Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um homem de 54 anos de idade, branco, tabagista de 60 maços de cigarro por ano, dislipidêmico, com história de precordialgia típica há 40 minutos, em repouso, apresenta, no eletrocardiograma, infradesnivelamento do segmento ST superior a 3 mm, de V1 a V4, e elevação de troponina I e C KMB.
Em relação ao quadro clínico acima apresentado, julgue os itens subseqüentes.
A administração dos inibidores IIb/IIIa só deve ser iniciada durante o cateterismo e deve ser mantida por 24 horas após o início.
Um paciente de 18 anos de idade, procedente da área rural do município de São José de Ribamar, MA, e residente nesse local, queixa-se, em consulta, de febre vespertina de quatro semanas de evolução, acompanhada de perda de peso. Ao exame físico, detecta-se esplenomegalia e fígado palpável dois centímetros abaixo do rebordo costal direito. O hemograma revela pancitopenia moderada, e a velocidade de hemossedimentação encontra-se elevada. O médico que o atende suspeita de leishmaniose visceral, mas precisa confirmar o diagnóstico. Acerca do caso clínico acima e da utilidade e do desempenho de métodos de diagnóstico da leishmaniose, julgue os itens que se seguem.
A reação de formol-gel é específica para o diagnóstico de leishmaniose visceral.
A partir do desenvolvimento e expansão da endoscopia digestiva em meados de 1970, a doença conhecida como esôfago de Barrett, ou simplesmente Barrett, passou a ser mais bem estudada, especialmente na sua relação com o câncer de esôfago. Com relação a essa enfermidade, julgue os itens que se seguem.
O seguimento endoscópico periódico deve ser realizado a cada 1 ou 2 anos em pacientes com epitelização colunar do esôfago, independentemente da presença ou não de metaplasia.
As gastrites vêm sendo alvo de vários tipos de classificação (endoscópica, histopatológica, etiológica) nos últimos anos, sem um consenso acerca da complexidade da patologia. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.
A cromoendoscopia com azul de metileno ajuda a revelar áreas de atrofia de mucosa gástrica durante a endoscopia digestiva alta.
Julgue os itens subseqüentes, relacionados a doenças torácicas.
Os abscessos pulmonares resultam freqüentemente de infecções polimicrobianas, incluindo germes anaeróbicos. A clindamicina intravenosa é uma boa opção para o tratamento inicial dessa doença.
Um jovem de 20 anos, corredor de longa distância, refere um episódio de hemoptise há um dia. Hoje pela manhã teve tosse sem sangue. Há cerca de três semanas teve quadro gripal, persistindo com tosse leve até hoje. O primeiro teste diagnóstico deve ser
nasolaringoscopia endoscópica.
radiografia de tórax.
dosagem de creatinina.
broncoscopia.
coagulograma.
A pancreatite aguda é uma doença inflamatória causada pela digestão do parênquima pancreático por suas próprias enzimas. Sobre essa doença, podemos afirmar que:
O pseudocisto agudo é definido como uma coleção líquida sem parede definida.
A litíase biliar e a ingestão de álcool são as principais causas relacionadas.
A maioria apresenta evolução para necrose pancreática, formação de pseudocisto ou abscesso pancreático.
O diagnóstico é suspeitado pelo quadro de dor abdominal epigástrica súbita, irradiada ou não para as costas e confirmado pela elevação da amilase após 48 horas do início do quadro.
A icterícia e alterações de enzimas hepáticas caracterizam evolução para forma necrohemorrágica.
Uma paciente com 30 anos de idade, não fumante, portadora de nódulo no lobo inferior de pulmão direito, que foi identificado a partir de rastreamento de infecção por descompensação de diabetes do tipo I, foi encaminhada a cirurgião de tórax para avaliação. A tomografia computadorizada mostrou nódulo com 2,3 cm de diâmetro e bordos bocelados.
Nessa situação clínica,
o PET scan será útil na avaliação da indicação cirúrgica.
As questões de 33 a 38 devem ser espondidas com base no quadro clínico abaixo.
Assinale a opção que indica a melhor descrição para o sopro de Carey-Coombs que foi identificado na paciente do caso clínico em tela.
Sopro protodiastólico de alta freqüência auditiva, mais bemaudível no foco pulmonar, logo após a 2.ª bulha cardíaca.
Sopro holossistólico, de forte intensidade e alta freqüência, mais bem-audível no 3.º e 4.º espaços intercostais, à esquerda do esterno.
Sopro mesossistólico, de forte intensidade e alta freqüência, rude, mais bem-audível no 2.º espaço intercostal direito, irradiado para a base do pescoço.
Sopro mesodiastólico, de baixa intensidade e de baixa freqüência auditiva, mais bem-audível sobre o impulso apical, logo após a 3.ª bulha cardíaca.
Julgue os itens a seguir, relativos à estenose da valva aórtica.
A morte súbita ocorre mesmo em pacientes com estenose aórtica que não apresentem a tríade de sintomas clássicos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...