Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O ritmo é sinusal, a freqüência ventricular média é de aproximadamente 94 bpm, e o eixo elétrico médio (SÂQRS) é indeterminado no plano frontal no traçado do ECG mostrado na figura 2.
Em relação aos conhecimentos de anatomia necessários às atividades do urologista, julgue os itens seguintes.
A artéria uterina, antes de irrigar o útero, a porção proximal da vagina e os dois terços mediais da tuba uterina, cruza o ureter, na maioria das vezes, posteriormente.
Além do correto ajuste dos fatores de exposição, a obtenção de radiografias de alta qualidade depende também do processamento adequado dos filmes radiográficos. Com relação ao manuseio e à revelação dos filmes radiográficos, julgue os itens a seguir.
No processamento do filme radiográfico, a etapa de fixação é importante para a remoção do tiossulfato, que, ao reagir com a prata e o ar, forma sulfato de prata e dá à radiografia uma tonalidade castanho-amarelada.
Segundo Paulo Dalgalarrondo, separar a atividade mental em funções psíquicas é um procedimento útil por auxiliar no estudo mais detalhado e aprofundado da via psíquica normal e patológica. Em relação às funções psíquicas normais e suas psicopatologias associadas, julgue os itens que se seguem.
Fabulações são elementos da imaginação do paciente que completam artificialmente lacunas de memória, produzidas sem intenção do paciente de enganar o médico, ocorrendo freqüentemente nos transtornos delirantes.
Julgue os itens subseqüentes, relativos ao trauma colorretal.
No tratamento das lesões extensas do reto extraperitoneal, estão indicadas a colostomia proximal, a drenagem pélvica e a lavagem retal para eliminar o seu conteúdo fecal.
Na prática médica, o pediatra é responsável por terapêuticas diversas, para atenuar o sofrimento do seu pequeno paciente. Em cada um dos próximos itens, é apresentada uma situação clínica hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada, no que se refere a terapêutica.
Uma mulher com tuberculose pulmonar, em tratamento há dez dias, dá à luz um menino. Nessa situação, a criança não deve ser alimentada com leite materno e deve receber esquema duplo de rifampicina e isoniazida na dose de 10 mg/kg/dia por 3 meses, além de só poder ser vacinada após o tratamento e se o PPD for não reator.
Em cada um dos próximos itens é apresentado um quadro clínico hipotético, seguido de uma assertiva a ser julgada, acerca de diagnósticos e indicações médicas relativos à pediatria.
Um escolar foi levado ao pediatra apresentando dores abdominais acompanhadas de vômitos biliosos e persistentes, que melhoraram, segundo relato materno, com terapêutica sintomática. Na semana anterior ao episódio, ele havia sofrido traumatismo abdominal. Quatro semanas após, o médico palpou uma massa abdominal, fixa, indolor, em região mesogástrica. Nessa situação clínica, o diagnóstico mais provável é de pseudocisto de pâncreas, e o exame padrão-ouro para confirmar esse diagnóstico é uma ultra-sonografia abdominal.
Em um pronto-socorro de pediatria, deu entrada uma criança de 3 anos de idade, cuja mãe relatava os seguintes sintomas: hipertermia, vômitos em jato, cefaléia, sinais de irritação meníngea e rigidez de nuca. O médico realizou a punção lombar para a obtenção do líquido cefalorraquidiano e o enviou para o laboratório de patologia clínica. Os resultados apresentados pelo laboratório foram: material turvo; celularidade de 870 células/mm3, sendo 75% de polimorfonucleares; concentração de proteínas de 270 mg/dL; relação da concentração de glicose no LCR/soro igual a 0,4%; e coloração com tinta da China negativa.
Considerando o quadro clínico acima apresentado, julgue os itens a seguir.
A ausência de coloração com tinta da China exclui a possibilidade de infecção fúngica.
Em relação à assistência à mulher gestante e no puerpério, julgue os itens que se seguem.
Os ensaios clínicos randomizados indicam que o período associado a menor incidência de complicações (especialmente infecções) para o reinício da atividade sexual após o parto é de 2 meses (conforme a disposição do casal).
Um paciente com 25 anos de idade queixa-se de nódulos na parte superior do pescoço (regiões submandibulares). Na palpação das regiões submandibulares, constatam-se gânglios linfáticos aumentados e com áreas de flutuação. Exame radiológico de tórax é normal e o teste da tuberculina (PPD) é negativo. Com relação à situação clínica acima, julgue os itens seguintes.
O tratamento do paciente em questão seria a excisão local das lesões, sem necessidade de tratamento com drogas antituberculose, uma vez que estas não têm efeito positivo contra organismos atípicos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...