Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O eritema multiforme é uma síndrome de hipersensibilidade, freqüentemente recorrente, caracterizada pelo aparecimento súbito de lesões eritematovésico- bolhosas na pele e mucosas. A causa mais freqüente é:
Julgue os itens subseqüentes, relacionados a doenças torácicas.
A dosagem do dímero D é um exame de grande sensibilidade e baixa especificidade, portanto, em princípio, só deve ser solicitada em casos de baixa probabilidade de embolia pulmonar.
Ao receitar o uso estatina o médico deve ter em mente que o risco de miopatia secundária a essa medicação está aumentado em pacientes
com HDL colesterol menor que 30 mg/dL.
em uso de metformina.
em uso de nitratos.
diabéticos.
com hipotireoidismo.
Em relação às hemorragias digestivas baixa, a causa mais freqüente das citadas nas alternativas abaixo em nosso meio é:
Com relação à anatomia cirúrgica do tórax, julgue os seguintes itens.
A zona de Ziedler não é relevante na avaliação do traumatismo torácico.
As questões de 33 a 38 devem ser espondidas com base no quadro clínico abaixo.
As estruturas cardíacas diretamente acometidas na paciente em questão incluem
I o folheto endocárdico.
II o folheto pericárdico.
III o folheto miocárdico.
IV as artérias coronárias.
A quantidade de itens certos é igual a
1
2
3
4
Julgue os itens a seguir, relativos à estenose da valva aórtica.
A valvuloplastia aórtica por balão é uma alternativa terapêutica de salvamento que deve ser considerada em pacientes com estenose aórtica grave e elevado risco cirúrgico, servindo apenas como ponte para o tratamento definitivo.Das emergências clínicas, a parada cardiorespiratória ocorre na maioria das vezes fora do ambiente hospitalar. Sobre esta situação, é correto afirmar que:
A modalidade mais freqüente de parada cardíaca no adulto é a taquicardia ventricular sem pulso.
O treinamento de leigos no suporte básico de vida poderia evitar a morte de 30 mil vítimas anuais de morte súbita no Brasil.
O socorro básico (ABC) é um conjunto de procedimentos de emergência que devem ser executados apenas por profissionais da área da saúde e incluem a desfibrilação elétrica, intubação traqueal e a administração de medicamentos.
Após a aplicação do suporte básico de vida, permanecendo o pulso ausente, devem ser continuadas as manobras de ressuscitação cardiopulmonar, intubação traqueal e acesso venoso.
O uso de desfibrilador elétrico deve ser indicado somente após a confirmação de fibrilação ventricular ou taquicardia ventricular sem pulso.
Um homem com 60 anos de idade, hígido, apresenta sintomas do trato urinário inferior eficazmente controlados com o uso contínuo de doxazosina 4 mg à noite. Exame digital do reto mostrou próstata sem nodulações ou alterações na consistência e com volume aproximado de 40 mL, compatível com as medidas ultra-sonográficas recentes. PSA total de 4,1 ng/mL. PSA total do ano anterior de 2,1 ng/mL. Realizou biópsia prostática guiada por ultra-som transretal há 2 semanas, com retirada de 14 fragmentos. O exame histopatológico diagnosticou, em 3 fragmentos, adenocarcinoma acinar usual, Gleason 3+4, com até 40% de comprometimento dos fragmentos. O paciente se queixa de hematospermia. Sem outras queixas no momento.
Com relação a esse caso clínico e a aspectos relacionados a esse tema, julgue os itens subseqüentes.
Com relação à hematospermia, a melhor conduta é orientar o paciente quanto à persistência da mesma por até 4 a 6 semanas após a biópsia prostática e que, em geral, ela não causa maiores transtornos, tendendo à resolução.
O Primeiro Levantamento Nacional sobre os Padrões de Consumo de Álcool na População Brasileira foi realizado em 2007 e revelou dados alarmantes sobre o consumo de etílicos no Brasil. Em relação aos transtornos relacionados ao álcool, julgue os itens subseqüentes.
A prevalência de síndrome de dependência do álcool no Brasil é de, aproximadamente, 4% da população.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...