Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em cada um dos próximos itens é apresentado um quadro clínico hipotético, seguido de uma assertiva a ser julgada, acerca de diagnósticos e indicações médicas relativos à pediatria.
Um lactente com 4 meses de idade apresentou crise convulsiva. Na investigação diagnóstica, o resultado de uma tomografia computadorizada mostrou calcificações corticais com sinais de dilatação ventricular, e o exame do fundo do olho mostrou uma corioretinite macular. Nessa situação clínica, o diagnóstico mais provável é de toxoplasmose congênita.
Em um pronto-socorro de pediatria, deu entrada uma criança de 3 anos de idade, cuja mãe relatava os seguintes sintomas: hipertermia, vômitos em jato, cefaléia, sinais de irritação meníngea e rigidez de nuca. O médico realizou a punção lombar para a obtenção do líquido cefalorraquidiano e o enviou para o laboratório de patologia clínica. Os resultados apresentados pelo laboratório foram: material turvo; celularidade de 870 células/mm3, sendo 75% de polimorfonucleares; concentração de proteínas de 270 mg/dL; relação da concentração de glicose no LCR/soro igual a 0,4%; e coloração com tinta da China negativa.
Considerando o quadro clínico acima apresentado, julgue os itens a seguir.
Considerando a idade da criança, é mais indicado que o LCR seja semeado em meio ágar-chocolate enriquecido com os fatores V e X do que em meio ágar-sangue.
Julgue os itens subseqüentes, relativos aos cuidados que devem ser dados aos recém-nascidos e lactentes.
A descamação transitória do tipo furfurácea, que usualmente ocorre após o décimo dia de vida do recém-nascido e que melhora em aproximadamente duas semanas, é denominada miliária ou sudâmina.
Uma paciente de 20 anos de idade teve uma infecção grave e foi tratada com aminoglicosídeos endovenosos (gentamicina). Durante o tratamento, ela teve crises vertiginosas que cessaram com a interrupção do tratamento. Algum tempo depois, a paciente passou a queixar-se de perda de audição. A respeito desse quadro clínico, julgue os itens subseqüentes.
É bastante provável que a causa da perda de audição seja o aminoglicosídeo.
Um homem com 47 anos de idade apresenta dor e derrame articular no joelho direito. As radiografias simples desse paciente foram inconclusivas, ao passo que a ressonância magnética mostrou lesão cartilaginosa no côndilo medial femoral. O paciente foi então submetido à artroscopia, quando foi confirmada área de lesão cartilaginosa com 5 cm2
Considerando o quadro clínico descrito, julgue os itens que se seguem.
Na situação considerada, a técnica da microfratura dará resultados inferiores aos do implante autólogo de condrócito.
Julgue os itens seguintes, a respeito dos princípios do tratamento do paciente politraumatizado.
Na avaliação da gravidade das lesões, a escala de Glasgow é sempre utilizada para avaliar a estabilidade óssea do aparelho locomotor.
Julgue os itens subseqüentes, relativos a doenças que afetam a visão.
A doença de Behcet é sistêmica, e seu principal fenômeno fisiopatológico é uma vasculite necrosante. Nessa doença, os achados histopatológicos oculares revelam uveíte crônica não granulomatosa com iridociclite e vasculite retiniana. A histopatologia das lesões mucocutâneas também evidencia vasculite.
A necessidade de manejo adequado e racional de antimicrobianos é crescente, pois um dos grandes problemas relativos ao uso indiscriminado desses medicamentos é a seleção de microrganismos multirresistentes, o que limita as possibilidades terapêuticas e aumenta as taxas de letalidade, assim como os custos do tratamento. Em cada um dos próximos itens, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada, relativa ao uso de antimicrobianos.
No tratamento de paciente acometido de pneumonia pósoperatória causada por pneumococo, um médico decidiu pelo tratamento antimicrobiano. Nessa situação, é recomendável o uso de cefepima, uma cefalosporina de primeira geração fortemente indicada para pacientes com o quadro descrito.
Uma paciente de 28 anos de idade deu entrada no pronto-socorro de sua cidade, apresentando estado confusional agudo, diarréia e vômitos. Segundo relato do namorado, a paciente já havia ameaçado se matar anteriormente com benzodiazepínicos. Desta vez, informou a ele que havia ingerido veneno de rato e o mesmo só acreditou quando, após 60 minutos, ela começou a vomitar e ficar desorientada, motivo da ida à emergência.
Acerca do quadro clínico acima e de suas implicações, julgue os seguintes itens.
Pupilas mióticas, aumento da secreção brônquica, bradicardia, diarréia, náuseas e vômitos podem indicar intoxicação exógena por carbamato.
A anormalidade dos movimentos oculares pode indicar uma doença no sistema nervoso central ou periférico. A respeito desse tema, julgue os seguintes itens.
Fístula carótida cavernosa e trombose do seio cavernoso são duas causas de oftalmoplegia por envolvimento dos nervos que são responsáveis pela motricidade ocular.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...