Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um homem com 60 anos de idade, hígido, apresenta sintomas do trato urinário inferior eficazmente controlados com o uso contínuo de doxazosina 4 mg à noite. Exame digital do reto mostrou próstata sem nodulações ou alterações na consistência e com volume aproximado de 40 mL, compatível com as medidas ultra-sonográficas recentes. PSA total de 4,1 ng/mL. PSA total do ano anterior de 2,1 ng/mL. Realizou biópsia prostática guiada por ultra-som transretal há 2 semanas, com retirada de 14 fragmentos. O exame histopatológico diagnosticou, em 3 fragmentos, adenocarcinoma acinar usual, Gleason 3+4, com até 40% de comprometimento dos fragmentos. O paciente se queixa de hematospermia. Sem outras queixas no momento.
Com relação a esse caso clínico e a aspectos relacionados a esse tema, julgue os itens subseqüentes.
A anastomose vesicouretral, durante a prostatectomia radical videolaparoscópica, ou assistida por robô, em geral, utiliza a técnica de sutura contínua com nó único, também conhecida como técnica de van Velthoven.
Os transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de substância psicoativa compreendem numerosos transtornos que diferem entre si pela gravidade variável e por sintomatologia diversa, mas que têm em comum o fato de serem todos atribuídos ao uso de uma ou de várias substâncias psicoativas, prescritas ou não por um médico. Acerca desse grupamento, julgue os seguintes itens.
A cafeína é um derivado da xantina, que, apesar de poder causar síndrome de dependência, não está formalmente listada como um transtorno psiquiátrico na CID-10.
Um paciente com 45 anos de idade queixa-se de diarréia líquida associada a febre, cólicas abdominais, náuseas e vômitos. Relatou fraqueza, astenia e redução do volume urinário. Os exames laboratoriais apresentaram os seguintes resultados: Hb 7,7 g/dL; Ht 25%; VCM 100 fL, HCM 31,7 PG; plaquetas 42.000/mm3; glicose 81 mg/dL; uréia 219 mg/dL; creatinina 16,3 mg/dL; sódio 139 mEq/L; potássio 7,2 mEq/L, C3 70 mg/dL. Diagnóstico clínico: glomerulonefrite aguda.
Com referência a esse quadro clínico, julgue os seguintes itens.
Nível aumentado de aspartato transaminase é indicativo de que o paciente pode ter uma hepatite viral, responsável pela glomerulonefrite diagnosticada.
Com relação ao quadro clínico de uma paciente de 30 anos de idade, que apresenta nódulo único hipocaptante na tireóide e dosagens hormonais normais, e a aspectos relacionados a esse tema, julgue os seguintes itens.
Por não apresentar invasão capsular nem vascular, histologicamente, o adenoma folicular pode ser diferenciado do carcinoma folicular.
Em relação às lesões ligamentares do tornozelo, julgue os itens seguintes.
Nas lesões do tipo III dos ligamentos colaterais laterais, o resultado do tratamento cirúrgico é superior ao do tratamento conservador.
Acerca do tema tratado no fragmento de texto acima, julgue os próximos itens.
Conceitua-se erro médico como o resultado lesivo incapaz de ser previsto ou evitado, qualquer que seja o agente praticante da ação, dentro das mesmas condições em que tenha sido praticada.
Um homem com 49 anos de idade apresenta queixa de abalos musculares no membro superior esquerdo há cinco meses. Na primeira consulta com o especialista, demonstrou preocupação em ter herdado a doença de Parkinson de seu pai e informou que esse estresse estava lhe causando dor de cabeça e perda de peso. No exame, foram verificados sinais de liberação piramidal e presença do sinal de Babinski à esquerda. Não havia sinal da roda denteada nem a ocorrência do tremor em repouso.
Com base nesse quadro clínico, julgue os itens a seguir.
Os abalos musculares involuntários podem decorrer de fasciculações no membro superior esquerdo, sendo válido avaliar a coluna torácica para afastar comprometimento radicular nessa topografia.
Trabalhadores expostos a Níveis de Pressão Sonora Elevados, portadores de PAIR, apresentam primeiramente qual lesão no Órgão de Corti?
A CIPA tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador, sendo que
Considere que um homem com 45 anos de idade, previamente hipertenso, submetido a cirurgia bariátrica (gastroplastia) há cinco dias, inicie dispnéia súbita, associada a dor torácica e hipotensão arterial (PA: 80 mmHg × 45 mmHg). Em relação a esse quadro clínico, julgue os itens seguintes.
Caso o diagnóstico do paciente em questão seja de embolia pulmonar e insuficiência renal acentuada, deve-se evitar o uso de heparina de baixo peso molecular, sendo preferível, nesse caso, que a anticoagulação seja realizada com o uso de heparina não-fracionada.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...