Questões de Medicina

Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No que concerne aos neurotransmissores, considere:

I. Os três tratos dopaminérgicos mais importantes para a psiquiatria são o nigroestriatal, o mesolímbico-cortical e o túberoinfundibular. Na doença de Parkinson, o trato nigroestriatal se degenera, levando aos sintomas motores da doença.

 II. A maior concentração de corpos celulares noradrenérgicos (e adrenérgicos) que se projetam para o cérebro está no compacto locus coeruleus da ponte. Os axônios desses neurônios se projetam pelo feixe medial do cérebro anterior para o córtex cerebral, o sistema límbico, o tálamo e o hipotálamo.

III. O principal local dos corpos serotoninérgicos é a parte superior da ponte e o mesencéfalo − especificamente, os núcleos da rafe mediana e dorsal e, em menor extensão, o locus coeruleus caudal, a área postrema e a área interpeduncular.

IV. A substância P é o neurotransmissor principal na maioria dos neurônios sensoriais aferentes primários e na via nigroestriatal. Anormalidades na substância P foram consideradas hipóteses possíveis na doença de Huntington, na demência do tipo Alzheimer e nos transtornos do humor.

 Está correto o que consta em

  • A.

    II e III, apenas.

  • B.

    I e IV, apenas.

  • C.

    I, II, III e IV.

  • D.

    I, II e III, apenas.

  • E.

    I, II e IV, apenas.

Um homem com 65 anos de idade queixa-se de que, há 2 meses, vem eliminando sangue vermelho vivo, em pequena quantidade, durante as evacuações. Não apresenta outras sintomatologias, nega história de neoplasias na família e não faz uso regular de medicações. No exame proctológico, constatou-se a presença de hemorróidas de grau III associadas a pequeno prolapso mucoso.

Com relação a esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.

O tratamento cirúrgico está indicado para esse paciente e consiste na retossigmoidectomia abdominal associada à sacropromontofixação do reto.

  • C. Certo
  • E. Errado

A anormalidade laboratorial esperada na doença de Cushing dentre as abaixo, é

  • A. Hipercalcemia.
  • B. Granulocitopenia.
  • C. Linfocitose.
  • D. Acidose.
  • E. Hipercalciúria.

Texto para os itens de 56 a 61

 

Uma paciente de 37 anos de idade buscou atendimento de emergência, relatando o aparecimento de manchas avermelhadas na pele do tórax e abdome, associadas a prurido intenso, cerca de 30 minutos após a ingestão de aspirina. No exame físico, apresentou lesões cutâneas eritematoedematosas, circunscritas ao tórax e abdome, agrupadas, numulares, de tamanho variado e associadas a prurido intenso. Sem edema de partes moles e de mucosas.

 

Com referência ao quadro clínico descrito no texto, julgue os itens que se seguem.

Aumento da permeabilidade capilar, vasodilatação cutânea e edema da derme são exemplos de elementos que compõem a base fisiopatológica das lesões cutâneas na situação clínica em questão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Diversas patologias sistêmicas apresentam repercussões oculares. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.

Bebês prematuros e com baixo peso que usaram oxigênio devem ser avaliados para detecção da retinopatia da prematuridade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no quadro clínico acima apresentado, julgue os itens de 74 a 85.

A análise da gasometria do sangue arterial desse paciente mostra acidose metabólica, sem componente respiratório, e hipoxemia moderada.

  • C. Certo
  • E. Errado

A epilepsia acomete aproximadamente 2% da população mundial, sendo que a maior parte desses pacientes não tem acesso a serviços de saúde nem a atendimento neurológico especializado. Em função disso, a OMS lançou o programa Saindo das Sombras, para treinamento de médicos generalistas na condução dos casos de menor complexidade em centros primários de saúde e encaminhar os casos de epilepsia de difícil controle para centros e referência. Com referência a esse tema, julgue os itens a seguir.

A ocorrência de retardo mental e convulsão febril nos filhos de mães epilépticas é igual à da população geral.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às vacinas preconizadas pelo calendário básico de vacinação da criança proposto pelo Ministério da Saúde do Brasil, julgue os itens a seguir.

O recém-nascido deve receber ainda na maternidade a dose única da vacina BCG-ID e a primeira dose da vacina contra hepatite B.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação a acromegalia, julgue os itens seguintes.

Pacientes submetidos a abordagem cirúrgica da lesão e que ainda apresentem atividade da doença são candidatos ao tratamento clínico com análogos da somatostatina.

  • C. Certo
  • E. Errado

No Brasil, o trauma é um grande problema de saúde pública, causando forte impacto na sociedade, principalmente em sua morbidade e mortalidade. Conhecimentos básicos relativos ao atendimento dessa emergência são fundamentais. Com relação a esse tema, julgue os itens a seguir.

A hemorragia decorrente de fraturas pélvicas ocorre rapidamente e seu diagnóstico deve ser feito precocemente; a instabilidade mecânica da pelve deve ser suspeitada quando houver discordância no comprimento dos membros inferiores ou a rotação (geralmente externa) do membro inferior, na ausência de fratura da extremidade, por exemplo.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...