Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando que uma mulher de 30 anos de idade, com história de litíase urinária recorrente há 13 anos, apresente lombalgia à direita e hematúria microscópica isoladas nos últimos 3 dias, julgue os itens seguintes.
Na presença de cálculo de 2 cm em divertículo calicinal, a ureterorrenoscopia flexível é o procedimento de escolha.
Em um serviço de imagem, os exames integram um fluxograma técnico-administrativo que envolve múltiplas etapas e vários profissionais. Quanto a esse fluxograma e a aspectos da ética profissional, julgue os próximos itens.
Mesmo inexistindo equipamentos indispensáveis de proteção radiológica, é vedado ao técnico em radiologia negar-se a executar exames, pois o alvo de toda a sua atenção é o doente, em benefício do qual deverá agir com o máximo zelo e com a melhor capacidade técnica e profissional possível.
Os problemas relacionados ao sono são uma queixa comum no consultório médico. A partir de uma avaliação adequada, que investiga alterações orgânicas específicas, passando pelos hábitos de vida até transtornos psiquiátricos que alteram o padrão do sono normal, pode-se chegar a um diagnóstico para, então, instituir-se um tratamento efetivo. A respeito das medicações utilizadas no tratamento desse quadro clínico, julgue os itens seguintes.
Medicamentos hipnótico-sedativos mais modernos, como o zolpidem, atuam seletivamente em receptores benzodiazepínicos ômega 1.
Na prática médica, o pediatra é responsável por terapêuticas diversas, para atenuar o sofrimento do seu pequeno paciente. Em cada um dos próximos itens, é apresentada uma situação clínica hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada, no que se refere a terapêutica.
Um escolar com doença febril há 3 dias é levado ao pediatra, que observa os seguintes sinais: secreção pultácea em orofaringe, palidez perioral e exantema macular generalizado, em especial em dobra do cotovelo. Nessa situação, a criança deve ser tratada com antibiótico à base de penicilina entre 7 e 10 dias.
Uma servidora de uma escola do ensino fundamental, com 32 anos de idade, realizou exames periódicos. Queixava-se de mal-estar, falta de fôlego durante as atividades físicas e perda de peso. O médico percebeu que a paciente estava pálida, com esplenomegalia, e solicitou os exames de rotina. Os resultados dos exames foram Hb = 10 g/dL. leucócitos = 230.000/mm3; basófilos = 3%; plaquetas = 300.000/mm3; presença de metamielócitos e mielócitos no hemograma; ausência de bastões de Auer; ácido úrico de 10 mg/dL. Obtidos esses dados, foi realizada a punção de medula óssea da paciente.
Considerando a situação clínica acima apresentada, julgue os itens de 98 a 104.
No caso em questão, a ausência de bastões de Auer nos blastos exclui a leucemia mielóide aguda.
Acerca do uso de imunobiológicos (vacinas), que representa uma das medidas mais relevantes de prevenção em saúde, julgue os itens a seguir.
Os mais prevalentes eventos adversos associados ao uso de vacinas são: dor, edema, eritema, enduração no local da aplicação, febre e anafilaxia.
Caso um paciente com sistema vestibular normal esteja de pé, em um carrossel girando para o lado direito,
os canais semicirculares horizontais serão acionados.
Em relação às fraturas distais do rádio, julgue os itens subseqüentes.
A porção distal do rádio possui uma superfície volar esponjosa sujeita a forças de tensão e uma superfície dorsal submetida a forças de compressão, sendo, esta última, por isso, mais forte.
Um paciente apresenta sinais clínicos evidentes de fratura de bacia e hematúria discreta após queda de escada. Pressão arterial de 90 x 60mmHg e pulso radial de 130bpm. Neste caso, pode-se afirmar que:
O choque não pode ser explicado por este trauma.
O lavado peritoneal positivo, neste caso, indica lesão visceral significativa.
A reposição volêmica inicial deve ser feita com bolus de 500ml de solução cristalóide.
É mais provável que, neste caso, a hematúria decorra de lesão da bexiga.
Os hematomas de retroperitônio secundários à fratura de bacia são mais freqüentemente devidos à lesão das artérias ilíacas.
Julgue os próximos itens, referentes a traumas oculares.
O buraco macular traumático pode estar associado a comoção retiniana, hemorragia sub-retiniana, rotura de coróide ou edema macular cistóide. Os mecanismos que explicam o aparecimento de tal complicação são: necrose dos tecidos após a contusão, hemorragia subfoveolar ou tração vítrea.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...