Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens subseqüentes, relativos à doença ulcerosa péptica.
No exame endoscópico de rotina, a biópsia da borda das úlceras gástrica e duodenal é obrigatória para excluir malignidade.
Em relação ao esôfago de Barrett, julgue os itens subseqüentes.
Trata-se de uma condição pré-maligna, em que o epitélio escamoso do esôfago é substituído por epitélio colunar, com metaplasia gástrica.
Assinale a alternativa abaixo que NÃO é considerada critério maior de dermatite tópica:
Prurido.
História familiar.
Pseudomadarose.
Localização das lesões.
Aparecimento antes do segundo ano de vida.
Texto para as questões 32 e 33
Uma jovem lavradora procura assistência médica em ambulatório de clínica médica relatando fadiga, perda do apetite, náuseas, dor abdominal difusa e de leve intensidade e flatulência excessiva que vem ocorrendo progressivamente há alguns meses. O exame parasitológico de fezes mostra a presença de ovos e proglotes de Taenia sp.
As opções para o tratamento farmacológico da verminose intestinal diagnosticada na paciente hipotética incluem
I praziquantel.
II niclosamida.
III albendazol.
IV mebendazol.
A quantidade de itens certos é igual a
1.
2.
3.
4.
Considerando o quadro clínico de um homem com 52 anos de idade, diabético, em uso de hipoglicemiante oral para controle da glicemia, já com alteração da função renal e proteinúria, porém sem indicação de diálise, julgue os itens a seguir.
O controle estrito da pressão arterial nesse tipo de paciente (pressão arterial menor que 135 mmHg × 80 mmHg) mostra redução do risco de infarto agudo do miocárdio e de acidentes vasculares encefálicos isquêmicos.
Uma paciente portadora de colelitíase deu entrada em pronto atendimento com queixa de dor intensa no andar superior do abdome, de início súbito, constante e associada a vômitos. A paciente se apresenta dispnéica, desidratada e com distensão abdominal.
Com referência ao quadro clínico acima descrito, julgue os próximos itens.
Diante do quadro clínico descrito, a paciente pode apresentar os sinais de Cullen e de Grey Turner.
Estão presentes no tecido de granulação, acreditando-se que sejam responsáveis pela contratação das feridas abertas:
Fibroblastos.
Células epiteliais.
Fibras colágenas.
Miofibroblastos.
Células endoteliais.
Neonato foi levado ao hospital por apresentar dificuldade durante a amamentação, baixo ganho ponderal e dificuldade para respirar. No exame, apresentou-se sudorético, taquipnéico, taquicárdico. Na ausculta cardíaca, notou-se a presença de sopro contínuo, mais evidente em foco pulmonar, hiperfonese de primeira e segunda bulhas. Confirmou-se, ainda, a existência de hepatomegalia e estase jugular. A radiografia de tórax mostrou um grande aumento da área cardíaca. O ecocardiograma foi realizado e mostrou patência do ducto arterial, com grande shunt esquerdo-direito.
Tendo a situação clínica acima descrita como referência inicial, julgue os itens seguintes.
O fechamento do canal arterial durante a quinta e sexta décadas de vida pode requerer a utilização de circulação extracorpórea, visto que, em pacientes que apresentam esse tipo de problema, o canal tende a ser curto e a aorta, na região do canal, freqüentemente apresenta-se calcificada.
Em relação à doença cardíaca apresentada pela paciente em questão, a grande característica manométrica observada é a presença da onda a gigante.
Um cardiologista, ao avaliar um RN com 10 dias de vida, constatou manifestações clínicas de insuficiência cardíaca congestiva descompensada com leve cianose e a presença de bradicardia. A criança nasceu de parto normal a termo, sem intercorrências, não tendo a mãe realizado acompanhamento prénatal. No eletrocardiograma convencional, foram observados: freqüência atrial maior do que a ventricular, freqüência ventricular média de 45 bpm, ciclos ventriculares (intervalos RR) longos e fixos, relações entre as ondas P e os complexos QRS variando permanentemente (intervalos PR variáveis), complexo QRS com duração de 120 milissegundos. Com base nas informações da situação hipotética acima, julgue os próximos itens.
O RN apresenta bloqueio atrioventricular total (BAVT) congênito.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...