Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando o quadro de um paciente de 55 anos de idade, que apresenta pericardite constritiva crônica, com calcificações evidentes na imagem radiológica do tórax, mas não apresenta outro acometimento nos demais órgãos, julgue os itens a seguir
A confirmação diagnóstica deve ser obtida por meio de um teste de hipersensibilidade cutânea a antígenos específicos.
Julgue os itens subseqüentes, que versam sobre a utilização e conservação de hemocomponentes.
O uso de concentrado de hemácias deleucotizadas (filtradas) previne a reação febril não-hemolítica e a transmissão de citomegalovírus.
Cerca de 25% dos idosos apresentam insônia e, entre aqueles que apresentam problemas psiquiátricos, essa porcentagem é ainda maior. Em relação à insônia em idosos, julgue os itens a seguir.
Cãibras noturnas, que favorecem a ocorrência de insônia, podem ser tratadas com cloridrato de quinina.
A obesidade é uma doença crônica, do mesmo modo que a hipertensão arterial e a aterosclerose. É causada por um desequilíbrio entre a energia ingerida dos alimentos e a energia gasta, sendo que o excesso de energia é armazenado nas células adiposas. A hiperplasia e a hipertrofia dessas células constituem a lesão patológica da obesidade. Os efeitos do excesso de peso corporal na morbidade e mortalidade são conhecidos há mais de 2.000 anos. Hipócrates reconheceu que "morte súbita é mais comum naqueles que são naturalmente mais gordos do que nos magros". Em relação às complicações associadas à obesidade, julgue os itens a seguir.
A hipertensão arterial na obesidade é secundária principalmente a retenção hídrica.
Em relação à sífilis, assinale a alternativa correta:
Anticorpos treponêmicos (FTAbs) têm boa correlação com atividade da doença.
Anticorpos treponêmicos (FTAbs) não têm boa correlação com atividade da doença.
Anticorpos não treponêmicos (VDRL) geralmente não correlacionam com atividade da doença.
O principal exame para confirmação do diagnóstico na lesão primária (cancro duro) é o VDRL.
Cicatriz sorológica ocorre em alguns pacientes, principalmente com anticorpos não treponêmicos (VDRL).
Julgue os seguintes itens, relativos à terapêutica anticoagulante, fibrinolítica e antiplaquetária.
A trombose da veia subclávia associada ao uso de cateteres deve ser tratada com anticoagulação, podendo o cateter ser mantido caso ele seja necessário para acesso venoso do paciente.
Estrutura anatômica que cruza ventralmente a veia cava inferior:
Ureter direito.
Duto torácico.
Nervo femoral direito.
Tronco simpático direito.
Terceira porção do duodeno.
Considerando que um paciente de 70 anos de idade com diagnóstico de adenocarcinoma de pulmão será submetido a lobectomia superior esquerda, julgue os itens que se seguem.
São alterações fisiológicas decorrentes do envelhecimento: redução da resposta ventilatória à hipóxia, aumento do volume corrente e aumento da concentração alveolar mínima.
Acerca do sistema nervoso autônomo, julgue os itens a seguir.
Todas as sinapses pós-ganglionares do sistema nervoso simpático têm como neurotransmissor a norepinefrina.
De acordo com o conceito de Akiskal (1992), os sintomas maníacos e depressivos estariam em combinação com o temperamento básico ciclotímico, hipertímico e depressivo. Na formulação teórica de Akiskal, essas misturas levariam a três diferentes tipos de transtornos mistos bipolares. A respeito dessa teoria, julgue os itens subseqüentes. O transtorno bipolar do tipo I é, em geral, psicótico — com sintomas psicóticos incongruentes com o humor — e representa a intrusão de um temperamento depressivo de base em paciente maníaco superposto parcialmente a transtornos esquizoafetivos e a transtornos psicóticos agudos e polimorfos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...