ser considerado.
O diabetes mellitus tipo 2 é uma síndrome clínica caracterizada por hiperglicemia e cuja morte precoce por eventos cardiovasculares é final comum. Nos últimos vinte anos, vários ensaios clínicos demonstraram, de forma inequívoca, técnicas que reduzem o risco de eventos cardiovasculares em pacientes diabéticos. Esses ensaios formam a base de diretrizes correntes em relação ao manejo dos pacientes diabéticos, especialmente nas áreas de redução da pressão arterial, lipídeos, modulação do sistema renina-angiotensina, terapia antiplaquetária e procedimentos invasivos de revascularização. Quanto à relação entre diabetes mellitus e doença cardiovascular, julgue os itens a seguir.
Os inibidores da enzima de conversão da angiotensina, os bloqueadores do receptor da angiotensina, os diuréticos tiazídicos e os ß-bloqueadores são drogas que oferecem proteção cardiovascular em pacientes diabéticos hipertensos.
No Brasil, o trauma é um grande problema de saúde pública, causando forte impacto na sociedade, principalmente em sua morbidade e mortalidade. Conhecimentos básicos relativos ao atendimento dessa emergência são fundamentais. Com relação a esse tema, julgue os itens a seguir.
O traumatismo renal deve ser suspeitado quando houver contusão lombar, na região torácica baixa ou do flanco, sendo que a anúria é o sinal mais comum e precoce nesse tipo de trauma.
No curso da hepatite B a presença de HBeAg positivo indica
doença ativa com replicação viral.
necessidade de tratamento com imunossupressor.
infecção concomitante com o vírus E da hepatite.
cronificação da doença.
cura e imunidade contra a doença.
Acerca de feridas, julgue os itens seguintes.
Do ponto de vista clínico, são classificadas como fechadas as feridas que são passíveis de ser suturadas quando do seu tratamento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...