Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As doenças difusas do tecido conjuntivo, também conhecidas como colagenoses, formam um grupo heterogêneo de doenças auto-imunes com manifestações peculiares, dependendo do tecido ou órgão acometido. Com relação a essas doenças, julgue os itens que se seguem.
Nos pacientes com esclerose sistêmica, o exame da pele tem grande importância, pois classifica os pacientes em formas difusas ou limitadas, com implicações na freqüência das manifestações clínicas. Além da classificação, os escores cutâneos elevados avaliados nos primeiros 4 anos da doença estão associados à maior gravidade de manifestações viscerais.
Com referência ao uso de medicamentos no tratamento psiquiátrico de quadros de transtorno depressivo, julgue os próximos itens.
Um dos sintomas comuns durante o uso de inibidores seletivos de recaptação de serotonina, como a fluoxetina e a paroxetina, são as náuseas, resultado da estimulação aguda de receptores centrais de serotonina do tipo 5HT3.
Um cadáver foi levado ao IML para necropsia. Possuía lesão de pele estourada de dentro para fora localizada na nuca. Na ferida, havia lacerações radiadas cujas bordas careciam de escoriações. A parte central da ferida apresentava cor cinza escura e chamuscamento.
Julgue os seguintes itens, relativos ao caso descrito acima.
Se for encontrada uma escoriação circular localizada um pouco adiante, adjacente à ferida de entrada de projétil de arma de fogo, é correto inferir se tratar de disparo realizado com uma arma do tipo pistola, que estava com o orifício do cano encostado, podendo a escoriação ter sido provocada pelo pino da mola recuperadora.
A hipotonia congênita benigna não é uma doença, mas uma expressão descritiva aplicada a crianças que apresentam hipotonia muscular não progressiva e de causa desconhecida. Nesse caso, não há envolvimento dos nervos cranianos. Julgue os itens seguintes, relativos à hipotonia congênita benigna.
A hipotonia nunca persiste na idade adulta.
De acordo com o caso clínico acima, julgue os subseqüentes.
É importante a pesquisa de distúrbios sistêmicos tais como dislipidemias e diabetes melito, para tratar os fatores de risco da doença neurológica, assim como deve ser controlada a pressão arterial com o intuito de não se ultrapassar níveis de 140 mmHg (sistólica) ou de 90 mmHg (diastólica).
Um senhor com 62 anos de idade faz tratamento hemodialítico há 9 anos. Há um ano, ele começou a apresentar dores ósseas, fraqueza muscular e prurido. O produto cálcio × fósforo na última avaliação estava elevado, e o cálcio, aumentado, obrigando o nefrologista a trocar o quelante de fósforo para uma droga sem cálcio e a reduzir o teor de cálcio no banho de diálise. A dosagem do paratormônio não se mostrou muito elevada (110 pg/mL) e, em um exame radiológico, foi constatada a presença de calcificações vasculares. Uma biópsia óssea foi realizada e mostrou diminuição importante da superfície, do volume e da espessura osteóide, com redução do número de células osteoblásticas e osteoclásticas, além de poucas áreas com marcação pela tetraciclina.
Com relação ao caso clínico acima apresentado, julgue os itens subseqüentes.
Esse tipo de osteodistrofia renal costuma ser mais freqüente em pacientes não-diabéticos tratados por hemodiálise.
Julgue os itens subseqüentes acerca do trabalho noturno e em turnos.
Epilepsia, diabetes insulinodependente e síndrome do cólon irritável grave são quadros que justificam a contra-indicação para o trabalho em turnos, principalmente se houver necessidade de trabalhar à noite.
Julgue os itens a seguir, acerca da interpretação de resultados de exames laboratoriais.
O diagnóstico mais provável para um paciente com redução de hematócrito e de hemoglobina e aumento de volume corpuscular médio e de hemoglobina corpuscular média é o de anemia ferropriva.
Um paciente de 18 anos de idade, procedente da área rural do município de São José de Ribamar, MA, e residente nesse local, queixa-se, em consulta, de febre vespertina de quatro semanas de evolução, acompanhada de perda de peso. Ao exame físico, detecta-se esplenomegalia e fígado palpável dois centímetros abaixo do rebordo costal direito. O hemograma revela pancitopenia moderada, e a velocidade de hemossedimentação encontra-se elevada. O médico que o atende suspeita de leishmaniose visceral, mas precisa confirmar o diagnóstico.
Acerca do caso clínico acima e da utilidade e do desempenho de métodos de diagnóstico da leishmaniose, julgue os itens que se seguem.
A cultura do aspirado de medula óssea em meio NNN é útil para a confirmação definitiva da doença por meio do isolamento do parasita.
Uma paciente secundigesta, com uma cesariana por pré-eclâmpsia anterior há 2 anos e com 37 semanas de idade gestacional, apresenta-se edemaciada, com pressão arterial de 170 mmHg × 110 mmHg.
Considerando esse quadro clínico, julgue os itens que se seguem.
Caso a paciente em questão se decida pela interrupção da gravidez, a conduta mais indicada é a indução do parto via vaginal por meio do uso da prostaglandina, para amolecer o colo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...