Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma servidora de uma escola do ensino fundamental, com 32 anos de idade, realizou exames periódicos. Queixava-se de mal-estar, falta de fôlego durante as atividades físicas e perda de peso. O médico percebeu que a paciente estava pálida, com esplenomegalia, e solicitou os exames de rotina. Os resultados dos exames foram Hb = 10 g/dL. leucócitos = 230.000/mm3; basófilos = 3%; plaquetas = 300.000/mm3; presença de metamielócitos e mielócitos no hemograma; ausência de bastões de Auer; ácido úrico de 10 mg/dL. Obtidos esses dados, foi realizada a punção de medula óssea da paciente.
Considerando a situação clínica acima apresentada, julgue os itens de 98 a 104.
O diagnóstico por citometria de fluxo, utilizando os marcadores CD10, CD19 e CD22, determina se os blastos observados na medula óssea da paciente são de origem linfóide.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, a adolescência é um período do desenvolvimento humano que se estende dos 10 aos 19 anos e é marcado por grandes alterações biopsicossociais. Com respeito aos problemas clínicos que ocorrem nessa fase do desenvolvimento humano, julgue os itens seguintes.
Uma queixa freqüente dos adolescentes é o atraso do desenvolvimento puberal que pode decorrer de produção insuficiente de hormônio hipotalâmico liberador das gonadotrofinas (GnRH), causando variados padrões de secreção de GnRH.
Caso um paciente com sistema vestibular normal esteja de pé, em um carrossel girando para o lado direito,
haverá excitação do canal semicircular horizontal esquerdo.
No tocante às fraturas do platô tibial, julgue os itens que se seguem.
A redução anatômica das fraturas do platô tibial previne a artrite pós-traumática.
A lesão arterial no trauma fechado está mais tipicamente associada com:
Luxação de ombro.
Luxação posterior de joelho.
Fratura de clavícula.
Fratura trans-trocantérica.
Fratura do terço médio de úmero.
A respeito da conjuntiva ocular, julgue os itens a seguir.
O pterígio, com a progressão, pode estender-se sobre a córnea, ocasionando baixa de visão; podendo, ainda, induzir astigmatismo, limitação da motilidade ocular extrínseca e diplopia.
Considerando a situação apresentada, julgue os itens que se seguem.
Nesse caso, os resultados da gasometria arterial permitem o diagnóstico de acidose respiratória parcialmente compensada por alcalose metabólica.
A diminuição da força muscular de rápida evolução pode ter origens diferentes no sistema nervoso central e periférico. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
A polineuropatia aguda em conseqüência do uso da isoniazida causa o déficit motor prévio às alterações sensitivas.
Uma paciente de 52 anos de idade, do lar, há três anos com história de depressão de difícil tratamento associada a incontinência urinária, apresentou, ao exame clínico, síndrome frontal, anosmia, atrofia óptica à direita, papiledema à esquerda. TC de crânio evidencia volumosa lesão hiperdensa, bem delimitada, bifrontal, com importante captação de contraste e edema circunjacente.
Com base nesse quadro clínico, julgue os próximos itens.
Nessa situação, o tratamento cirúrgico é a única opção de cura. O acesso, usualmente, é por via bicoronal, sendo que a grande dificuldade intra-operatória é a dissecção das estruturas neurovasculares.
O quadro clínico associado aos casos de silicose apresenta:
Asma ocupacional.
Espessamento pleural.
Derrame pleural benigno.
Tromboembolismo pulmonar.
Doença pulmonar obstrutiva crônica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...