Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente com 24 anos de idade deu entrada na emergência de um hospital público com quadro de início súbito há 1 hora de perda de força muscular em dimídio esquerdo. O exame neurológico evidenciou hemiplegia, hemihipoestesia e hemianopsia esquerdas com rebaixamento do nível de consciência. Foi submetido a tomografia computadorizada do crânio. A respeito do caso clínico acima e de temas a ele relacionados, julgue os próximos itens.
No caso clínico considerado, se a tomografia computadorizada mostrar apagamento de sulcos em todo o hemisfério direito, diminuição do ventrículo lateral direito e desvio da linha média para a esquerda, o paciente em questão deverá receber trombolítico endovenoso pois se terão passado somente 2 horas da instalação do quadro.
Com relação às vacinas preconizadas pelo calendário básico de vacinação da criança proposto pelo Ministério da Saúde do Brasil, julgue os itens a seguir.
A vacina contra febre amarela é indicada para crianças a partir do primeiro mês de vida, que irão viajar para áreas endêmicas, áreas de transição ou áreas de risco potencial, ou que residam nessas áreas.
Uma senhora com 53 anos de idade, com quadro clínico sugestivo de tireotoxicose, apresenta bócio difuso e os seguintes exames complementares. TSH: 4,0 mUI/mL T
captação de 24 horas de 131I: 60%
Com relação a esse quadro clínico, julgue os itens subseqüentes.
O diagnóstico de doença de Graves deve ser excluído, devido à concentração plasmática normal de TSH.
O diabetes mellitus tipo 2 é uma síndrome clínica caracterizada por hiperglicemia e cuja morte precoce por eventos cardiovasculares é final comum. Nos últimos vinte anos, vários ensaios clínicos demonstraram, de forma inequívoca, técnicas que reduzem o risco de eventos cardiovasculares em pacientes diabéticos. Esses ensaios formam a base de diretrizes correntes em relação ao manejo dos pacientes diabéticos, especialmente nas áreas de redução da pressão arterial, lipídeos, modulação do sistema renina-angiotensina, terapia antiplaquetária e procedimentos invasivos de revascularização. Quanto à relação entre diabetes mellitus e doença cardiovascular, julgue os itens a seguir.
A Associação Americana de Diabetes recomenda a utilização de tratamento farmacológico com estatinas em pacientes diabéticos com doença cardiovascular estabelecida e que apresentem concentrações de colesterol LDL maiores que 100 mg/dl.
No Brasil, o trauma é um grande problema de saúde pública, causando forte impacto na sociedade, principalmente em sua morbidade e mortalidade. Conhecimentos básicos relativos ao atendimento dessa emergência são fundamentais. Com relação a esse tema, julgue os itens a seguir.
Um paciente com trauma da extremidade inferior direita que evolui com síndrome de esmagamento pode apresentar insuficiência renal aguda, que pode ser evitada por meio do uso precoce de inibidores da enzima conversora de angiotensina, administrada na fase de resgate por via intravenosa.
Dos pacientes abaixo, aquele que com maior probabilidade manifesta a síndrome de secreção inapropriada de hormônio antidiurético é o que apresenta como sódio sérico (em mEq/L) e diagnóstico clínico, respectivamente,
117 e carcinoma pulmonar.
157 e metástases cerebrais.
117 e uremia.
157 e tuberculose miliar.
157 e intoxicação por lítio.
Um homem de 45 anos de idade procurou atendimento de emergência em decorrência de volumosa enterorragia. Na avaliação clínica, mostrou-se pálido e observou-se que a pressão arterial e a freqüência cardíaca na posição de decúbito supino eram de 110 mmHg × 60 mmHg e 95 bpm e, ao sentar-se, essas variáveis passaram a ser 98 mmHg × 50 mmHg e 110 bpm. A investigação diagnóstica mostrou tratar-se de hemorragia digestiva baixa por doença diverticular dos cólons. Com base nos diagnósticos e nas informações clínicas apresentadas, julgue os itens a seguir.
Nessa emergência médica devem ser prioritárias as medidas de ressuscitação volêmica.
Com relação a trauma vascular, julgue os itens subseqüentes.
Considere o seguinte quadro clínico. Um paciente sofreu trauma vascular cervical e chegou ao pronto-socorro com sangramento cervical abundante, consciente e mobilizando ativamente os quatro membros. Durante a cirurgia, apresentava secção completa da carótida interna esquerda, com sangramento proximal e distal. Nesse quadro, a anastomose término-terminal deverá ser realizada sempre que possível; caso contrário, deve-se usar enxerto de veia safena com realização de angiografia ou ecodoppler para avaliar defeitos técnicos.
Um rapaz de 30 anos de idade apresenta lesão de pele na região dorsal, medindo 1,5 mm de diâmetro, com história de crescimento rápido e prurido. No exame clínico, a lesão apresenta-se elevada, com bordas irregulares e coloração variada, tendo ao seu redor um halo claro
O melanoma, o hemangioma trombosado, o carcinoma basocelular pigmentado e o nevo melanocítico displásico são lesões que devem ser consideradas no diagnóstico diferencial do caso clínico em questão, sendo o diagnóstico definitivo selado apenas com o resultado do exame histopatológicoDeve-se ponderar os potenciais benefícios e os riscos que o transporte de pacientes em estado crítico pode implicar. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.
O transporte do paciente em estado crítico envolve vários riscos, como falha no controle das funções cardiorrespiratórias com distúrbios da oxigenação dos órgãos e tecidos, hipertensão arterial grave, arritmias cardíacas e obstrução das vias aéreas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...