Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Existem normalmente quatro glândulas paratireóides. Com relação ao hiperparatireoidismo, assinale a opção correta.
A principal causa de hiperparatireodismo secundário é o adenoma de uma das glândulas paratireóides.
No início, a doença é assintomática, na maioria dos pacientes com hiperparatireoidismo primário, e é descoberta devido a exames laboratoriais de rotina.
O sinal de Chevostek e o fenômeno de Trousseau são freqüentemente constatados nessa endocrinopatia.
Nas crises graves de tetania que ocorrem nessa afecção, é recomendado o uso de gluconato de cálcio, administrado lentamente por via intravenosa.
Julgue os seguintes itens, referentes ao quadro clínico de uma mulher de 60 anos de idade, tabagista, com IMC igual a 32 e com acúmulo de gordura abdominal, triglicerídios de 155 mg/dL, colesterol HDL de 39 mg/dL, glicemia de jejum de 115 mg/dL e hipertensão arterial sistêmica.
A paciente preenche critérios para o diagnóstico de síndrome metabólica.
Uma paciente portadora de colelitíase deu entrada em pronto atendimento com queixa de dor intensa no andar superior do abdome, de início súbito, constante e associada a vômitos. A paciente se apresenta dispnéica, desidratada e com distensão abdominal.
Com referência ao quadro clínico acima descrito, julgue os próximos itens.
Dosagens de aminotransferases, amilase e eletrólitos são importantes para a investigação diagnóstica na paciente em questão.
Assinale o fator que tem menos influência sobre a cicatrização das feridas cirúrgicas:
Desnutrição.
Corticosteróides.
Diabetes mellitus.
Deficiência de zinco.
Hemoglobina de 10g/dl.
Ainda considerando o caso clínico descrito no texto, admita que a paciente tenha realizado dois ecodopplercardiogramas, um transtorácico e outro transesofágico, que, além de constatarem a lesão valvar da paciente, permitiram o cálculo do escore de Block-Wilkins, que atingiu o valor de 5 pontos, e não detectaram trombos no átrio esquerdo. Com base nesses novos dados, julgue os itens a seguir.
No cálculo do escore de Block-Wilkins, são pontuados os seguintes aspectos: mobilidade das cúspides valvares, presença de calcificação e grau de lesão subvalvar, por exemplo.
Um cardiologista, ao avaliar um RN com 10 dias de vida, constatou manifestações clínicas de insuficiência cardíaca congestiva descompensada com leve cianose e a presença de bradicardia. A criança nasceu de parto normal a termo, sem intercorrências, não tendo a mãe realizado acompanhamento prénatal. No eletrocardiograma convencional, foram observados: freqüência atrial maior do que a ventricular, freqüência ventricular média de 45 bpm, ciclos ventriculares (intervalos RR) longos e fixos, relações entre as ondas P e os complexos QRS variando permanentemente (intervalos PR variáveis), complexo QRS com duração de 120 milissegundos. Com base nas informações da situação hipotética acima, julgue os próximos itens.
Na avaliação diagnóstica desse RN, deve-se considerar que a cardiopatia congênita mais freqüentemente associada à presença da arritmia constatada no ECG é L-transposição das grandes artérias (transposição corrigida).
Considerando que uma mulher de 30 anos de idade, com história de litíase urinária recorrente há 13 anos, apresente lombalgia à direita e hematúria microscópica isoladas nos últimos 3 dias, julgue os itens seguintes.
A ureterorrenoscopia flexível seria o procedimento de escolha para um cálculo piélico de 2,5 cm, caso a paciente apresentasse uma coagulopatia grave.
Em um serviço de imagem, os exames integram um fluxograma técnico-administrativo que envolve múltiplas etapas e vários profissionais. Quanto a esse fluxograma e a aspectos da ética profissional, julgue os próximos itens.
Na ausência de médico radiologista, o técnico em radiologia deve fornecer ao paciente informações diagnósticas sobre o procedimento realizado, a fim de que as medidas terapêuticas cabíveis sejam tomadas.
Os problemas relacionados ao sono são uma queixa comum no consultório médico. A partir de uma avaliação adequada, que investiga alterações orgânicas específicas, passando pelos hábitos de vida até transtornos psiquiátricos que alteram o padrão do sono normal, pode-se chegar a um diagnóstico para, então, instituir-se um tratamento efetivo. A respeito das medicações utilizadas no tratamento desse quadro clínico, julgue os itens seguintes.
A trazodona — medicamento com propriedade hipnóticosedativa devido ao antagonismo sobre os receptores de serotonina — é utilizada com segurança na prática clínica, pois não causa dependência.
Na prática médica, o pediatra é responsável por terapêuticas diversas, para atenuar o sofrimento do seu pequeno paciente. Em cada um dos próximos itens, é apresentada uma situação clínica hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada, no que se refere a terapêutica.
Um lactente previamente saudável, em aleitamento materno, após quadro respiratório alto, com coriza e espirros, passa a apresentar tosse seca, chiado no peito e intensa dificuldade respiratória. Uma radiografia do tórax mostra hiperinsuflação pulmonar. Nessa situação clínica, a corticoidoterapia por via oral ou intravenosa é eficaz e reduz drasticamente a dificuldade respiratória.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...