Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente de 48 anos em tratamento irregular de tuberculose pulmonar que apresenta fraqueza, tontura e emagrecimento há 4 meses é admitido no serviço de pronto-atendimento por síncope. Deitado, apresenta pulso de 80 bpm e PA de 104 × 64 mmHg. Em pé , o pulso é de 135 bpm e a PA é de 70 × 40 mmHg. Os achados laboratoriais foram hemoglobina de 11,5 g/dL, 2800 leucócitos, sendo 45% segmentados, 15% eosinófilos e 40% linfócitos. O sódio é 122 mEq/L, o potássio é 6,4 mEq/L, a creatinina é 1,4 mg/dL e o eletrocardiograma é normal. O tratamento inicial deve constar de
cloreto de sódio 0,9% e dopamina.
dopamina e gluconato de cálcio 10%.
cloreto de sódio 0,9% e hidrocortisona.
gluconato de cálcio 10% e hidrocortisona.
dopamina e hidrocortisona.
Um homem de 45 anos de idade procurou atendimento de emergência em decorrência de volumosa enterorragia. Na avaliação clínica, mostrou-se pálido e observou-se que a pressão arterial e a freqüência cardíaca na posição de decúbito supino eram de 110 mmHg × 60 mmHg e 95 bpm e, ao sentar-se, essas variáveis passaram a ser 98 mmHg × 50 mmHg e 110 bpm. A investigação diagnóstica mostrou tratar-se de hemorragia digestiva baixa por doença diverticular dos cólons. Com base nos diagnósticos e nas informações clínicas apresentadas, julgue os itens a seguir.
As alterações na pressão arterial e na freqüência cardíaca induzidas pela mudança na posição corporal sugerem que o paciente apresentou uma hemorragia leve, com perda de menos de 5% da volemia.
Com relação a trauma vascular, julgue os itens subseqüentes.
A maioria das lesões vasculares traumáticas ocorre nos membros superiores.
Um rapaz de 30 anos de idade apresenta lesão de pele na região dorsal, medindo 1,5 mm de diâmetro, com história de crescimento rápido e prurido. No exame clínico, a lesão apresenta-se elevada, com bordas irregulares e coloração variada, tendo ao seu redor um halo claro
O prurido não é freqüente nos melanomas, mas está presente nos nevos melanocíticos.No que diz respeito ao Luto, é INCORRETO afirmar:
As pessoas com maior risco de uma reação de luto anormal são aquelas que sofrem uma perda repentina ou em circunstâncias drásticas, as pessoas socialmente isoladas, as que se julgam responsáveis pela morte, as que têm história de perdas traumáticas e as que tinham um relacionamento intensamente ambivalente ou dependente da pessoa falecida.
Tradicionalmente, o luto dura de seis meses a um ano. Alguns sinais e sintomas do luto, contudo, podem persistir por mais de um ou dois anos. De modo geral, os sintomas agudos do luto diminuem gradualmente e, dentro de um ou dois meses, a pessoa enlutada consegue comer, dormir e retornar ao seu funcionamento normal.
O luto antecipatório é expresso antes de uma perda percebida como inevitável, distinguindo-se do luto que ocorre no momento ou logo após a perda. Por definição, o luto antecipatório termina com a ocorrência da perda prevista, independentemente das reações que ocorrerem.
Quando o elemento que desencadeia uma reação aguda de luto é uma ocasião especial, como uma data comemorativa ou um aniversário, esse resgate do luto é chamado de reação de aniversário. Não é incomum uma reação desse tipo todos os anos no dia em que a pessoa em questão morreu.
O luto é acompanhado por problemas no funcionamento imunológico: menor proliferação de linfócitos e maior funcionamento de células citotóxicas. A taxa de mortalidade para viúvos logo após a morte do cônjuge é mais alta do que a da população geral, e as mulheres viúvas parecem estar em risco por mais tempo do que os viúvos.
Um homem com 65 anos de idade queixa-se de que, há 2 meses, vem eliminando sangue vermelho vivo, em pequena quantidade, durante as evacuações. Não apresenta outras sintomatologias, nega história de neoplasias na família e não faz uso regular de medicações. No exame proctológico, constatou-se a presença de hemorróidas de grau III associadas a pequeno prolapso mucoso.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
Uma colonoscopia está indicada para avaliação desse paciente.
Alguns fatores relacionados ao hospedeiro podem estar associados com agentes etiológicos específicos das pneumonias. Indique a situação que sugere associação com infecção pulmonar por pseudomonas aeruginosa.
Texto para os itens de 56 a 61
Uma paciente de 37 anos de idade buscou atendimento de emergência, relatando o aparecimento de manchas avermelhadas na pele do tórax e abdome, associadas a prurido intenso, cerca de 30 minutos após a ingestão de aspirina. No exame físico, apresentou lesões cutâneas eritematoedematosas, circunscritas ao tórax e abdome, agrupadas, numulares, de tamanho variado e associadas a prurido intenso. Sem edema de partes moles e de mucosas.
Com referência ao quadro clínico descrito no texto, julgue os itens que se seguem.
Urticária aguda associada a angioedema são as principais hipóteses diagnósticas nesse caso clínico.
Diversas patologias sistêmicas apresentam repercussões oculares. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.
A fundoscopia nos pacientes com hipertensão arterial sistêmica fornece informações sobre como está a evolução dos danos às artérias.
Com base no quadro clínico acima apresentado, julgue os itens de 74 a 85.
O hemograma do referido paciente evidencia anemia e leucocitose com desvio à esquerda, indicando, obrigatoriamente, a existência de um processo infeccioso subjacente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...