Questões de Medicina

Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Texto para os itens de 56 a 61

 

Uma paciente de 37 anos de idade buscou atendimento de emergência, relatando o aparecimento de manchas avermelhadas na pele do tórax e abdome, associadas a prurido intenso, cerca de 30 minutos após a ingestão de aspirina. No exame físico, apresentou lesões cutâneas eritematoedematosas, circunscritas ao tórax e abdome, agrupadas, numulares, de tamanho variado e associadas a prurido intenso. Sem edema de partes moles e de mucosas.

 

Com referência ao quadro clínico descrito no texto, julgue os itens que se seguem.

Com base nas melhores evidências científicas, o tratamento de primeira escolha recomendado para a paciente em apreço baseia-se no uso de corticóide por via oral.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto aos glaucomas, julgue os itens seguintes.

Um indivíduo tem mais risco de apresentar glaucoma crônico de ângulo aberto aos 60 anos do que aos 20 anos de idade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no quadro clínico acima apresentado, julgue os itens de 74 a 85.

As evidências científicas têm demonstrado que, quando se constata nível muito elevado da proteína C reativa sérica, em situações clínicas semelhantes à apresentada, há uma associação a formas mais graves no tipo de urgência médica relatada.

  • C. Certo
  • E. Errado

                       Um paciente com 24 anos de idade deu entrada na

emergência de um hospital público com quadro de início súbito

há 1 hora de perda de força muscular em dimídio esquerdo. O

exame neurológico evidenciou hemiplegia, hemihipoestesia e

hemianopsia esquerdas com rebaixamento do nível de

consciência. Foi submetido a tomografia computadorizada do

crânio.

 

A respeito do caso clínico acima e de temas a ele relacionados,

julgue os próximos itens.

O exame com maior sensibilidade para o diagnóstico de embolia de origem cardíaca é o ecocardiograma transtorácico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao uso profilático de antimicrobianos, julgue os itens seguintes.

A rifampicina é indicada na prevenção de doença meningocócica para os contactantes domiciliares e outros contatos íntimos e prolongados, definidos como aqueles que tenham contato maior ou igual a quatro horas durante 5 a 7 dias antes do início da doença.

  • C. Certo
  • E. Errado

                 Uma senhora com 53 anos de idade, com quadro clínico sugestivo de tireotoxicose, apresenta bócio difuso e os seguintes exames complementares.

                  TSH: 4,0 mUI/mL

                  T4 L: 2,8 :g/µL

                   captação de 24 horas de 131I: 60%

Com relação a esse quadro clínico, julgue os itens subseqüentes.

A resistência periférica e hipofisária completa aos hormônios tireoidianos é um diagnóstico que deve ser considerado.

  • C. Certo
  • E. Errado

O diabetes mellitus tipo 2 é uma síndrome clínica caracterizada por hiperglicemia e cuja morte precoce por eventos cardiovasculares é final comum. Nos últimos vinte anos, vários ensaios clínicos demonstraram, de forma inequívoca, técnicas que reduzem o risco de eventos cardiovasculares em pacientes diabéticos. Esses ensaios formam a base de diretrizes correntes em relação ao manejo dos pacientes diabéticos, especialmente nas áreas de redução da pressão arterial, lipídeos, modulação do sistema renina-angiotensina, terapia antiplaquetária e procedimentos invasivos de revascularização. Quanto à relação entre diabetes mellitus e doença cardiovascular, julgue os itens a seguir.

Os inibidores da enzima de conversão da angiotensina, os bloqueadores do receptor da angiotensina, os diuréticos tiazídicos e os ß-bloqueadores são drogas que oferecem proteção cardiovascular em pacientes diabéticos hipertensos.

  • C. Certo
  • E. Errado

No Brasil, o trauma é um grande problema de saúde pública, causando forte impacto na sociedade, principalmente em sua morbidade e mortalidade. Conhecimentos básicos relativos ao atendimento dessa emergência são fundamentais. Com relação a esse tema, julgue os itens a seguir.

O traumatismo renal deve ser suspeitado quando houver contusão lombar, na região torácica baixa ou do flanco, sendo que a anúria é o sinal mais comum e precoce nesse tipo de trauma.

  • C. Certo
  • E. Errado

No curso da hepatite B a presença de HBeAg positivo indica

  • A.

    doença ativa com replicação viral.

  • B.

    necessidade de tratamento com imunossupressor.

  • C.

    infecção concomitante com o vírus E da hepatite.

  • D.

    cronificação da doença.

  • E.

    cura e imunidade contra a doença.

Acerca de feridas, julgue os itens seguintes.

Do ponto de vista clínico, são classificadas como fechadas as feridas que são passíveis de ser suturadas quando do seu tratamento.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...