Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O pediatra é o clínico da criança. Na sua prática, depara-se com diversas situações clínicas, que devem resultar em hipotéticos diagnósticos clínicos, propostas de investigação diagnóstica e administração de terapêuticas. Acerca dessas situações, cada um dos itens subseqüentes apresenta um quadro clínico hipotético seguido de uma assertiva a ser julgada.
Uma pré-escolar com queixa de astenia e emagrecimento tem a suspeita médica de diabetes melito. Uma glicemia de jejum teve como resultado 110 mg/dL. O médico, então, solicitou o teste de tolerância oral à glicose, cujo resultado foi 150 mg/dL. Nessa situação, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o diagnóstico de diabetes melito é confirmado.
Um paciente de 55 anos de idade apresenta vertigem rotatória quando é colocado com a cabeça pendendo da cabeceira da maca e o ouvido direito voltado para baixo. Tais sintomas demoram de 15 a 20 segundos para aparecer, ocorrem junto com nistagmo rotatório e desaparecem algum tempo depois, mesmo sendo mantida a posição da cabeça e do ouvido.
A respeito do quadro clínico acima apresentado, julgue os itens que se seguem.
Não há tratamento possível para o referido quadro.
Uma paciente de 35 anos de idade queixa-se de perda de audição no ouvido direito iniciada há um ano. Reclama também de um zumbido no mesmo ouvido e da sensação de ouvido cheio, além da sensação de desequilíbrio, às vezes, ao locomover-se. O exame físico apresentou manchas café-com-leite no tórax e abdome, o que, segundo a paciente, são marcas de nascimento. Ela já retirou um schwanoma do pulso esquerdo e o exame de audiometria acusou perda neurossensorial, de moderada a severa, no ouvido direito, sendo que o ouvido esquerdo encontra-se normal.
Acerca desse quadro clínico, julgue os próximos itens.
O quadro descrito é compatível com neurinoma de nervo acústico no ouvido direito.
A respeito dos tecidos do sistema musculoesquelético, julgue os itens a seguir.
A escápula é o primeiro osso do esqueleto a ossificar-se.
O tratamento rotineiro da convulsão febril deve priorizar a identificação da causa da febre; o controle da hipertermia, incluindo o uso de antitérmicos e a orientação aos pais, informando-os acerca do caráter benigno do distúrbio e do uso de anticonvulsivantes. Julgue os itens seguintes à luz dessas informações.
A incidência de hepatotoxicidade produzida pelo ácido valpróico é mais acentuada em crianças com idade abaixo de dois anos.
A respeito dos aspectos epidemiológicos e etiopatogênicos das doenças degenerativas da coluna lombar, julgue os itens que se seguem.
O núcleo pulposo do disco é vascularizado, sendo nutrido por ramos da artéria espinhal anterior.
O tecido hematopoético é um órgão freqüentemente afetado por toxinas de origem ocupacional. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
Alergia, parasitoses e infecções como a escarlatina são algumas das causas de eosinofilia periférica.
Cerca de 10% dos atendimentos em ambulatórios de clínica geral e 30% dos atendimentos em ambulatórios de neurologia são motivados por quadros de cefaléia. Entre esses, a cefaléia migraine (CM), também conhecida como hemicrania ou enxaqueca, representa um dos quadros mais relevantes. Acerca desse assunto, julgue os seguintes itens.
O abuso de medicações analgésicas não está associado à evolução do quadro de CM para um padrão de dor quase diário, com sintomas em mais de quinze dias do mês.
Um paciente apresenta infecção crônica pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), sem história de tratamento específico, permanecendo assintomático durante um período de acompanhamento de 5 anos. A contagem de linfócitos T CD4+ solicitada dois meses atrás mostrou 350 células/microlitro e carga viral do HIV de 12.000 cópias.
Na abordagem clínica do quadro acima apresentado, deve-se
solicitar novo exame de carga viral imediatamente.
Acerca das anemias hereditárias, julgue os itens a seguir.
A deficiência de glucose-6-fosfato desidrogenase é um exemplo de anemia hemolítica hereditária por defeito de membrana.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...