Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente de 55 anos de idade apresenta vertigem rotatória quando é colocado com a cabeça pendendo da cabeceira da maca e o ouvido direito voltado para baixo. Tais sintomas demoram de 15 a 20 segundos para aparecer, ocorrem junto com nistagmo rotatório e desaparecem algum tempo depois, mesmo sendo mantida a posição da cabeça e do ouvido.
A respeito do quadro clínico acima apresentado, julgue os itens que se seguem.
As otocônias estão situadas nas cúpulas dos canais semicirculares.
Uma paciente de 35 anos de idade queixa-se de perda de audição no ouvido direito iniciada há um ano. Reclama também de um zumbido no mesmo ouvido e da sensação de ouvido cheio, além da sensação de desequilíbrio, às vezes, ao locomover-se. O exame físico apresentou manchas café-com-leite no tórax e abdome, o que, segundo a paciente, são marcas de nascimento. Ela já retirou um schwanoma do pulso esquerdo e o exame de audiometria acusou perda neurossensorial, de moderada a severa, no ouvido direito, sendo que o ouvido esquerdo encontra-se normal.
Acerca desse quadro clínico, julgue os próximos itens.
O quadro apresentado indica que se trata da doença de Menière.
O transtorno de deficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é o distúrbio comportamental mais comum na infância. É um dos problemas crônicos de saúde mais prevalentes entre escolares. É caracterizado por falta de atenção, conduta distraída, dificuldade de fixar e manter a atenção, baixa capacidade de controlar os estímulos recebidos e hiperatividade motora. Acerca do TDAH, julgue os itens que se seguem.
Há forte componente genético como causa do TDAH.
A respeito dos aspectos epidemiológicos e etiopatogênicos das doenças degenerativas da coluna lombar, julgue os itens que se seguem.
O disco intervertebral desidrata-se com a idade, sendo que o núcleo, inicialmente gelatinoso, torna-se fibrocartilaginoso com o tempo.
Com referência a acidentes de trabalho, julgue os itens a seguir.
Na maior parte das análises dos acidentes de trabalho realizadas no Brasil, o número médio de fatores apontados como envolvidos nas origens desses acidentes é muito pequeno e se refere a comportamentos equivocados de trabalhadores.
Cerca de 10% dos atendimentos em ambulatórios de clínica geral e 30% dos atendimentos em ambulatórios de neurologia são motivados por quadros de cefaléia. Entre esses, a cefaléia migraine (CM), também conhecida como hemicrania ou enxaqueca, representa um dos quadros mais relevantes. Acerca desse assunto, julgue os seguintes itens.
De acordo com a OMS, a CM é a uma das principais causas de incapacidade para o trabalho.
Um paciente apresenta infecção crônica pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), sem história de tratamento específico, permanecendo assintomático durante um período de acompanhamento de 5 anos. A contagem de linfócitos T CD4+ solicitada dois meses atrás mostrou 350 células/microlitro e carga viral do HIV de 12.000 cópias.
Na abordagem clínica do quadro acima apresentado, deve-se
revisar todos os exames de contagem de CD4 prévios para avaliar a tendência na contagem e repetir o exame.
Acerca de pacientes com distúrbios de hemostasia, julgue os itens seguintes.
Um indivíduo que esteja usando heparina não-fracionada deverá apresentar tempo de protrombina (TP) e tempo de tromboplastina parcial (TTPa) alargados, porém com tempo de sangramento normal.
É muito freqüente a prescrição de antipsicóticos para idosos, principalmente devido a distúrbios do comportamento e alucinação em pacientes com demência. A despeito do bons resultados, essas medicações apresentam efeitos colaterais importantes. Em relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.
Entre os fatores que contribuem para o desencadeamento da síndrome neuroléptica maligna, incluem-se doenças intercorrentes, principalmente transtornos metabólicos.
De modo geral, pacientes imunocomprometidos apresentam sintomas gastrintestinais ao longo do processo evolutivo, com alta prevalência de esofagite infecciosa. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
A concomitância de candidíase oral e esofágica é muito freqüente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...